Notícias

















































Evento celebrou o Dia Estadual do Brega e reuniu grandes nomes do gênero em noite memorável em Natal (RN)
O Teatro Alberto Maranhão, em Natal, foi palco de fortes emoções na noite desta quinta-feira (5) durante a terceira edição do Grande Encontro do Brega, que homenageou o cantor e compositor Carlos Alexandre, um dos maiores nomes do gênero romântico no Brasil. O evento gratuito, promovido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte por meio da Fundação José Augusto e da Secretaria de Estado da Cultura, reuniu ícones do brega potiguar e nacional em uma celebração repleta de música, nostalgia e reconhecimento.
O tributo, realizado em comemoração ao Dia Estadual do Brega, instituído pela Lei Nº 11.452/23, levou ao palco nomes consagrados como Carlos Alexandre Júnior, Fernando Luiz, José Orlando, Roberto Cantor, Alvymar Farias & Karla Patrícia, além de Ary Maia, que emocionaram o público com interpretações apaixonadas e clássicos que marcaram gerações.
A noite também foi marcada por um momento especial: o cantor e produtor musical Carlos André (Oseas Lopes), natural de Mossoró, recebeu o título de cidadão natalense, em reconhecimento à sua contribuição para a música popular brasileira. A homenagem foi entregue em meio a aplausos calorosos e reforçou o papel de Carlos André como uma das figuras mais importantes do brega no país.
Financiado com recursos de emenda parlamentar do deputado Ubaldo Fernandes, o evento contou com o apoio institucional do Teatro Alberto Maranhão. Para o diretor do TAM, Ronaldo Costa, “o palco do teatro traz esse tom de nostalgia e reverência ao gênero mais amado do Brasil e consolida o evento no calendário cultural do estado”.
O diretor da Fundação José Augusto, Gilson Matias, ressaltou a importância da data comemorativa. “A criação do Dia Estadual do Brega valoriza um estilo musical profundamente enraizado na cultura popular potiguar, com grandes nomes como Carlos Alexandre, Fernando Luiz e Bartô Galeno”, destacou.
O brega, conhecido por suas letras apaixonadas e melodias envolventes, ultrapassa fronteiras regionais e é amplamente cultuado de norte a sul do Brasil. Agora, além de ter uma data estadual no Rio Grande do Norte, o gênero conta com o Dia Nacional do Brega, celebrado em 14 de fevereiro, conforme lei sancionada recentemente pelo presidente Lula.
“Defendo que o brega é uma manifestação cultural legítima, que gera renda, movimenta a economia criativa e dá oportunidade a muitos profissionais da música”, afirmou Fernando Luiz, uma das atrações da noite e coordenador de produção do evento.
Com casa cheia e emoção à flor da pele, o Grande Encontro do Brega reafirmou a força e o prestígio de um dos gêneros mais queridos da música brasileira, deixando no público o desejo de mais encontros como este nos próximos anos.

-
3 de setembro às 19:33
Evento para público 50+ acontece até esta quinta-feira (04), em Natal
-
2 de setembro às 15:29
União Pet Brasil, faz lançamento da campanha “Castração é a Solução” no Conjunto Neópolis
-
1 de setembro às 08:44
Adrenalina e velocidade marcaram a Grande Final da Copa RN de Indoor em Parnamirim
-
1 de setembro às 07:49
Corrida Beat.co Run – Natal, RN
-
30 de agosto às 10:23
União Pet Brasil realiza IV Encontro Estadual de Protetores de Animais no RN