Notícias
Esgotamento sanitário de “Gostoso” oferece turismo com sustentabilidade
Uma equipe do Banco Mundial está no Rio Grande do Norte visitando investimentos financiados com recursos do Acordo de Empréstimo do Projeto Governo Cidadão, liderado pelo Governo do RN.
Doina Petrusco, gerente de Operações do Banco Mundial para o Brasil, e Fátima Amazonas, especialista sênior em Desenvolvimento Rural, visitaram a obra de esgotamento sanitário do município de São Miguel do Gostoso, na manhã desta quarta-feira (2).
O investimento recebeu recursos na ordem de R$ 25,3 milhões e está proporcionando que “Gostoso”, considerado um dos principais atrativos turísticos do Estado, cresça de forma sustentável.
“O Governo do RN está finalizando o esgotamento sanitário de 93% do município, e a obra inclui quatro lagoas de captação para tratamento de esgoto e quatro estações elevatórias. Com o esgotamento sanitário possibilitamos que 1.560 residências do município tenham acesso à rede pública de esgoto. A obra será entregue em Junho e vai permitir o crescimento do turismo de forma sustentável, além de permitir melhor qualidade de vida e saúde à população local”, explica Ana Guedes, gerente executiva do Projeto Governo Cidadão.
De acordo com o último senso demográfico, a população de “Gostoso” é composta por 8.670 pessoas e a renda média de mais da metade da população (53%) é de apenas um salário mínimo, com 67% da população vivendo na pobreza.
“Com foco na valorização do nosso turismo, o Governo do RN tem investido na interiorização do turismo. É importante destacar que na execução dessa obra foram gerados 609 empregos diretos e indiretos, beneficiando diretamente os moradores locais”, acrescenta Vagner Araújo, secretário da Sethas e Coordenador do Projeto Governo Cidadão.
Araújo destaca ainda que o RN é um estado onde o turismo é fonte de riqueza. “Esse investimento trará melhorias à autoestima da população e contribuirá para o desenvolvimento econômico e social do município. Além disso, é preciso ter em mente que o turismo é atividade econômica que não se desenvolve adequadamente em regiões com falta de água tratada e tratamento de esgoto. A contaminação do meio ambiente por esgoto compromete, e às vezes até anula, o potencial turístico de um município ou região”, conclui.
HISTÓRICO
O Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado do Turismo, assinou a ordem de serviço para a obra de saneamento básico de São Miguel do Gostoso em 22 de junho de 2017. À época, apenas 2,8% do município estava saneado.
-
28 de dezembro às 12:22
Acidente em Messias Targino: Carreta tomba em curva, motorista sofre escoriações
-
28 de dezembro às 11:05
Natal é a capital menos violenta do Nordeste pelo segundo mês consecutivo