Marca Maxmeio

Notícias

MinistrocrivelaElisa (3)

[nggallery id=1881]

Na manhã deste sábado, a governadora Rosalba Ciarlini recebeu a visita do ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, que veio ao RN para prestigiar e participar da assinatura de decretos que vão desenvolver e fortalecer a pesca artesanal do estado.

 

O evento aconteceu na colônia de pescadores Z-31, em Nísia Floresta e contou ainda com a presença do deputado federal João Maia; do secretário da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Júnior Teixeira; do secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Leonardo Rêgo; do presidente da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores, Abraão Lincoln e de dezenas de pescadores.

 

A assinatura do primeiro decreto prevê o licenciamento ambiental para o uso da água pela colônia de pescadores Z-52 (Upanema), para a prática de atividades de piscicultura em tanques de rede. Um outro decreto de outorga foi dado para garantir o abastecimento de água para a estação de piscicultura na barragem de Santa Cruz do Apodi.

 

O Governo do Estado vem cumprindo com o compromisso feito aos pescadores, de facilitar o processo de licenciamento ambiental da atividade da agricultura, com ênfase na piscicultura. Desde o início da atual administração já foram concedidas 16 outorgas de água, uma conquista importante para as comunidades que vivem da pesca artesanal.

 

“Estamos aqui para festejar a simplificação dos processos, que vai dar oportunidade para que todo pescador possa ampliar a sua criação de peixe, camarão pitú e de marisco. Vamos oferecer condições para que eles possam aproveitar as nossas águas, reservatórios, lagoas e rios e para isso vamos contar fundamentalmente com essa licença. Essa é uma maneira de estimular e fazer crescer a atividade pesqueira, além disso, também estamos beneficiando toda a cadeia produtiva que é fundamental para o desenvolvimento do nosso estado”, afirmou a governadora.

 

Para o ministro Crivella, o momento agora é de festejar e lutar para que, no futuro, todos os pescadores do Brasil possam ter este mesmo direito que hoje foi assegurado por Rosalba Ciarlini. “Esse decreto é uma iniciativa da governadora e que fiz questão de vir e aplaudir, pois queremos levar para outros estados. Estamos desamarrando os nós para que o nosso país possa voltar a ocupar o seu lugar de destaque no cenário mundial como produtor de pescado. Com esses decretos queremos voltar a produzir milhões de toneladas de pescado”, destacou o ministro.

 

Com o objetivo de povoar a zona costeira e também as principais bacias hidrográficas do RN, o Governo do Estado realizou ainda a soltura de alevinos de beijupirá e de camarão pitu, para a manutenção e aumento do estoque natural pesqueiro para a consequente melhoria da renda das comunidades costeiras.

Deixe um comentário