Marca Maxmeio

Notícias

Na próxima quarta-feira (16), às 19h, o Diretor Técnico de Pesquisa e Desenvolvimento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), Marcone Mendonça vai proferir uma palestra, por videoconferência, sobre Estratégias de controle do pulgão-amarelo da cana-de-açúcar para técnicos da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) do Senar/RN.Nos últimos meses, o inseto-praga tem provocado danos severos às lavouras de sorgo no interior do Rio Grande do Norte.

Entre os pontos da palestra, os técnicos terão oportunidade de aprender como identificar esse inseto-praga a na plantação, conhecer os seus aspectos biológicos , os sintomas e danos nas plantas e, também, o papel dos agentes de controle biológico. Ademais, discutiremos sobre as ações preventivas de monitoramento voltadas ao manejo populacional da praga em campo, além dos resultados recentes de pesquisas realizadas pela equipe técnica da EMPARN. Ao final, Marcone vai responder os questionamentos dos participantes.  

“Vamos apresentar resultados preliminares dos primeiros ensaios de pesquisa mostrando a eficiência dos óleos vegetal e/ou mineral de uso agrícola no controle dessa praga na lavoura do sorgo. Com isso podemos ajudar o agente de ATER a melhor orientar o produtor que assiste”, disse Marcone.

O pulgão-amarelo da cana-de-açúcar que ataca o sorgo, é uma praga comumente encontrada em lavouras de sorgo nas regiões Sul, Sudeste e Centroeste do Brasil.

SEMITECH

Na próxima terça-feira (15), a EMPARN vai realizar uma edição especial do SemiTech Virtual – novo formato de transferência de tecnologia e informação – com o mesmo tema “Estratégias de controle do pulgão-amarelo da cana-de-açúcar no sorgo”. A transmissão será, às 09h, no canal da EMPARN no youtube.

“Com esse evento vamos propagar os resultados da pesquisa para toda comunidade interessada no assunto, desde o produtor até o estudante”, disse Marcone.

Sobre o pesquisador

Além de Diretor Técnico, Marcone César Mendonça Chagas é pesquisador da EMPARN/Embrapa, Eng. Agrônomo – ESAM/Ufersa, Doutor em Entomologia – ESALQ/USP com atuação em pesquisa na área de manejo integrado de pragas, com ênfase no controle biológico de insetos-praga. 

Informações para imprensa:
Mariana Falcão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Btn Posts Anteriores