Marca Maxmeio

Notícias

As vagas serão preenchidas de acordo com o perfil mais aderente ao conteúdo proposto e as inscrições podem ser feitas a partir do site da Cosern e na página do Instituto Ekloos

A Cosern e o Instituto Neoenergia abriram nesta terça-feira (16) as inscrições para um curso on-line e gratuito de capacitação de produtores culturais no Rio Grande do Norte, que será realizado com apoio Instituto Ekloos.

Batizado de Caravana Energia Que Transforma, o curso é mais uma contribuição da Neoenergia no enfrentamento à pandemia da COVID-19 dirigida à área sociocultural – uma das mais impactadas economicamente com a suspensão de apresentações e atividades.

De acordo com Renata Chagas, Diretora-Presidente do Instituto Neoenergia, dentre muitos segmentos, o de arte e cultura foi um dos mais afetados economicamente pela pandemia, impactando toda sua cadeia produtiva. “Como Arte e Cultura é um dos pilares de nossa atuação, percebemos que era importante a realização de um projeto como o Caravana nesse momento, para ajudar esses profissionais na proposição de novas ações, e especialmente a pensar nessa nova reconfiguração pós pandemia, que ainda não sabemos como será, mas que exigirá, certamente, mais persuasão na proposição de projetos”, diz Renata.

As inscrições podem ser feitas a partir de um banner no site da Cosern (www.cosern.com.br) e na página do Instituto Ekloos (www.ekloos.org.br/curso). As vagas disponíveis são destinadas exclusivamente para os produtores culturais do RN e serão preenchidas de acordo com o perfil mais aderente ao conteúdo proposto.

O objetivo ​do projeto é capacitar cerca de 280 gestores socioculturais do Rio Grande do Norte na criação de novos projetos da área​, melhoria na sua gestão e, consequentemente, ampliar as chances desses projetos na captação de recursos em diversos editais, inclusive ​no Transformando Energia em Cultura, ​lançado todos os anos pela Cosern ​e pelo Instituto Neoenergia.

Dividido em duas fases, o Caravana Energia que Transforma trabalhará com cursos online e imersões. A primeira etapa irá oferecer três cursos online para pessoas de todo o Estado do Rio Grande do Norte, atendendo cerca de 40 pessoas por curso. Na etapa seguinte, o projeto Caravana irá realizar imersões para apoiar iniciativas socioculturais na reestruturação de suas iniciativas de forma mais aprofundada, com o apoio individualizado do Instituto Ekloos. Serão selecionadas até oito iniciativas por imersão.

“Quando começamos a desenhar a iniciativa, pensamos no nome Caravana porque remete à ideia de percorrer lugares e, em nosso caso, levando conhecimento e inclusão social, que é um dos nossos compromissos com o desenvolvimento sustentável e sociocultural do estado”, diz Renata.

Cronograma do curso

O primeiro curso online começa no dia 02 de julho com o módulo Criando Projetos Socioculturais Inovadores. O segundo módulo, de Captação de Recursos e Prestação de Contas, está previsto para 12 de agosto e o terceiro, também voltado para a Criação de Projetos, em 17 de setembro. As imersões de apoio individual aos gestores terão datas divulgadas posteriormente.

Foto: Canindé Soares/Cosern/Divulgação

Sobre o Instituto Neoenergia

O Instituto Neoenergia tem o propósito de fomentar o desenvolvimento de ações sociais nas áreas em que a Neoenergia, sua mantenedora, atua, por meio do apoio à sociedade na gestão e promoção de projetos, reforçando o compromisso da empresa com o desenvolvimento ambiental, cultural e das economias locais.

Para o ciclo de 2018 a 2022, o desafio do Instituto Neoenergia é colaborar diretamente com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU. Os principais objetivos são a contribuição para a melhoria da qualidade de vida das pessoas mais vulneráveis e a aposta pelo desenvolvimento sustentável, por meio da realização e apoio de projetos dentro dos seguintes pilares: Formação e Pesquisa, Biodiversidade e Mudanças Climáticas, Arte e Cultura, Ação Social e Colaboração Institucional, que busca alianças para alcançar os ODS.

Sobre o Instituto Ekloos

É uma aceleradora social que, ao longo de seus 13 anos de atuação, já capacitou mais de 5.000 empreendedores e acelerou mais de 600 ONGs e negócios de impacto social. Com um Programa de Aceleração baseado em metodologias próprias e diferenciadas, vem trabalhando com iniciativas sociais de forma a profissionalizar a gestão, apoiar o desenvolvimento sustentável e estimular a inovação, possibilitando o aumento do impacto social que cada organização gera em seu território de atuação. Em 2018 e 2019, ficou entre as 10 melhores aceleradoras do Brasil e em 2017 ganhou o P​rêmio de Melhores ONGs da Revista Época e do Instituto Doar.

Sobre a Cosern

Detentora da melhor pontuação no ranking entre as empresas com mais de 400 mil clientes do Nordeste no Prêmio Aneel de Qualidade e premiada em 2018 e 2019 como a Melhor Ouvidoria do país, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa da Neoenergia, está presente nos 167 municípios potiguares, detém uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados e atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).

Em caso de falta de energia, a Cosern orienta:

  • Enviar um Whatsapp para o número (84) 3215-6001.
  • Enviar um SMS para 28116, informando apenas o número da sua conta contrato. Para facilitar, salve-a no bloco de notas do seu smartphone; ou
  • Telefonar para o 116.

DICAS DE SEGURANÇA COSERN

Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em risco a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no telefone 116 da Cosern.

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA COSERN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Btn Posts Anteriores