Marca Maxmeio

Notícias

26 de dezembro às 10:45

Cortejo do Natal estreou neste sábado

[nggallery id=416]

Magia, folclore e religiosidade na Praça Cívica

Dando prosseguimento aos eventos do Natal em Natal, a Prefeitura Municipal do Natal, por meio da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), apresenta entre os dias 25 e 30 de dezembro, o Cortejo do Natal, uma parada natalina que irá invadir as ruas da Praça Pedro Velho, a partir das 20h, e encantar o público presente.

Este ano o tema do Cortejo é “Natal Feliz Natal”. O folclore, a arte e a cultura popular dão o toque especial ao cortejo. O desfile, composto por seis alas, será aberto pela Chegança – Auto Popular Brasileiro, oriundo de Portugal, que foi proibido no século XVIII, por ordem de Dom João V. A Chegança aborda a luta dos cristãos contra os mouros, as histórias e bravatas dos antigos navegadores enfrentando os mares difíceis.

As quatro Alas seguintes abordam diretamente as Cenas Natalinas, reportando fatos e figuras simbólicas do Nascimento do Menino Jesus, através dos quadros: Anunciação do Anjo a Maria, A Estrela do Natal, Os Reis Magos e O Nascimento de Jesus.

A Anunciação do Anjo a Maria traz a cena típica do “Ângelus” com muitos anjinhos, algumas Marias e a simbologia do Espírito Santo em forma de Pomba (aqui também uma referência à Paz / A Pomba da Paz) e como “Em Línguas de Fogo”, através dos homens “cospe-fogo” (Sabedoria / Cristo Luz do Mundo / Conhecimento).

A Estrela do Natal traz a dança dos Caboclinhos, folguedo popular nordestino de influência africana, difundido no Rio Grande do Norte com evoluções e variações dos nossos “Blocos de Índios” do período carnavalesco. O Coco de Zambê, que ainda hoje pulsa vivo em nossas praias, fecha o quadro Estrela do Natal.

O quadro dos Reis Magos está associado os nossos Galantes festivos, coloridos, acompanhados das figuras encantadoras do “Boi de Reis” como o Berico, a Catirina, o Boi, a Burrinha, o Jaraguá, o bode etc.

O Nascimento do Menino Jesus vem representado pela Lapinha. A Lapinha é um folguedo religioso também muito antigo com todo o repertório de jornadas referentes ao nascimento do menino Deus no Presépio. Neste quadro está incluído o Pastoril, indispensável em nossas comemorações natalinas.

O Último quadro é o Papai Noel trazendo de presente especialmente para a criançada as mais alegres manifestações da nossa Cultura Popular, como o João Redondo com os seus personagens, o Mundo Mágico dos Artistas Circenses e das Feiras populares e Ruas com os Mágicos, Malabaristas e as bonecas de pano, ainda hoje vendidas nas feiras. O Papai Noel chega de bugre sobre uma duna que ainda preserva a vegetação nativa, lembrando a importância e a viabilidade do Turismo Sustentável em nossa Cidade.

Deixe um comentário

1 comentário em “Cortejo do Natal estreou neste sábado

  1. JB QUEROZE disse:

    FELIZ NATAL E UM 2011 DE REALIZAÇÕES, PRA VOCÊ E SUA FAMÍLIA…

    MEU CARO CANINDÉ SOARES! PARABÉNS PELA SUA COBERTUTA DE ONTEM A NOITE, DO CORTEJO TEMÁTICO, NATAL FELIZ NATAL! MAS TENHO UMA CRÍTICA CONSTRUTIVA À FAZER, É COM RELAÇÃO A COMISSÃO DE FRENTE DO CORTEJO QUE VOCÊ NÃO FOTOGRAFOU EU E MEU GRUPO, SOMOS OS MARUJOS E NÃO FOMOS FOTOGRAFADOS EM NENHUM MOMENTO. PRINCIPALMENTE NO SEUS COMENTÁRIOS QUE NÃO CITOU NO SEU BLOG, OU SEJA, PEÇO POR GENTILEZA QUE NÃO ESQUEÇA DA NOSSA COMISSÃO NA SUA COBERTURA.
    OBS.: EU SOU O PENÚLTIMO DE TRÁS PARA FRENTE, DA FILEIRA DA DIREITA, LADO DO PALCO.

    ATT.
    JB QUEROZE

Btn Posts Anteriores