Marca Maxmeio

Notícias

13 de agosto às 09:35

Debate da Band Natal

[nggallery id=315]

Band Natal faz primeiro debate entre candidatos ao governo no RN

Por Rosinaldo Vieira / www.fuzuern.com.br

Os candidatos a governador do Rio Grande do Norte, Sandro Pimentel (Psol), Rosalba Ciarlini (DEM), Iberê Ferreira de Souza (PSB) e Carlos Eduardo Alves (PDT), participaram na noite desta quinta-feira (12), do primeiro debate desta campanha eleitoral 2010, através da Rede Bandeirantes de Televisão, numa parceria com o Diário de Natal.

Os candidatos responderam a perguntas entre si e também feitas pelos jornalistas Robson Carvalho, e Flávia Urbano, do Diário de Natal.  O debate contribuiu para que o eleitor tome conhecimento das propostas dos principais candidatos a governador do RN e foi dividido em cinco blocos. No primeiro, todos os candidatos responderam a uma pergunta, elaborada pelo Departamento de Jornalismo da Band Natal e Diário de Natal sobre a Copa do Mundo de Futebol em 2014.

Os candidatos abordaram ainda questões referentes a segurança pública, saúde, educação, micro empresas, investimentos para os municípios. Acompanhe a seguir, um resumo o que os candidatos falaram durante o debate:

Rosalba Ciarlini:

Copa 2014: Lutei muito para que a Copa do Mundo de Futebol Viesse para Natal. Como governadora, vou fazer de tudo para que a copa do mundo de futebol aconteça com toda infraestrutura necessária, de forma que traga emprego e renda para os natalenses.

Cidadão Nota 10 e Cidadão sem fome: No meu governo tanto vou continuar com estes programas, como também vou ampliá-los.

Educação: Vou criar núcleos de profissionalização e escolas técnicas estaduais. No meu governo, a educação será prioridade.

Emprego e renda: Temos que criar oportunidades de emprego e renda, através de pólos de desenvolvimento no interior do Estado, com a implantação do projeto Mãos Unidas, criando oportunidades de desenvolvimento para os municípios.

Iberê Ferreira de Souza:

Copa 2014: É uma grande ousadia Natal ser uma das sedes da Copa do Mundo de Futebol. Vamos trabalhar para qualificar a juventude, para gerar muitos empregos, construir definitivamente o aeroporto de São Gonçalo do Amarante e fazer um grande programa de qualificação profissional.

Saúde: Vamos transformar a saúde do Rio Grande do Norte, através de um grande pacto com as prefeituras municipais, colocando para funcionar os postos de saúde e dessa forma desafogando e melhorando o atendimento nos hospitais do Estado.

Distribuição de renda entre os municípios: Sou um ferrenho defensor do municipalismo. No entanto, a crise que hoje existe entre os municípios brasileiros com a redução do repasse de recursos, só se resolverá com a implantação de uma verdadeira reforma tributária.

Carlos Eduardo Alves

Copa 2014 – Fomos o prefeito que candidatou Natal para Copa do Mundo de Futebol em 2014. E para que esta competição aconteça de forma bem organizada, vamos investir em saneamento básico, na continuação e conclusão das obras do aeroporto de São Gonçalo do Amarante e dar continuidade de forma definitiva às obras do Pró-Transporte, além de investir muito na área de segurança.

Cidadão Nota 10 e Cidadão sem fome: Devemos ter políticas públicas para que os cidadãos vivam por conta própria e não através da doação de cestas básicas. Vamos promover o desenvolvimento econômico e investir forte na infraestrutura do Estado, até para proporcionar a população viver do seu trabalho com cidadania. Estou na política para fazer acontecer.

Segurança pública: Segurança deve ser política de governo. Vamos promover a satisfação salarial da Polícia Militar, junto com tecnologia e investimento em inteligência.

Sandro Pimentel

Copa 2014: Uma das nossas prioridades será concluir o aeroporto internacional de São Gonçalo do Amarante antes do início da Copa de 2014. Além disso, vamos fortalecer a educação, através da qualificação profissional para receber bem os turistas.

Micro e pequenas empresas: Precisamos estimular as micro e pequenas empresas, através do financiamento a seus empreendedores, criando emprego e renda nos municípios.

Problema de saúde do governador Iberê: Inclusive, o governador deveria ter a coragem de ser atendido em relação ao seu problema de saúde na rede pública de saúde de Natal. Se tivesse feito isso, já teria morrido. Ao invés disso, foi para o hospital Sírio Libanês em São Paulo.

Educação: A educação é fundamental para qualquer Estado. Inclusive, a educação no RN tem um dos piores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Brasil. Enquanto isso a senadora Rosalba Ciarlini faz turismo com o marido com dinheiro público.

Analfabetismo: Vamos erradicar o analfabetismo no RN, através de uma parceria com a sociedade, junto com sindicatos, igrejas, dando mais oportunidades aos jovens com o primeiro emprego.

Roberto Ronconi

Copa 2014: Natal vai receber milhares de pessoas durante a copa de 2014. Por conta disso, uma das nossas prioridades será a segurança pública, que está doente há 30 anos. Isso acontece por falta de uma administração humanista, que pretendemos colocar em prática.

Política nacional: O que falta na política brasileira é colocar Deus como centro. A política deve ser meio e não um objetivo de perpetuação de poder. Se eu fosse senador, o centro do meu mandato seria o ser humano. Temos que ter uma política humanista, através da força do amor.

Educação: O RN é o último estado colocado em qualidade na educação no Brasil. É por isso que precisamos mudar todo o foco de nossa política educacional, pensando sempre no desenvolvimento das pessoas como seres humanos.

Segurança pública: Os governos têm combatido as causas e não os efeitos da falta de segurança. Para resolver esta questão, temos que fazer um grande programa social, com qualificação profissional e polícia inteligente.

Deixe um comentário