Marca Maxmeio

Notícias

16 de fevereiro às 07:31

Inaugurado 74º CMEI da cidade do Natal

[nggallery id=909]

O bairro do Pitimbu ganhou na tarde desta quarta-feira (15) o 74º Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), o 55 º da atual gestão da Prefeitura Municipal do Natal, denominado CMEI Professora Antônia Fernanda Veras Jalles, localizado na rua Rio Suassuí, esquina com avenida dos Xavantes, na segunda etapa da Cidade Satélite.
A prefeita Micarla de Sousa participou da solenidade de inauguração, tendo também na ocasião transmitido o cargo de chefe do executivo para o presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Edivan Martins, que permanecerá como prefeito de Natal em exercício no período de 15 a 27 de fevereiro, durante afastamento da prefeita e do seu vice, Paulinho Freire. Na solenidade, o vereador Ney Lopes Júnior assumiu o cargo de presidente do legislativo municipal, no lugar do vereador Edivan Martins.
“Nossa gestão foi a que mais investiu nas áreas da saúde, educação e a que mais priorizou os servidores públicos municipais, que para nós foi uma marca de cidadania e respeito com a população natalense. Neste momento, quero destacar a atenção especial que temos dado à educação infantil, pois no início de nossa gestão tínhamos cerca de 2 mil crianças atendidas em 22 CMEIs. Atualmente já são 74 CMEIs beneficiando 15 mil crianças”, destacou a prefeita Micarla de Sousa.
Já o secretário municipal de Educação (SME), Walter Fonseca, destacou a importância de se investir na educação infantil. “Investir na educação é contribuir para a construção de um futuro digno para todos. E é o que temos feito nesta gestão, ressaltando também o respeito para com o educador infantil que nesta administração conquistou seu Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV)”, salientou o titular da SMS, Walter Fonseca.
O CMEI Professora Antônia Fernandes Jalles foi construído com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), dentro do Pró-Infância, totalizando investimentos na ordem de R$ 2 milhões, sendo R$ 550 mil de contrapartida do município de Natal para equipar e colocar o CMEI em funcionamento. O CMEI tem padrão B dentro das três classificações existentes na rede municipal de ensino.
O estabelecimento de ensino funcionará com 18 professores e seis auxiliares de sala, uma cozinheira, duas auxiliares de cozinha, quatro porteiros, quatro vigias, coordenação pedagógica e secretária. A gestão da unidade terá a responsabilidade das professoras Ieda Maria Albuquerque (diretora) e Ana Paula Cavalcanti de Lima (vice) e atenderá a 250 crianças de quatro meses a cinco anos de idade. “As aulas serão iniciadas no próximo dia 1 de março”, informou a diretora Ieda Albuquerque.
Estrutura
A unidade conta com oito salas de aula, uma sala multiuso, um laboratório de informática, refeitório coberto, cozinha, lactário, anfiteatro, banheiros para alunos, professores e servidores, sendo um adaptado para pessoas com necessidades especiais, sala de berçário, sala de estimulação. O espaço está localizado em uma área de 1.118 metros quadrados.
A homenageada Fernanda Jales
Antônia Fernanda Veras Jales nasceu em 25 de julho de 1967. Casada com Diógenes Veras, e mãe de três filhos. A professora morreu no dia 13 de julho de 2011 durante o acidente com o avião da empresa aérea Noar.
Formada em Pedagogia, Fernanda tinha doutorado em Educação Infantil voltada ao contexto bilíngüe pela Universidade Complutense, da Espanha. Viajava constantemente para Recife, Fortaleza e Brasília para debates sobre a educação infantil, área à qual ela dedicou grande parte dos estudos.
Foi diretora do Núcleo de Educação Infantil (NEI) da UFRN e quando morreu coordenava o programa de extensão e pesquisa da escola na formação de professores. Na solenidade de inauguração compareceram irmãos e sobrinhos da homenageada, além da mãe Maria Licelda Pereira Jales e o filho, Victor Jales de Oliveira, que falou em nome da família

Deixe um comentário

1 comentário em “Inaugurado 74º CMEI da cidade do Natal

  1. silva disse:

    pode chegar nesta instituição de 17:00 horas da tarde para fazer a matricula do seu filho no outro dia pra ver se consegue,digo isso por esperiencia própria,tudo politicagem conheço algumas fucionarias que trabalhou no projeto e estão a mais de seis meses sem receber os salários segundo elas,tudo politicagem pra enganar a população natalense

Btn Posts Anteriores