Marca Maxmeio

Notícias

28 de fevereiro às 13:28

Em busca de novos rumos

Primeira edição do Fórum Potiguar de Cultura

Por: Sérgio Vilar – www.diariodenatal.com.br

Estão sendo mais de oito horas de discussão com presença de diferentes representações artísticas e técnicas com o objetivo único de encaminhar propostas de maior participação da classe artística nos rumos das políticas públicas para a cultura no estado. Desde as 9h de hoje o auditório do IFRN na Cidade Alta (antigo prédio da TVU) o Fórum Potiguar de Cultura abre oportunidade e espaço a quem deseja participar ou ouvir. Os assuntos estarão pautados no cenário local – inclusive a discussão sobre criação da nova secretaria de cultura do estado – e um exame sobre os novos rumos da cultura nacional, com a sanção do Plano Nacional de Cultura no final do último mandato presidencial, desmistificando os conceitos mais relevantes, aprofundando sua lógica, inserindo os agentes culturais potiguares cada vez mais nesse novo perfil para o qual avança a cadeia produtiva da economia criativa.

Toda a articulação visa impulsionar artistas e outros principais interessados num movimento para integrar o Rio Grande do Norte ao Sistema Nacional de Cultura (SNC), que tem como objetivo formular e implantar políticas públicas e democráticas junto à federação, estados e municípios, com a participação da população. Para debater esse e outros assuntos relacionados foram convidados Maria Tereza, mestra em filosofia política e ex-secretária de cultura de São Gonçalo do Amarante; a deputada federal Fátima Bezerra, relatora do Plano Nacional de Cultura; Ilana Félix, produtora cultural e ex-assessora técnica da Funcarte; Fábio Lima, gestor cultural, ex-diretor adjunto da Fundação José Augusto; além de Paulo Laguardia, documentarista, atualmente membro do conselho municipal de cultura da capital.

Etapa seguinte

A segunda etapa do Fórum ocorre à tarde com reunião das diferentes linguagens artísticas organizadas (dança, música, teatro, literatura etc) e a exposição das principais diretrizes do seu segmento para construção de uma política cultural para o setor específico. Junto aos pontos extraídos da última conferência estadual de cultura, o documento final do Fórum Potiguar de Cultura vai oferecer subsídios para futuros passos na direção de uma política compartilhada de ações como a criação do plano estadual de cultura, entre outros.

O Fórum é uma continuidade da ação do grupo Locau!, que desde 2008 tem discutido perspectivas à implantação de uma política cultural para o Rio Grande do Norte. A comissão de organização do evento é composta por Esso Alencar (grupo Locau!), Tatiane Fernandes (MAPA Realizações), Regina Cunha (ABDeC), Aluízio Matias (CENARTE) e Cláudio Rocha (arte-educador).

Deixe um comentário

Btn Posts Anteriores