Marca Maxmeio

Notícias

O Corpo de Bombeiros do RN registrou um total de 248 atendimentos entre os dias 17 e 22 de fevereiro de 2012, período em que foi realizada a Operação  Carnaval Seguro promovida pelo Governo do Estado do RN, através da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED).

 

O maior número de intervenções realizadas pelo CBMRN aconteceu na capital e região metropolitana, onde foram registradas 127 ações da corporação. Os atendimentos com maiores destaques foram: Vistorias em estruturas metálicas de eventos carnavalescos e em Trios elétricos (24), Enxame de abelhas (22), Coleta do leite materno para o programa Bombeiro Amigo do Peito, mantido pela instituição em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (19), Salvamento Aquático (14), Árvore oferecendo perigo (9), Incêndio (8), Capotamento (4), Abalroamento (3), entre outros.

 

Na região do Seridó, a Central de Gerenciamento do 3º Sub Grupamento de Bombeiros, situada no município de Caicó, registrou um total de 88 atendimentos nos cinco dias de folia. Os atendimentos mais destacados foram embriagues e coma alcóolico (28), Mal Súbito (16), Vistorias em estruturas metálicas de eventos carnavalescos e em Trios elétricos (13), Acidentes de Moto (3), Capotamento (2), entre outros.

 

Na região Oeste, a Central de Gerenciamento do 2º Grupamento de Bombeiros, situada no município de Mossoró, registrou um total de 27 atendimentos durante a folia. Os atendimentos mais destacados foram Vistorias em estruturas metálicas de eventos carnavalescos e em Trios elétricos (17), Acidente automobilístico (2), Acidente de Moto (1), entre outros.

 

No Alto Oeste, os bombeiros registraram apenas 6 atendimentos, sendo elas: Crise Convulsiva (2), Coma Alcoolico (1), Trabalho de parto (1), Transporte de Paciente Pasiquiátrico (1) e Auxílio ao Público (1). A baixa estatística neste período, no alto oeste potiguar, é justificada pela migração da população para pólos carnavalescos com mais tradição em folia como por exemplo ao município de Tibau do Norte.

 

Bombeiros registram 21 ocorrências no litoral e balneários (açudes e barragens)

 

No período carnavalesco, os bombeiros ampliaram de sete para 18 postos fixos de guarda vidas no RN visando garantir mais segurança aos banhistas que buscaram as praias e os balneários para se divertirem. Nestes locais foram registrados 21 ocorrências, sendo elas: Salvamento Aquático (14), destes 13 realizados por bombeiros e 01 por populares, Afogamentos seguido de morte (4), Auxílio ao Público (2) e Atendimento Pré Hospitalar (1).

 

Os afogamentos seguidos de morte registrados pelos bombeiros ocorreram no Açude do município de Caraúbas (Sexta), na Praia de Ponta Negra (Domingo), em Barra do Rio (Terça) e na Barragem Campo Grande, no município de São Paulo do Potengi (Quarta). O Itep ainda registrou mais dois afogamentos, sendo um em Touros e outro em uma lagoa de captação em Natal.

 

Do total de atendimentos prestados neste período no litoral, a Praia da Redinha liderou o ranking com 6 ocorrências, seguido por Tibau do Sul (4), Praia do Forte (3) e Touros (2).

 

Em 2011, os bombeiros realizaram 197 atendimentos, sendo 89 na região Metropolitana, 75 no Seridó e 33 no Oeste e Alto Oeste. No carnaval do ano passado também foram registrados 6 afogamentos seguidos de morte. O destaque foi para o crescimento no número de salvamentos realizados que subiu de 7 para 13 salvamentos (04 – Redinha Nova, 04 – Tibau do Sul, 03 – P. Forte, 01 – Búzios e 01 Touros).

 

De todas as ações realizadas, o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, destacou as ações realizadas pelos vistoriadores do CBMRN e os treze salvamentos realizados no litoral, onde os Guarda Vidas da Corporação conseguiram identificar e retirar do meio líquido pessoas que estavam afogando. “Quero parabenizar as ações preventivas realizadas pelos técnicos do serviço de engenharia da corporação que atuaram em todo o Estado e destacar a ação dos nossos guarda vidas que evitaram mais mortes por afogamento no RN”, enfatizou o Coronel Elizeu Dantas.

Deixe um comentário