Notícias
Faixa vermelha

Se for uma ciclovia os ciclistas não tem conhecimento e usam inclusiva a calçada…

e os motoristas tambem não tem conhecimento. Hoje um caminhão quase atropela uma ciclista
Na final da gestão do Prefeito Carlos Eduardo, varias mudanças foram feitas na Via do Contorno. Pelo menos duas dessas mudanças não se sabem o objetivo. Uma delas são os painéis fotográficos no muro lateral da via, e a outra é a sinalização horizontal de uma faixa vermelha no asfalto. Pelas informações que consegui obter, seria uma ciclovia e ou uma faixa de segurança onde não pode estacionar. Pelo conhecimento que tenho, ciclovia tem que ser uma área isolada com sinalização vertical e horizontal. E para indicação de proibição de estacionamento em via, a sinalização horizontal é através do meio fio amarelo e sinalização vertical.
Bom, fica a duvida.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
4 comentários em “Faixa vermelha”
-
27 de janeiro às 14:54
FIART 2026 se consolida como grande vitrine do artesanato potiguar e espaço de formação
-
27 de janeiro às 11:32
Inscrições abertas para o Mister Rio Grande do Norte 2026
-
26 de janeiro às 14:49
Fiart segue até 1º de fevereiro no Centro de Convenções de Natal – Imagens do domingo
-
25 de janeiro às 18:06
31ª FIART segue no Centro de Convenções de Natal até 1º de fevereiro – Imagens do sábado
-
24 de janeiro às 17:02
Nesta sexta-feira, 23, começa a 31ª FIART no Centro de Convenções de Natal





É realmente uma ciclofaixa, ou melhor, neste caso está mais para uma pista compartilhada com automóveis.
Isso ocorre em alguns países da europa, e sempre onde existe a limitação para 30 km/h. É o limite de velocidade confiável para que se possa compartilhar com segurança.
É necessário lembrar que o ciclista também tem que respeitar as normas de trânsito e neste caso ele tem sempre que seguir no sentido normal do trânsito.
Na foto exemplo, o ciclista estava no sentido contrário, incorreto pois neste caso não existe possibilidade de compartilhar este espaço.
Infelismente falta sinalizar melhor esta pista com o desenho da bicicleta e do carro lado a lado para especificar o uso compartilhado.
Os carros devem respeitar o limite de velocidade e a distância de 1,5m ao ultrapassar a bicicleta.
Nas condições precárias do trânsito no Brasil, onde poucas pessoas respeitam as regras estabelecidas de segurança, o mais adequado seriam as ciclovias, que são os espaços destinados para bicicletas que possuem uma divisão física, o tal do canteiro. Mas a viabilização destes espaços se torna complidado na maiorias dos casos por falta de planejamento urbano e de verbas.
Cidade exemplo no Brasil para favorecer a cultura da bicicleta é atualmente Sorocaba – SP.
Literalmente, A Linha Vermelha.
É presado amigo, vi essa questao no jornal falando que seria uma faixa compartilhada para ciclistas, onde os carros poderiam entrar desde que nao aja ciclista na via. Mas, será que funciona???? acho DIFICIL. e vendo tambem a foto da calçada lembro que passei ai a um pouco tempo a atras e pude observar que muitas das pedras da calcada estavam soltas. será que alguem concertou ?? sentou as pedras direito????
Sabendo que o brasileiro – e o natalense, em especial – é muito civilizado no trânsito, acredito que essa seja uma alternativa para sinalizar uma área EXCLUSIVA para e DE PROTEÇÃO aos ciclistas sem pesar no erário e sem riscos para os usuários.
Reacionário, você! Má vontade sua em entender isso.
;P