Marca Maxmeio

Notícias

Juca Kfouri realiza palestra na UFRN e critica obras da Copa

Jornalista falou sobre a situação das obras da Copa do Mundo e das Olímpiadas do Rio de Janeiro, criticando ferrenhamente as organizações dos eventos.

Por Geraldo Miranda – Nominuto.com

“Sai de São Paulo e vi aquele lindo estádio, o Fielzão, e ao chegar a Natal vi também esta maravilha de Arena das Dunas”. Com esta ironia, o jornalista esportivo Juca Kfouri abriu sua palestra no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde falou sobre Copa 2014, casos curiosos de sua carreira e temas polêmicos.

José Carlos Amaral Kfouri é natural d São Paulo e nasceu no dia 4 de março de 1950. Ele é formado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Juca Kfouri começou sua carreira no jornalismo nas revistas Placar e Playboy, foi comentarista do SBT, da rede Globo, da rede Cultura, da RedeTV e, atualmente, está na Rádio CBN e ESPN Brasil, além de ser colunista da Folha de São Paulo.

O jornalista falou sobre como começou sua carreira e fez criticas a organização da Copa de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016. “Aqui no Brasil a desorganização começa pelos chefes dos comitês. No caso da Copa, temos o exemplo de da copa da Alemanha, onde o chefe do comitê organizador foi Franz Beckenbauer e nas Olímpiadas de Londres temos o ex-atleta Sebastian Coe”, diz.

Juca Kfouri também comentou sobre a falta de mudanças a frente das organizações esportivas e definiu o momento do país no esporte como um “boom do negócio esportivo, onde infelizmente não é um boom do esporte, hoje o Brasil não tem nenhuma formação olímpica para ser sede da olímpiada. Hoje estamos léguas e léguas dos outros países em termo de organização. Hoje o que temos em relação ao futebol é que nós somos uma fabricação de talentos que é invencível, por isso justifica a vinda da copa”, explica.

E para justificar a critica o jornalista usou como exemplo o Pan Americano do Rio de Janeiro. “Na hora de se falar em gastos o Pan só deveria gastar por volta de 400 milhões, porém foi gasto por volta de 4 bilhões de reais, onde seria feita a despoluição das lagoas Rodrigo de Freitas e da Guanabara, além da criação de uma linha de metrô, porém nada disso foi feito e o pior se criou o complexo aquático Maria Lenk sob a desculpa de se usar para as olimpíadas, mas já foi informado pelo COI que este complexo não comportará as provas aquáticas e que nós teremos que construir outro. No fim das contas vamos gastar mais ainda”, dispara.

E em relação a Copa de 2014 Juca Kfouri foi enfático em relação ao jogo politico do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira. Ele atacou a forma com que está sendo feitos os projetos da Copa e que não existe necessidade de se fazer como na Europa.

“Aqui nós todos temos que rever os princípios para organizar esta copa, pois estamos fazendo uma copa da Alemanha no Brasil. Construindo novos estádios com padrão europeu e que serão usados apenas por um mês. Porque nós não reformamos os nossos estádios, invés de derrubar e construir outros. É um absurda a situação de São Paulo, preterir o Morumbi, que já é um dos melhores estádios do Brasil, só para ter que gastar com outros, isto é jogar dinheiro fora”, diz o jornalista.

 

Deixe um comentário