Notícias
E ninguém vai fazer nada?
Bom dia, amigos. Hoje, dia 27, às 07:11 ouvi a Ministra da Cultura, Marta Suplicy ser entrevistada na Jovem Pan falando sobre a Copa do Mundo.
A ministra afirmou que as cidade brasileiras que vão sediar jogos da Copa, precisam realizar eventos de pequeno e médio porte, para mostrar sua diversidade cultural. Segundo Marta Suplicy “é necessário levar cultura às ruas e às praças” durante a realização da Copa. E afirmou “Precisamos conhecer a riqueza cultural de estados como o Rio Grande do Norte”.
Pra mim, a declaração da ministra, citando APENAS o Rio Grande do Norte, significa duas coisas: primeiro, que temos uma riqueza cultural que precisa ser mostrada ao mundo; segundo que somos POBRES na capacidade de divulgar esta riqueza. E isto é uma grande verdade.
Pessoalmente, apesar de sentir uma decepção que às vezes beira a revolta, por causa do descaso oficial com a promoção e divulgação da nossa cultura, estou com a consciência tranquila, pois há 11 anos (quando comecei o Show das Comunidades) venho “cantando esta bola”. Todavia, parece que os gestores culturais do nosso estado são surdos.
Por exigência da FIFA e da Rede Globo e por força de contratos de exclusividade que envolvem alguns milhões (não tenho discernimento para saber se são milhões ou bilhões) de dólares, já estão contratadas Ivete Sangalo, Cláudia Leite e Jota Quest, para shows em Natal durante a Copa do Mundo do próximo ano,. Só que não se falou ainda nada sobre artistas locais.
Será que a FIFA e a Rede Globo vão oficializar, perante o mundo, Natal e o Rio Grande do Norte como mera “Colônia Cultural” da Bahia?. E o que é pior: ninguém vai fazer nada?
*Fernando Luiz é cantor e compositor e também idealizador do Show das Comunidades
-
1 de outubro às 12:36
Sistema de Esgotamento Sanitário vai entrar em operação na Zona Norte de Natal
-
30 de setembro às 22:49
Governo do Estado e GOL anunciam novo voo direto de Buenos Aires para Natal
-
25 de setembro às 18:55
Governo do RN assina ordem de serviço para requalificação de praças do Centro Histórico de Natal