Marca Maxmeio

Notícias

3 de novembro às 13:44

Feira do Empreendedor


Na manhã desta quinta aconteceu coletiva com a imprensa para apresentação da programção da feira

Feira do Empreendedor será aberta quinta-feira

Diversos espaços estruturados para estimular a criação de novos negócios ou mesmo a reinvenção dos já existentes de forma inovadora. Essa é proposta da Feira do Empreendedor no Rio Grande do Norte, que começa na próxima quinta-feira (4) e prossegue até o domingo (7). O evento vai reunir no Centro de Convenções de Natal um universo de oportunidades, novas idéias, sugestões, modelos de atividades e capacitações, voltados para quem já possui um negócio ou a futuros empresários, com foco no empreendedorismo. Tudo para fomentar e diversificar atividades econômicas no Estado e incentivar a cultura empreendedora em qualquer tipo de negócio. A entrada será gratuita.

Em uma área total de 10 mil metros quadrados, foi montado o ambiente para apresentar aos visitantes modelos de negócios bem estruturados em diversos segmentos e ainda oferecer gratuitamente cursos, oficinas, palestras, exibição de filmes, debates, oportunidades de parcerias, formalizações, informações e atrações culturais. Serão mais de 100 expositores, mais de 50 palestras sobre empreendedorismo e negócios, 50 oficinas e minicursos envolvendo gestão empresarial e um painel de oportunidades com mais de 1 mil classificados de negócios. A previsão é de que sejam realizados em torno de 8 mil atendimentos no decorrer do evento, que acontece das 16h e às 22h, diariamente.

Uma das novidades dessa edição é a adoção de práticas ambientalmente corretas. A Feira do Empreendedor terá uma consultoria ambiental para inseri-la no Programa Evento Neutro (www.eventoneutro.com.br) no que se refere à emissão de gases poluentes, sobretudo o carbônico, cujo aumento anormal da concentração está diretamente atrelado às mudanças climáticas. Durante os quatro dias da feira, estima-se que 14 mil pessoas visitem o local, o que gera um impacto ambiental, tanto pelo deslocamento de automóveis, quanto no uso de ar condicionado e consumo de energia por geradores, de quase 125 mil quilos de carbono. Isso equivale a 144 viagens de ida e volta entre o Rio Grande do Norte e o Estado de São Paulo ou ao plantio e manutenção por 20 anos de 900 árvores.

Alinhado a conscientização ambiental e a necessidade do desenvolvimento de uma economia de baixo carbono, o Sebrae-RN definiu que todo o gás emitido em função do evento será compensado com a compra de 150 créditos de carbono de projetos ambientais brasileiros devidamente certificados. Cada crédito reverte uma tonelada do gás jogada na atmosfera. O monitoramento será feito pela Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, que irá quantificar e compensar o impacto ambiental de todas as atividades antes, durante e depois da Feira do Empreendedor.

“Além da aquisição do crédito de carbono, adotaremos a coleta seletiva, doando a instituições tudo o que for coletado. Até as camisetas do uniforme dos colaboradores foram confeccionadas com tecido à base de garrafas pet e outros materiais reciclados. É uma maneira de chamar a atenção da sociedade para as boas práticas ambientais”, alerta o coordenador geral da Feira do Empreendedor no Rio Grande do Norte e gerente da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae-RN, Eduardo Viana.

ATRATIVOS DA FEIRA

Repetindo o sucesso de edições anteriores, os salões e espaços de negócios figuram entre as atrações da Feira do Empreendedor. Neste ano, o Salão de Franquias será um dos principais do evento. Quatorze empresas expõem propostas do sistema franchinsing que podem se transformar em bons negócios de variados setores, como vestuário, ótica, alimentação, farmacêutico, odontologia e beleza. Representações de 12 marcas compõem o Salão de Máquinas e Equipamentos, enquanto o destaque do Salão de Oportunidades Diversas é a presença de incubadoras e variados exemplos de negócios diferenciados, como é o caso do carrinho de chope.

Dentro da proposta de sustentabilidade e cidadania, a Feira do Empreendedor terá o Salão de Eco Negócios e o Salão de Acessibilidade, no qual será apresentado o Espaço “Como Ir” e lançado oficialmente no Rio Grande do Norte o Projeto Praia Para Todos, que ficou nacionalmente conhecido ao ser veiculado na trama “Viver a Vida”, da Rede Globo. A ideia do Salão de Acessibilidade é disponibilizar instrumentos de orientação empresarial para quem deseja montar, ampliar ou diversificar o seu próprio negócio e conhecer as diversas possibilidades de ambientes acessíveis.

Quem visitar a feira também terá um espaço para compra de produtos de empresas ligadas a projetos setoriais do Sebrae-RN ou de empreendedores individuais. No Empório, alguns produtos, como goma, cachaça artesanal, rendas, bordados, água de coco, rapadura, mel, cerâmicas e tapetes, ganham espaço e comprovam a força e o empreendedorismo de pequenos produtores. Composto por 22 estações comerciais, o Empório é o único espaço da feira destinado à venda de produtos, além do Espaço Sabor e o Café.

Cinco restaurantes darão um tempero a mais aos negócios no Espaço Sabor, uma ala de estabelecimentos que oferecem o melhor da culinária potiguar a preços diferenciados. O cardápio é comporto por especialidades do Âncora Caipira, Tabuleiros, Brocoió, Paçoca de Pilão e La Távola. Carne de sol, camarão, queijo de coalho, arroz da terra estão entre os ingredientes básicos de cada prato. Como gastronomia e cultura andam lado a lado, o evento terá atrações musicais. Estão previstos shows acústicos de Sueldo Soares, Bossa Mix, Macaco Veio, Eduardo Taufic, Paulo Oliveira e Darlan em Trio, entre outros convidados.

EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

No Rio Grande do Norte, a Feira do Empreendedor foi baseada em eixos centrais. Um deles é o comportamento empreendedor. Para levar esse conceito ao público frequentador do evento, o Sebrae-RN elaborou uma programação de educação empreendedora, visando capacitar gratuitamente os visitantes. Uma Central de Capacitação, que consiste em 20 salas com capacidade para 30 pessoas, vai disponibilizar diariamente palestras, minicursos e oficinas com temáticas envolvendo gestão e empreendedorismo.

Uma atividade inovadora será o Cine Empreendedor, que consiste na reprodução de uma sala de cinema onde serão veiculados filmes para debater, junto aos participantes, temas como liderança, empreendedorismo, gestão e trabalho em equipe, entre outros. Na abertura da feira, o Cine Empreendedor vai transmitir dicas para montar um plano de negócio, evitando a falência do empreendimento, e para ser um empresário bem sucedido, às 19h e 21h, respectivamente. Os debates serão conduzidos pelos consultores Henderson César e França de Oliveira.

As atrações da feira seguem com o atendimento ao Empreendedor Individual e a Central de Atendimento, que terá a presença de consultores e das principais entidades envolvidas no processo de abertura de empresas para fornecer todas as orientações para quem vai começar um negócio. A meta é realizar cerca de 8 mil atendimentos.

CARAVANAS DO INTERIOR

Quem mora no interior do Estado também pode visitar a Feira do Empreendedor. O Sebrae está formando caravanas de visitação do evento. O objetivo é oferecer maior comodidade aos candidatos e a empresários que pretendem ampliar seu negócio, mas que não moram em Natal. Está sendo fornecido gratuitamente o transporte de ida e volta ao município de origem, além de agilidade no credenciamento na feira e estrutura de apoio com guarda volumes. O transporte será feito em ônibus ou micro ônibus fretados e os participantes pernoitam na capital.

Serão11 caravanas abertas ao público, saindo ou passando pelos municípios de Apodi, Pau dos Ferros, Santa Cruz, Nova Cruz, Passa e Fica, Caicó, São José do Seridó, Cruzeta, Parelhas, Jardim do Seridó, Carnaúba dos Dantas, Caraúbas, Campo Grande, Mossoró, Assu, Angicos, Lajes, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Acari e Currais Novos. Outras três caravanas são exclusivas para UFERSA, Projeto Despertar em Arez e Projeto Sebrae na Copa 2014, em São Miguel do Gostoso. A relação completa dos locais de saída, datas, horários e contatos dos responsáveis pela organização estão no endereço da feira (www.feiradoemopreendedorn.com.br/caravanas.php), onde é possível fazer a inscrição e obter outras informações.

SEMINÁRIOS
Dentro da programação da Feira do Empreendedor, dois seminários vão abordar temas relevante para o mundo dos negócios. Baseado no propósito de nortear investimentos, o Seminário Tendência de Negócio foi concebido para orientar quem deseja empreender acerca das melhores oportunidades de negócios do mercado nos próximos anos. As palestras e debates estão programados para os dias 4 (quinta) e 5 (sexta), a partir das 16 horas.

O seminário vai apresentar as macros tendências que estão desenhadas para os próximos anos e traçar um panorama das atividades econômicas em destaque, assim como os aspectos de comportamento dos consumidores. Nesse bloco, estão programadas palestras sobre as perspectivas para os pequenos negócios, as carreiras do futuro e a nova classe média. Após cada palestra, haverá um debate com o público participante. No segundo bloco, estão as tendências de negócios locais, em que serão apresentados importantes projetos e investimentos em andamento no Estado do Rio Grande do Norte. Projetos que deverão impactar o mercado e abrir novas possibilidades de negócios para os empreendedores que buscam canalizar recursos.

Entram nas discussões a construção do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, já que o equipamento se tornará um estratégico entreposto de cargas da região, e a conclusão da duplicação da BR-101, que tende a se transformar em um importante corredor de integração e de novas oportunidades. Outro tema será a Copa 2014 de futebol e todos os negócios que estarão agregados a um dos maiores eventos esportivos do mundo.

FEIRA DO EMPREENDEDOR

Seminário mostra acessibilidade como oportunidade de negócio

Um detalhe no projeto arquitetônico de uma pousada, como um banheiro totalmente adaptado para pessoas com mobilidade reduzida, pode ser um fator decisivo para conquistar mais hóspedes ou afastá-los de um meio de hospedagem. Usar a acessibilidade como um diferencial competitivo tem se tornado um desafio para empreendedores de diversos segmentos produtivos e, por isso, será um dos temas abordados no Seminário de Cidadania e Acessibilidade. O evento integra a programação da Feira do Empreendedor do Rio Grande do Norte, que será realizada entre os dias 4 e 7 de novembro, no Centro de Convenções de Natal. A expectativa é que o seminário reúna 120 pessoas em torno das discussões. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do 0800 570 0800.

O seminário traz à capital potiguar o palestrante Ricardo Shimosakai, que ministra a conferência ”Como fazer da acessibilidade um bom negócio”, no domingo (7), às 17 horas. A palestra mostrará que a acessibilidade não representa um custo e sim um investimento ou uma grande oportunidade de negócios. São apresentados casos de sucesso em relação à acessibilidade e a inclusão de diferentes tipos de deficiência, os problemas que geralmente se encontram e quais os caminhos mais indicados para se obter uma solução adequada. A palestra dará uma visão geral do assunto, porém, utilizando o turismo acessível como base para exemplificar as situações e obter uma melhor compreensão.

O tema, no entanto, não ficará restrito ao seminário. A acessibilidade estará presente em vários aspectos da Feira do Empreendedor. “A acessibilidade será apresentada aos visitantes do evento sob as mais diversas formas, seja pelas palestras ou pelos ambientes lúdicos e com um universo muitas vezes desconhecido das pessoas ditas normais. Estamos apresentando as pessoas oportunidades de negócios, mas, ao mesmo tempo, mostrando que o universo das pessoas com deficiências é muito maior nos números, nos detalhes e na grandeza de gestos e palavras”, enfatiza Sergina Fernandes, coordenadora do seminário.

De acordo com Sergina Fernandes, todos os empreendedores devem tornar os ambientes dos negócios acessíveis, pois, além de ser uma prerrogativa legal, faz com que estejam aptos a receber e acolher qualquer cliente, independente da estatura, idade e deficiência. “Os ambientes mais ricos e criativos são comprovadamente aqueles com maior grau de diversidade. É notório o ganho em respeito e credibilidade dos empreendimentos que participam de projetos de caráter inclusivo”, avalia Sergina, explicando que a acessibilidade pode fazer a diferença na conquista de novos clientes independente do ramo de atuação.

“Estamos trazendo para a Feira do Empreendedor oportunidades de negócios, oportunidades aos deficientes potiguares e, sobretudo, aos empresários para que conheçam as muitas possibilidades de tornar os ambientes de um apartamento de hotel, ou de um escritório, ou de uma sala de aula, acessíveis e ao mesmo tempo bonitos, práticos e inteligentes”, finaliza.

FEIRA DO EMPREENDEDOR

Esportes radicais e sensações são destaques no Salão de Turismo

Um negócio estruturado para atender aos adeptos de esportes radicais. Isso é o que os visitantes da Feira do Empreendedor do Rio Grande do Norte poderão conferir no Salão Negócios do Turismo. O foco do espaço será o turismo de aventura, apresentando os cenários com potencial para o desenvolvimento de diversas atividades, como vôo livre, kitesurf, mototurismo, rapel, escalada, mergulho, trilhas e passeios de buggy, off road e bike. Estarão presentes no salão cinco empresas que já atuam nesse nicho de mercado de forma bem estruturada.

A ambientação do salão foi planejada para surpreender os visitantes. Uma das atrações é o corredor de sensações, que promete mexer com os sentidos de quem passar pelo local, além do espaço destinado ao arvorismo. Tudo para que o empreendedor entre no clima da aventura e se encante com o segmento.

A finalidade maior é mostrar as oportunidades existentes e a proposta desse espaço é criar um ambiente propício para interação entre quem já tem experiência de mercado e aqueles que desejam investir nessa área ou apenas conhecê-la melhor. A ideia do salão é também divulgar os negócios bem sucedidos no setor de turismo de aventura, destacando o trabalho desenvolvido em algumas regiões do Rio Grande do Norte, assim como mostrando o potencial que ainda pode ser explorado. Estarão no salão as empresas Armanáutica, Pé Na Trilha, FR Moto Turismo, Vitória Régia e Rapa Nui.

“O foco do Salão Negócios do Turismo na feira sempre foi um segmento ou uma atividade específica, como hotelaria ou alimentação. Nesta edição, resolvemos inovar e dar um enfoque a um segmento específico do turismo propriamente dito. O Rio Grande do Norte é um grande parque de diversões, com oportunidades diversas no segmento de aventura e que merece ser descoberto e explorado”, explica uma das coordenadoras do salão, Marina Deusdará, acerca da escolha do turismo de aventura como ênfase do espaço.


Painel oferece divulgação gratuita aos empreendedores

Dentre os 65 espaços dos corredores da Feira do Empreendedor do Rio Grande do Norte, realizada durante os dias 04 a 07 de novembro, o Painel de Oportunidades se destaca pelo incentivo aos empreendedores e empresários. Os organizadores da feira estimam que 14 mil visitantes comparecerão ao Centro de Convenções nos quatro dias da feira.

“Classificado de negócios.” É assim que a coordenadora do espaço, Zenilda Oliveira, define o painel idealizado pelo Sebrae-RN. A mídia é gratuita e trará visibilidade a quem procura por oportunidades profissionais.

O mural será fixo e terá de diversos anúncios. De equipamentos para refrigeração a serviços de preparo de drinques, a variedade de oportunidades não tem especificações de gênero. Os interessados se inscreveram pelo site da feira ou preencheram a ficha de inscrição no Sebrae-RN. Para ser um dos selecionados, os empreendedores tinham de ser uma empresa legalmente constituída (apresentando o CNPJ), fornecer dados pessoais e escrever o texto do anúncio, que não pode ultrapassar 160 caracteres.

Com oferta e procura de serviços de equipamentos e franquias, entre outros, o banco de dados está dividido em 16 categorias. As atividades em que os inscritos tiveram de se encaixar são Indústria, Cooperativa, Comércio, Serviços, Empreendedor Individual e Associação.

“A expectativa é que o Painel de Oportunidades seja atrativo e que os visitantes encontrem o que procuram”, declarou a coordenadora Zenilda Oliveira. Quem se interessar pelas informações do mural, poderá se cadastrar no stand para receber os dados requisitados por email.

O Painel de Oportunidades integra a Feira do Empreendedor estadual desde 2004. Segundo Zenilda Oliveira, a ideia surgiu da demanda observada no site, que realiza o mesmo serviço, Bolsa de Negócios (www.bolsa.sebrae.com.br). No espaço virtual, o internauta pode se inscrever e cruzar as informações de acordo com a necessidade apresentada.

Para a coordenadora do painel, o projeto é procurado, principalmente, pelas empresas que estão tentando se firmar no mercado e conquistar clientes. “É uma divulgação gratuita. A feira tem uma expectativa alta de visitação e poderá trazer visibilidade à empresa”, acredita.

Promovido pelo Sistema Sebrae, o circuito da Feira do Empreendedor é realizado em vários estados do País. Os visitantes procuram parcerias comerciais, orientação empresarial e novos negócios. O objetivo é fomentar e diversificar as atividades econômicas na região, estimulando e facilitando o acesso dos empresários já estabelecidos e de potenciais empreendedores as mais diversas ideias e oportunidades de negócios.

Deixe um comentário

Btn Posts Anteriores