Marca Maxmeio

Notícias

3 de outubro às 21:47

Encontro Estadual dos VERDES no RN

Fotos: Frankie Marcone

Encontro Estadual dos VERDES no RN prepara militantes para eleições de 2012

No início da manhã de sábado (1º), a movimentação dos cerca de dois mil militantes do Partido Verde (PV) e do público em geral começou na sede social do América, no bairro do Tirol, em Natal. Às 9h, as inscrições foram iniciadas com as caravanas que vieram de todo o interior do Rio Grande do Norte para participar do 6º Encontro Estadual dos Verdes no RN. A reunião teve dois momentos específicos, sendo o primeiro de formação e o segundo com enfoque político, com o objetivo de discutir propostas e elaborar as diretrizes e perspectivas para o pleito de 2012.
O ponto alto do Encontro foi a participação da prefeita Micarla de Sousa, presidenta do diretório estadual do partido. “O PV está presente em quase todas as cidades do RN e, no ano que vem, tenho certeza de que teremos muitos vereadores e prefeitos da nossa legenda. Nosso crescimento desde 2004 foi muito grande. Por isso temos um compromisso ainda maior em 2012”, declarou Micarla.
A chefe do executivo municipal destacou a importância da amizade e da aliança com o senador José Agripino. “Estou aqui para manifestar a minha gratidão pelo apoio que o PV sempre me ofereceu e para reafirmar a minha amizade. Sigam em frente com essa bandeira e contem comigo, porque sempre farei o que puder para garantir investimentos federais para o Estado e para Natal”, enfatizou o senador.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Edivan Martins, acredita que o PV será a grande surpresa para 2012. “Estamos fazendo desse encontro um momento de reflexão. É o primeiro passo para planejar as ações do partido que mais cresce”, ressaltou.
O ministro Garibaldi Alves Filho também participou do Encontro Estadual. “Eu sou do PMDB e estou vendo que o PV está crescendo. Espero que cresça ainda mais, por ter a prefeita, o senador e os vereadores que tem”, declarou. O vice-prefeito Paulinho Freire também ratificou o apoio à administração do PV em Natal. “O PP estará onde o PV estiver”.
O evento contou ainda com a presença do senador Paulo Davim, o deputado federal Paulo Wagner, o deputado estadual Gilson Moura, os vereadores Aquino Neto, Enildo Alves, Ney Lopes Jr., Maurício Gurgel, Albert Dickson e o vice-prefeito Paulinho Freire.
O presidente de honra do PV, Rivaldo Fernandes, adiantou que o Rio Grande do Norte contará com cerca de 30 candidaturas da legenda para o pleito de 2012. “Nós contamos com a prefeita Micarla de Sousa para buscar a reeleição e poder dar continuidade à política de valorização da moradia, áreas ambientais, saúde, educação e mobilidade urbana. Acreditamos que o segundo governo do PV em Natal deve avançar em todas as áreas, mas principalmente na saúde. Neste encontro estadual, estamos preparando uma agenda para os municípios, com o objetivo de orientar candidaturas em todo o RN”, destacou.
Antes de toda a movimentação política, os participantes puderam conferir o momento de formação de militância, com a palestra de Marcelo Silva, presidente da Fundação Verde Herbert Daniel – entidade realizadora do evento – e presidente do PV no Ceará sobre o tema central do evento “A Cidade Sustentável e seus desafios”. O deputado federal Zequinha Sarney, líder do PV no Congresso Nacional, era um dos nomes esperados para a palestra de abertura do evento, mas não pôde estar presente.
Marcelo Silva debateu a gestão participativa e lembrou da importância da eleição da prefeita Micarla de Sousa em 2008, quando venceu o pleito no primeiro turno e se tornou a primeira prefeita do PV na América Latina. Ex-prefeito do município cearense de Maranguape, a 35 km de Fortaleza, Marcelo Silva explicou que os problemas de uma cidade não podem ser pensados apenas através da gestão pública.
“Queremos propor aqui não o governo por si só, mas sim o conceito de governança, em que o poder público atua em conjunto com a sociedade. Os problemas urbanos passam pela infraestrutura deficitária, degradação do meio ambiente, insegurança, violência, desemprego, déficit habitacional e social. Ações governamentais isoladas só agravam essas disparidades”, declarou. Marcelo Silva sugeriu a adoção do mecanismo dos consórcios públicos, regulamentado pela lei nº 11.107/2005, para soluções compartilhadas entre os municípios.
Os militantes vieram de mais de 100 diretórios do partido presentes em todo o Rio Grande do Norte. O Partido Verde espera deliberar candidaturas próprias na maioria dos municípios do Estado. O Movimento Verde existe em mais de 150 países e, no Brasil, são mais de 300 mil filiados.
Ideia Comunicação
Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário

Btn Posts Anteriores