Marca Maxmeio

Notícias

Fotógrafo João lobo ministra palestra sobre fotografia contemporânea

Redação/eliasjornalista.com

Nesta-sexta-feira (5), o fotógrafo paraibano João Lobo ministrou palestra “Luz e Movimento na Fotografia Contemporânea” seguido de uma exposição na galeria Conviv’Art, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A palestra foi uma oportunidade para o público tomar conhecimento sobre os caminhos seguidos pela fotografia nas artes visuais nos dias de hoje.

Um poeta contemporâneo que utiliza suas lentes para retratar a fotografia como uma obra de arte. Nascido no interior da Paraíba, mais especificamente em Brejo da Cruz, a vida de João Lobo mudou quando começou a se interessar por imagens aos 20 e poucos anos, na década de 80. Inquieto e curioso, o trabalho no fotojornalismo – a primeira de suas escolhas na área fotográfica – não o satisfez. Sua vontade era ir além do fato, da imagem-notícia, da narrativa de um evento. Sua agitação pedia mais: o que ele queria era experimentar, ir além do registro e mostrar que a fotografia era, sim, capaz de produzir arte.

Essas experiências o levaram para a Universidade, onde aprofundou conhecimentos teóricos e, também, a lecionar, para que seu trabalho não fosse tão solitário como se apresentava: “A Universidade foi consequência do meu aprendizado. O meu estudo de fotografia sempre foi solitário”. Assim como a de um cientista, sua aprendizagem foi a experiência, pura tentativa e erro. Experiência essa que o levou a sair do Brasil e a levar seus trabalhos para diversos países, como Portugal, Argentina, Espanha, França, Holanda e Chile.

Além da interação, os participantes tiveram a oportunidade de conferir as imagens do fotógrafo João Lobo. O projeto reúne no mesmo espaço as fotografias que compõem as exposições “Across Lens” e “Tessituas Urbanas”, que rederam um livro-catálogo e um vídeo, e trazem uma visão crítica do usual encontrado por ele no caos dos centros urbanos.

 

O projeto “Across Lens” ficará aberto à visitação até dia 26 de abril. As exposições já passaram por João Pessoa (PB) e Recife (PE). No próximo semestre, estão agendadas para Santiago (Chile) e Buenos Aires (Argentina).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 comentário em “Fotógrafo João lobo, palestra e exposição sobre fotografia contemporânea

  1. João Lobo disse:

    Obrigado ao grande fotógrafo e amigo Canidé Soares.

Btn Posts Anteriores