Marca Maxmeio

Notícias

Fonte: Blog do Girotto

Desde as lutas pelas ‘Diretas Já’ até às atuais jornadas em defesa da educação, o movimento estudantil secundarista vem sendo presença marcante na história política do Rio Grande do Norte. E nesta quinta-feira, 8, todas as gerações que fizeram parte dessa história se reuniram num grande encontro.

O encontro se deu por ocasião da comemoração dos 40 anos da fundação da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas – UMES Natal.

Fundado em 14 de maio de 1982, a UMES Natal esteve presente em diversos momentos decisivos de nossa história. Foi uma das principais organizações no movimentos pelas ‘Diretas’, chegando a organizar um comício com a presença de Ulysses Guimarães.

Assumiu a linha de frente, anos mais tarde, quando estouraram os protestos do ‘Fora Collor’, que culminaram no impeachment do então presidente.

Ao longo dos anos 1990, a entidade consolidou direitos que hoje são vistos como assegurados a todos os todos, mas que a seu tempo foram alvo de grandes disputas. Exemplo disso são a meia-entrada em eventos culturais e esportivos e a meia-passagem no sistema de transportes públicos.

Luana Silva, que pertence à atual geração de militantes UMES, diz que “carregar o legado de tantos outros estudantes que dedicaram parte de suas vidas a fazer da UMES tudo o que ela é hoje, tantas de gerações que nos precederam, é uma responsabilidade que às vezes a gente um peso enorme”.

O evento aconteceu nesta quinta-feira, dia 8. O local escolhido foi o Auditório da Reitoria do IFRN, de onde vêm muitos dos militantes que estiveram presentes. O evento foi um momento marcante na história do movimento estudantil potiguar.

Deixe um comentário

Btn Posts Anteriores