Notícias
Festival Gastronômico de Maracajaú chega a sua 8a edição
[nggallery id=2333]
Por Janaína Amaral
O Festival Gastronômico de Maracajaú organizado pela apreciadora de fotografia e gastronomia Leila da Cunha Lima chegou a sua 8 edição este ano. Leila que todos os anos convida amigos para cozinhar divide o Festival em três categorias, Entrada, prato principal e sobremesa. A cada ano uma surpresa de sabor e criatividade é reunida onde difícil mesmo é escolher um vencedor. O júri desta edição ficou por conta da própria anfitriã, Gracinha Ferreira, Luciano Almeida, Elke Mendes e Aline Santos.
Neste ano as entradas foram bem variadas e deliciosas. O procurador do Estado, João Coque fez um “Paris-Tóquio”, ele preparou um sunomono de atum e cogumelo recheado. A segunda entrada foi bem potiguar um caldinho de camarão com coco e uma cachacinha de acompanhamento elaborada pelo advogado Gilberto Targino, o empresário do restaurante Fio de Azeite, Militão Chaves foi o vencedor da categoria, ele desenvolveu quatro texturas de parmesão harmonizados de diferentes formas como tomate, tapioca, vieiras e crocante com camarão pesto e tomate confit.
Na categoria de Prato Principal, os frutos do mar foram os protagonistas de todos os pratos, a jornalista Janaína Amaral que escreve o instagran Rituais da Boa Mesa fez uma “Buchada de frutos do mar”, ela recheou tubos de lula com lagosta, camarão e peixe. O procurador do Estado, José Marcelo optou por cozinha molecular, apostou na culinária portuguesa e fez um “Bacalhau da Saudade” com crosta de amêndoas, castanha portuguesa e redução de vinho do porto. Já o empresário Rodrigo Dowsley fez um “Salmão Citros” grelhado com manteiga de limão e cebola roxa, purê de batata doce e inglesa ao perfume de noz moscada, molho com redução de soja e frutas cítricas com toque de gengibre acompanhado de mine salada de alface e cenoura laqueada com mel, salsa desidratada e pimenta calabresa.
Na categoria sobremesa, Tatiane Azevedo, a vencedora, fez uma sobremesa a base geleia de abacaxi com coco, mouse de laranja, reinvenção de suco verde e poli de acerola. A chef Ruteana Costa, do Lagastronomie fez um bolinho de tapioca com sorvete de queijo coalho, mel de engenho e flocos de coco queimado, muito elogiado por todos. A Chef do Fio de Azeite, Carol Linhares fez uma “Sertanices” crocante de castanha com sorvete de limão, espuma de doce deleite e queijo coalho.
Confira o resultado:
Entrada
1- Militão Chaves
2- João Coque
3- Gilberto Targino
Prato Principal
1- Janaína Amaral
2- José Marcelo
3- Rodrigo Dowsley
Sobremesa
1- Tatiane Azevedo
2- Carol Linhares
3- Ruteana Costa
—
Janaína Amaral – Assessora de Imprensa
Twittter:@janamul
www.mixmidia.com.br

-
25 de maio às 10:55
Aventureiros enfrentam trilha e se encantam com a vista da Serra do Feiticeiro