Marca Maxmeio

Notícias

O funcionamento do novo sistema de avaliação do exame prático de direção veicular implantado pelo Detran/RN foi tema de um encontro que reuniu na quarta-feira (13) os representantes dos Centros de Formação de Condutores (CFCs).  Na oportunidade, a equipe de técnicos do Detran/RN explicou todo o processo e esclareceu dúvidas dos gestores dos CFCs.

A reunião iniciou pelo modelo de agendamento do exame, que agora é realizado pelo próprio usuário. O funcionamento do veículo monitorado foi mostrado, apontando o sistema de telemetria, sensores, câmeras e o aplicativo utilizado nos tablets manuseados pelos examinadores de trânsito do Detran/RN. Os procedimentos do teste foram divulgados na prática, especificando desde o início até a finalização do exame.

Os representantes de CFCs também puderam conhecer melhor o entendimento técnico da comissão examinadora dos exames práticos, ficando ciente das fases de cada item na pista de teste e o que é cobrado para que o candidato venha a ser considerado apto. Nesse sentido, foi alertado para que os instrutores deixem o candidato informado que no exame não é só avaliado a baliza, mas também sinalização e outras obediências e posturas necessárias para a segurança no trânsito.

Outro assunto apresentado foi relacionado à Comissão para Análise de Recursos dos Exames Práticos. Nesse caso, foram explicados os procedimentos e requerimentos necessários para dar andamento na solicitação. O momento ainda serviu para adiantar alguns estudos que estão sendo feitos pela Direção do Detran/RN no intuito de incluir nos testes práticos o conhecimento de ciclovia e a entrada e saída de garagem.

Deixe um comentário