Marca Maxmeio

Notícias

Com o tema “Na onda do Ouro”, a 12 edição do FINC – Festival Internacional de Cinema de Baia Formosa premiou os melhores curtas metragens produzidos no Rio Grande do Norte, no último sábado (4). A programação contou com cerca de 40 curtas, distribuídos em três categorias. Mais de 2 mil pessoas passaram pelo evento, nos dois dias de festival.

Os vencedores do Festival foram anunciados na Praça Carlota Elisa, centro de Baia Formosa. A categoria principal “Curta de 1 minuto – Na onda do ouro” foi a mais disputada com a presença de participantes de todo o país. O grande vencedor da noite foi o curta “O berço dos campeões”, de Thiago Canuto e Matheus Lustosa. O filme explora Baia Formosa como destino do surfe no Rio Grande do Norte, com um olhar otimista para os surfistas da cidade. Com a Vitória, a dupla ganhou troféu e uma viagem para Cracóvia, na Polônia, para participar do Festival de Cinema Off Camera, no mês de abril de 2022.

Em segundo lugar, ficou o curta “Levi” – produzido pela equipe do projeto Swell Surf, de Baia Formosa e em terceiro, o curta “O valor do Esforço” de Gabriel Victor, da cidade de Parelhas.

Na categoria “Mostra Potiguar”, foram inscritos curtas produzidos no RN de até 15 minutos, com temática livre. O vencedor foi o curta “Mar de Narciso”, de Hélio Pereira. Na categoria “Pérolas do RN”, as produções enalteceram as belezas naturais do estado, em curtas de 1 minuto. O filme premiado foi o curta “Brincantes”, de Mariana Prestes. O curta mostra as belezas naturais de Baia Formosa.

O atleta olímpico Italo Ferreira, natural de Baía Formosa e primeiro campeão olímpico de surfe, foi homenageado durante o evento. O pai do atleta, Luiz Ferreira, recebeu a homenagem e agradeceu em nome do filho, o espaço por divulgar o esporte.

A governadora do Estado, Fátima Bezerra (PT), participou do festival e elogiou a organização do evento. Durante entrevista, ela confirmou  que a escultura em homenagem a Italo Ferreira será inaugurada no dia 15 de janeiro.

A noite teve também homenagem aos voluntários que participam do festival. A iniciativa que já existe há cinco anos, contou com 50 jovens, da rede estadual de ensino. Eles atuam na organização do festival, sob a coordenação do jornalista Lamonier Araújo.

Neste ano, o FINC voltou a ser realizado de forma presencial nos dias 3 e 4 de dezembro. Com programação gratuita, o evento contou com apoio da Setur RN e da Emprotur. O Festival Internacional de Cinema de Baia formosa é uma realização da GREMI Film, com patrocínio da Cabo Telecom por meio da Lei Câmara Cascudo; Governo do Estado, Fundação José Augusto e Dragmor Brasil. O festival conta também com apoio da Prefeitura Municipal de Baía Formosa, Projeto Eco Estrela, Associação dos Empresários de Baía Formosa, Sterbom, Marazul e Michelle Tour.

Por Lamonier Araujo
Assessoria de Imprensa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Btn Posts Anteriores