Marca Maxmeio

Notícias

praia_foto_jean_lopes

Assuense premiado na Nova Zelândia
Jean Lopes conquista prêmio internacional

O fotógrafo assuense Jean Lopes é finalista num concurso internacional de fotografia na Nova Zelândia. Promovido por uma editora e com temática voltada para a amizade, família, amor e risos, o concurso M.I.L.K. selecionou 150 trabalhos do mundo todo. Cada um dos finalistas receberá quinhentos dólares e disputará o prêmio principal de US$ 50 mil. O resultado final sai no dia 31 desse mês, e será escolhido por Elliott Erwitt, fotógrafo da lendária agência Magnum de fotografia, um dos organizadores do prêmio.
As fotos premiadas serão impressas numa edição luxuosa e ainda farão parte de uma exposição itinerante.

Na primeira edição, realizada há dez anos, disputaram o concurso mais de 17 mil fotógrafos, incluindo 4 fotojornalistas consagrados com o Pulitzer Prize – o mais importante da imprensa americana. Na ocasião, foram mais de 40 mil trabalhos, provenientes de 160 países. Os números desse ano ainda não foram divulgados.

Flagrante em dia de lazer
Jean Lopes conta que estava na praia de Ponta do Mel, em Areia Branca. Percebeu que um grupo de crianças se divertia brincando com um cachorro. Elas corriam, e o cachorro corria atrás. “Uma hora, a garotinha se distanciou do grupo”, conta o fotógrafo, “e acabou alcançada pelo animal”. O flagrante lembra um antigo anúncio da Coopertone, e é o resultado de um olhar apurado e a paixão pelo ofício. Era o último dia de 2005 e Jean ia passar o réveillon na praia. Encontrou o grupo e percebeu ali uma foto em potencial. “É como já disseram: é preciso crer para ver”, diz o fotógrafo, reforçando uma das características mais marcantes de todo bom fotojornalista, a capacidade de antever uma situação. “Raras são as atividades que você pode exercer como profissão e hobby ao mesmo tempo”, opina Jean, que já conta cinqüenta prêmios no currículo.

Deixe um comentário

2 comentários em “Jean Lopes conquista prêmio internacional

  1. Thyrone disse:

    Parabéns a Jean. Tive o prazer de conhecê-lo recentemente aqui em Natal e, além de apreciar muito o seu trabalho, passei a admirá-lo também como pessoa. Naquela oportunidade, falei-lhe que Açu, além da cidade dos poetas, pessoas que constroem com as palavras, também está sendo a cidade do poeta das imagens graças a ele! Que cresça mais e mais nessa forma de expressão!!!

  2. wellington lima disse:

    Parabéns….conheço o jean à alguns anos…apesar de não vê-lo com freqüência mas quem conhece Jean sabe da tranqüilidade e humildade dele…é um bom garoto e sabe explorar muito bem as situações que lhe premeiam com ótimas imagens…torço muito por Jean (nem precisa né? ) mas…ele sabe o que faz…parabéns Jean um abraço. OBS lembra muito o comercial da Coppertone né?