Marca Maxmeio

Notícias

Por Vilma Torres de Agecom

Prestes a iniciar a 37ª missão do Habitat Marte, a nova edição virtual amplia a participação com integrantes de outros continentes. A missão terá início nesta quinta-feira, 30, e vai até o dia 4 de maio, com a participação dos pesquisadores Julio Rezende (Brasil), Eldridge de Melo (França), Agnieszka Elwertowska (Polônia), Maria Kondoyanni (Grécia), Arturo Escobar (Argentina), Marco Romero (Angola) e Davi Souza (Brasil).

Na missão virtual, de acordo com o professor da UFRN Julio Rezende, serão abordadas pesquisas interdisciplinares aplicadas à sustentabilidade em habitats espaciais e serão discutidas atividades operacionais e de pesquisa relacionadas à gestão de habitats espaciais, produção de alimentos, saneamento (abastecimento de água, esgoto e resíduos), energia e educação.

Por conta da pandemia da Covid-19, a proposta da missão no Habitat foi adaptada para a nova realidade para proteger a integridade dos participantes. As missões 33, 34, 35 e 36 (março a abril de 2020) já ocorreram de modo virtual, sendo que a última também foi transmitida pela internet.

Durante o experimento, os membros são convidados a participar de atividades remotas e temas de pesquisa associados ao espaço e à sustentabilidade. “Observamos como a estação de pesquisa contribuiria para soluções relacionadas ao isolamento durante o período do coronavírus, por exemplo”, explica Julio.

A estação é o único habitat análogo à Marte em operação no Hemisfério Sul. Desde dezembro de 2017, as missões já acumularam mais de mil horas, 120 participantes e mais de 80 dias de atividade no local. Durante as missões de simulação, os astronautas análogos seguem protocolos e rotinas de uma estação espacial, com uso de trajes espaciais para simular a paisagem de Marte.

Deixe um comentário

Btn Posts Anteriores