Marca Maxmeio

Notícias

17 de novembro às 07:59

Fotografia – Momento de aprendizado

Quase cinqüenta anos de história mostrados em menos de duas horas através de fotografias do renomado fotojornalista Evandro Teixeira. Em palestra que aconteceu nesta terça-feira, 16 no auditório da Fundação Capitania das Artes, promovida por este blog com apoio da Funcarte, Evandro projetou imagens desde a  ditadura no Brasil, golpe militar no Chile até a morte do Pablo Neruda onde ele foi o único fotógrafo que teve oportunidade de registrar o fato. Mais de trinta pessoas participaram da palestra onde tiveram a oportunidade de ver um show espetacular de imagens, história e experiência vivida por estre mostro do fotojornalismo brasileiro. Evandro que tem 74 anos de idade e que trabalhou  no Jornal do Brasil por 47 anos, quando perguntado se tinha se aposentado com a saída do JB, a resposta foi que agora é que estava começando sua carreira com inúmero projetos que vem trabalhando.
Evandro Teixeira chegou na cidade na companhia do também renomado fotógrafo Orlando Brito para cobrir a Pega de Boi no Mato em Acari e aproveitaram para fotografar o que tanto gostam, o povo e seus costumes, sua cultura e até religiosidade. Imagens que serão utilizadas em seus projetos de livros e exposições pelo Brasil e mundo afora.  São dois inquietos que durante os dias que estiveram aqui não pararam de fotografar um só instante. A todo momento estão fotografando, não param em momento nenhum. Durante o deslocamento de Natal até a cidade de Acari, onde percorremos mais de duzentos quilômetros, paramos dezenas de vezes na estrada para fotografar. E podem ter certeza, para mim foram dias de muito aprendizado com monstros sagrados da fotografia brasileira. A palestra também foi o momento importante e de grande aprendizado para a fotografia do RN.
Durante a palestra Evandro foi homenageado pela Associação Potiguar de Fotografia quando recebeu do presidente Alex Gurgel uma placa pelo reconhecimento da contribuição pelo engrandecimento da fotografia brasileira.
Valeu Evandro por nos atender e pelo interesse e passar seus conhecimentos para nos, valeu a toda galera que participou da palestra, com certeza um incentivo para que possamos promover outros eventos que engrandecerão a fotografia potiguar.

Deixe um comentário

1 comentários em “Fotografia – Momento de aprendizado

  1. Thyrone disse:

    Uma palestra descontraída e muito agradável de uma pessoa que testemunhou e documentou de forma magistral uma parte importante da nossa história contemporânea. Parabéns a todos que participaram direta e/ou indiretamente da realização do evento, sobretudo a você, Canindé! Um abraço,

    Thyrone.