Marca Maxmeio

Notícias

Apesar das chuvas que caem ininterruptamente desde a madrugada desta quinta-feira, 06, a situação da cidade está sob controle, é o que informa o secretário adjunto da Defesa Civil e Direitos Humanos da Prefeitura de Natal, Urbano Medeiros. Segundo ele, além do acompanhamento habitual está sendo feito paralelamente uma vistoria geral em todas as lagoas para ver se houve algum incidente ou se alguma delas corre risco eminente de transbordamentos.

“A Semdes está fazendo o acompanhamento de sempre visto que não foi registrado nenhum sinistro na área de Defesa Civil. O que houve até o momento foi alguns alagamentos de ruas que não dizem respeito ao órgão”, revela Paulo Henrique, Chefe do Setor de Defesa Civil e Vistorias Preventivas. Ele esclarece que independente de estar chovendo ou não, a secretaria é responsável pela vistoria diária em áreas de riscos: lagoas e encostas.

Com esse objetivo, revelou que o grupo de ação e emergência da Semdes, formado por cinco pessoas que ficam de plantão 24 horas por dia, estão nesta manhã vistoriando as lagoas da Zona Norte e na parte da tarde, os reservatórios das zonas Sul e Leste. Entre as que merecem maior atenção, citou as lagoas de Pirangi, Neópolis, Carcará (na Avenida Seis) e do Preá, em Nova Descoberta.

Levantamento

A Semdes concluiu recentemente um levantamento sobre a situação das 55 lagoas de captação existentes na cidade. “Estamos agora comunicando as secretarias municipais esses resultados a fim de que sejam realizadas ações de limpeza e manutenção nos locais onde foram detectados riscos”, ressaltou Paulo Henrique. Entre as principais ações que deverão ser realizadas destacou à limpeza geral da área da lagoa, manutenção das bombas e conserto de cercas.  

Paulo Henrique adiantou, ainda, que em função da necessidade de uma ação emergencial o trabalho já foi iniciado na Lagoa do Taraucá  Conjunto Santarém, reservatório que apresentou maiores problemas. A referida ação conta com a parceria conjunta da Semdes, Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi) e Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana). “Depois da Lagoa do Taraucá serão beneficiadas as lagoas do Preá e do Nova Natal, entre outras”, frisou ele.

 

 Secretaria Municipal de Comunicação

Deixe um comentário

Btn Posts Anteriores