Marca Maxmeio

Notícias

Foto: Mariana Rocha

Em comemoração ao Dia Mundial da Fotografia, o Coletivo da Foto, Foto Clube de Natal, Mercado da Foto e Zoon organizam uma série de eventos no Mercado Cultural de Petrópolis e no Parque da Cidade, que incluem mostras fotográficas, palestras, feira de fotografia, ensaio fotográfico coletivo e oficina com fotografia em celular.
O Mercado da Foto apresenta até o dia 10 de setembro a exposição Entresebos do fotógrafo Antônio Câmara, na galeria João Maria Alves, localizada no Mercado Cultural de Petrópolis. O  fotógrafo Antonio Câmara percorreu os sebos de livros da cidade e se encantou com a agradável desarrumação dos livros nas estantes e objetos curiosos que se espalham aleatoriamente entre moveis, portas e paredes, construindo cenários que inspiraram produzir as imagens para a exposição nomeada ENTRESEBOS. Uma homenagem a esses espaços guardiões da memória da cidade.
A programação do Foto Clube de Natal no Parque da Cidade será no dia 17 de agosto (sábado), às 9h, com uma Mostra Coletiva de Fotografia e uma Feira de Fotografia, onde serão vendidos livros, revistas, postais e câmaras fotográficas.
A manhã será marcada pelas palestras da fotógrafa Mariana Rocha: “Os desafios e encantos da Fotografia de Parto”, às 10h; do fotógrafo Ivanês Lopes, que discutirá a “Fotografia Bioeletrografias” e a relação entre fotografia e saúde às 10h30.
A partir das 13h30, o professor Luciano Capistrano abordará o tema “Fotografia e Patrimônio Cultural”. Às 14h30, o fotógrafo Henrique José discutirá “O papel da Fototeca Estadual”. Na sequência, às 15h30, o fotógrafo Alexandre Santos lançará seu livro “Rio Grande do Norte – Estado de Poesia” e falará sobre “Fotografia e Poesia”. A programação será encerrada com uma Caminhada para fotografar o pôr do sol às 16h30, seguida pelo encerramento às 17h30.
Paralelamente, haverá diversas atividades do Dia do Patrimônio Cultural (Feira de Cordel, Oficina de Cordel, Sarau poético, Lançamento de Cordéis, Aniversário da Casa do Cordel), “Pegue a Foto” (mesa com fotos gratuitas 10 x 15 cm) na biblioteca do parque, uma Oficina de Fotografia com celular às 15h(taxa de R$ 20,00) e um Ensaio Fotográfico com modelos na área da torre das 15h30 às 16h30. Na área de lanchonete, uma TV exibirá mostras de fotos diversas de várias épocas.

Sobre os palestrantes e as temáticas
Horário das 10 h as 16:30 h no auditório do Parque da Cidade 

Palestra de Mariana Rocha: “Os desafios e encantos da Fotografia de Parto” – 10h
Uma das primeiras conquistas de Mariana Rocha foi ter uma foto de natureza vencedora de um concurso cuja imagem ficou em exposição fixa por meses no Parque da Cidade, em Natal. Mas foi em 2021, após se tornar mãe e viver a experiência do parto, que a jornalista e fotógrafa despertou para o ramo dos nascimentos. A partir deste momento, iniciou a jornada na Fotografia de Parto, deixando o telejornalismo em agosto de 2023 para viver da Fotografia. Hoje já são mais de 200 partos no currículo, com 15 fotos premiadas internacionalmente. No mesmo ano, em 2023, abriu estúdio próprio, onde faz ensaios profissionais infantis e adultos, oferecendo ainda a Fotografia Fine Art, já que possui especialização neste estilo pela empresa Creative Inspiration, referência de fotografia artística no Brasil. Apresentação das fotos e bate papo fotográfico.

Palestra de Ivanês Lopes: Fotografia Bioeletrografias – 10:30h
Ivanês Lopes, licenciado em Ciências da Religião pela UERN, fotógrafo e terapeuta holístico, atualmente cursando Pós-Graduação em Neurociência, apresentará uma palestra sobre a Bioeletrografia. Essa técnica fotográfica capta o campo energético humano e pode ser utilizada no diagnóstico de patologias humanas e animais, além de aplicações na agronomia para seleção de sementes. A câmera específica para esse estilo de fotografia foi inicialmente fabricada e patenteada no Brasil pelo Padre Jesuíta Landell de Moura e, posteriormente, pelo físico Newton Milhomens.

Palestra do Prof. Luciano Capistrano: “Fotografia e Patrimônio Cultural” – 13:30h. O historiador Luciano Capistrano discutirá a relevância da fotografia na preservação e valorização do patrimônio cultural.

Palestra de Henrique José: “O Papel da Fototeca Estadual” – 14:30h – A FOTOTECA POTIGUAR, foi instituída pela Lei 11.619/2023, sendo um marco na preservação da história e da memória do povo do RN e do nordeste brasileiro. Em fase de regulamentação e debate de sua implementação, a palestra de Henrique José irá nos atualizar sobre os passos dados e os necessários para garantir esta conquista.

Palestra de Alexandre Santos:  “Fotografia e Poesia” – 15:30h – Alexandre Santos, fotógrafo e artista visual, natural de Caraúbas-RN, apresentará a palestra “Fotografia & Poesia”. Bacharel em Comunicação Social e Jornalismo pela UFRN, especialista em Artes Visuais pelo SENAC e mestre em Estudos da Mídia pelo PPGEM/UFRN, Santos faz parte do Coletivo DaFoto!, desenvolvendo projetos na área de fotografia e audiovisual. Na palestra, ele explorará a relação entre fotografia e poesia, utilizando como referência seu livro “Rio Grande do Norte: Estado de Poesia”, que revela a poética do cotidiano potiguar através de suas imagens. A atividade, que terá duração de 60 minutos, é gratuita e destinada a pessoas interessadas no tema. O livro estará à venda por R$ 20,00.

Com uma programação diversificada e rica em conteúdo, o evento promete atrair entusiastas da fotografia e da cultura, celebrando a arte de capturar momentos únicos através das lentes. Entrada gratuita. Parque da Cidade – Av Omar O’Grady, nº 8080, Pitimbu, Natal-RN.

Fotos: Mariana Rocha

http://foto-clube-de-natal.webnode.com

Deixe um comentário