Marca Maxmeio

Notícias

“Virgem da Apresentação: templo de Deus, Mãe da nossa fé”. Este é o tema da festa da padroeira da Arquidiocese e da cidade do Natal, Nossa Senhora da Apresentação. A programação se desenvolverá na Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação – antiga Catedral e na Catedral Metropolitana, ambas na Cidade Alta, na capital.

A abertura da programação será nesta segunda-feira, 11. Às 18 horas, acontecerá procissão das bandeiras, saindo da antiga Catedral para a Catedral Metropolitana, onde haverá missa, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. Logo após, será aberta a quermesse, com funcionamento de barracas.

Neste ano, a festa também é em ação de graças pelos 25 anos da dedicação da Catedral Metropolitana e marca o encerramento do Ano da Fé.

Atividades na antiga Catedral

Durante o período festivo, serão realizadas várias atividades, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, também conhecida como antiga Catedral.  Diariamente, às 5 horas da manhã, acontecerá o ‘Madrugando com Maria’. Trata-se de uma caminhada, que sairá da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e seguirá até à antiga Catedral, onde haverá missa.

Na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação ainda acontecerá os ‘Louvores a Nossa Senhora’, com oração do terço e ladainha, sempre às 16h30. No final, às 17h30, haverá celebração eucarística. No período de 18 a 20, às 11h30, também haverá celebração de missa.

Atividades na Catedral Metropolitana

            De 11 a 21 de novembro, será desenvolvida uma extensão programação na Catedral Metropolitana, em honra de Nossa Senhora da Apresentação.  De segunda a sábado, haverá missa, às 11h e às 16h30. Aos domingos, a missa será celebrada em três horários: às 7h, às 11h e às 19 horas. Na capela do Santíssimo Sacramento, localizada na cripta da Catedral, haverá missa, de segunda à sexta-feira, às 8 horas. Todos os dias, às 10h15 e às 15h45, na Catedral, será rezado o Ofício de Nossa Senhora. No mesmo período, às 18 horas, será recitado o terço mariano, com transmissão pela Rádio Rural de Natal. E, às 19 horas, celebração de novena.

Novenário

            As novenas serão celebradas no período de 12 a 20 de novembro, sempre às 19 horas, presididas pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. Para cada noite, foi convidado um pregador. A primeira novena, no dia 12, terá como pregador o administrador diocesano de Caicó, Padre Ivanoff Pereira. No final de cada novena, acontecerá a bênção do Santíssimo, sempre conduzida por um padre da Arquidiocese de Natal.

            No dia 15, a Arquidiocese renderá graças pelos 25 anos de dedicação da Catedral. Nessa noite, a novena terá como pregador o bispo de Bonfim (BA), Dom Francisco Canindé Palhano. A dedicação da ‘nova Catedral’ aconteceu em 15 de novembro de 1988, no governo do então Arcebispo, Dom Alair Vilar. “A dedicação é o ato em que o bispo consagra e unge o altar e abre a catedral para as celebrações litúrgicas. A dedicação é uma festa para a Igreja Diocesana. Todas as paróquias celebram, nesse dia, nessa intenção”, explica o pároco da Catedral, Padre Valdir Cândido de Morais.

            Todas as noites, após a novena, será desenvolvida a programação sócio-cultural, com funcionamento de quermesse, no pátio da Catedral Metropolitana.

Dia da festa

            A festa de Nossa Senhora da Apresentação será encerrada no dia 21 de novembro, uma quinta-feira, feriado no município de Natal. Nesse dia a programação começa a zero hora, com uma vigília, na Pedra do Rosário, coordenada pela Comunidade Católica Shalon. Às 3h30, acontecerá a procissão fluvial, pelas águas do Rio Potengi, até à Pedra do Rosário, onde, às 5 horas, será celebrada missa, presidida pelo pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, Padre Flávio Herculano.

            Às 7h30, na antiga Catedral, também haverá missa, presidida pelo Arcebispo emérito, Dom Heitor de Araújo Sales. Às 10 horas, na Catedral, haverá missa solene, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha.

            A procissão da festa, conduzindo a imagem da padroeira, terá início às 16 horas, saindo da antiga Catedral, seguindo pela Rua Ulisses Caldas, Rua Mossoró, Avenida Prudente de Morais, Rua Apodi e Avenida Deodoro da Fonseca, culminando na Catedral, onde será celebrada missa, marcando o encerramento dos festejos. Nos últimos anos, a procissão da festa fazia o percurso entre o Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré, até à Catedral. Neste ano, o Arcebispo, Dom Jaime Vieira, de comum acordo com o clero, decidiu que a procissão retomará o antigo trajeto, realizado entre a antiga e a nova Catedral. “No ano de 2003, por ocasião da comemoração dos 250 anos da chegada da imagem de Nossa Senhora da Apresentação à Pedra do Rosário, o então Arcebispo, Dom Matias Patrício, decidiu modificar o trajeto da procissão, que iniciaria no Santuário dos Mártires. De lá pra cá, a procissão obedeceu a esse trajeto, até o ano passado. Percebia-se que muitas pessoas, especialmente as mais idosas, ficavam na Catedral, esperando a procissão chegar, já que o percurso era muito longo e debaixo de um sol forte. Assim, por esse motivo e aproveitando a ocasião dos 260 anos de chegada da imagem à Pedra do Rosário, ao encerramento do Ano da Fé e na perspectiva de unir as duas paróquias dedicadas a Nossa Senhora da Apresentação, Dom Jaime decidiu que o percurso da procissão seria da antiga à nova Catedral”, informa o Padre Valdir.

Gesto solidário

            Durante o novenário da festa, as pessoas serão convidadas a fazerem doações para o Hospital Infantil Varela Santiago. Podem ser doados alimentos não perecíveis, material de limpeza e hospitalar, fralda, papel ofício A4, escova  e creme dental. As doações poderão ser entregues na Catedral.

SERVIÇO:

Festa de Nossa Senhora da Apresentação

Local: Igreja de Nossa Senhora da Apresentação e Catedral Metropolitana, Cidade Alta, Natal

Período: 11 a 21 de novembro

Deixe um comentário

Btn Posts Anteriores