Marca Maxmeio

Notícias

Foto: Pablo Pinheiro
Clotilde-e-Henrique-Fontes-foto-de-Pablo-Pinheiro

Com texto de Clotilde Tavares e direção de Henrique Fontes, a peça é inédita e foi inscrita no edital da Prefeitura pela Casa da Ribeira

 

Por Itaércio Porpino

A Casa da Ribeira abre, a partir desta sexta-feira (15), processo de seleção de atores para a montagem de “Lamatown – Quando a lama virou mar”, um dos quatro espetáculos contemplados no edital Natal em Cena 2014, da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte).

 

A audição, para selecionar sete atores e dois estagiários, será realizada em duas fases. A primeira contempla a análise de currículo, carta de intenção e vídeo de leitura dramática; e a segunda é constituída de 12 horas de jogos teatrais, dinâmicas de improvisação individual e em grupo, além de pequenos experimentos vocais e musicais. O resultado será divulgado até dia 28 de setembro no site e facebook da Casa da Ribeira.

 

O processo de montagem se dará entre os meses de outubro e dezembro, em dez semanas de trabalho, de segunda a sábado, durante 4 horas diárias, provavelmente à noite (com exceção do sábado).

 

“Lamatown – Quando a lama virou mar” é mais um trabalho da dupla Clotilde Tavares (texto) e Henrique Fontes (direção geral), que em 2013 emplacou a peça “A Estrada ou O Milagre da Fé” na primeira edição do Natal em Cena.

 

No novo espetáculo, a direção de cena e movimento ficará a cargo da norte-americana Michele Minnick, diretora de teatro, performer, pesquisadora e professora mestre de Rasaboxes – técnica de preparação de atores que ela tem difundido no Brasil, Estados Unidos, Turquia e Canadá, entre outros países.

 

Inspirado na ideia central do clássico “Um Inimigo do Povo” (1882), do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen, “Lamatown” tem um caráter farsesco, com elementos do teatro épico, do teatro do absurdo e do teatro grego. O texto trata de forma cômico-trágica questões que estão em caloroso debate em Natal e no Brasil.

 

ENREDO

Lamatown é uma cidade à beira-mar, onde os problemas sociais foram resolvidos graças à descoberta de um recurso natural milagroso, que a todos enriquece: a lama do mangue. Esse recurso atraiu turistas do mundo inteiro pelos seus poderes curativos, eliminando a depressão, o tédio e a tristeza que tomaram conta do mundo.

 

Em Lamatown, os problemas com segurança foram resolvidos.

Todos são ricos e felizes. O dinheiro “corre a rodo”. Não existem pobres. Toda a economia gira em torno do uso lucrativo da lama medicinal pelos turistas.

 

Esse cenário, no entanto, não passa de uma distopia. Na verdade, a lama é inócua. Seu poder curativo é uma farsa montada por dois ou três proprietários do mangue, com a conivência das autoridades, e todos enriqueceram com o negócio. O totalitarismo e a corrupção imperam em Lamatown.

 

NATAL EM CENA

O edital Natal em Cena, que em 2013 inaugurou uma nova fase do Natal em Natal, evento de fim de ano promovido pela Prefeitura, selecionou em sua segunda edição, em 2014, quatro projetos inéditos, entre eles, “Lamatown – Quando a lama virou mar”, inscrito pela Casa da Ribeira.

 

Assim como os demais proponentes contemplados, a Casa receberá R$250 mil para a montagem e encenação do espetáculo, que terá 12 apresentações (três em cada região de Natal), além de ensaios abertos.

 

Dos quatro espetáculos, “Lamatown” é o único que comporá seu elenco por meio de seleção, oportunizando democraticamente a participação de atores e atrizes que não tenham grupos ou que estejam em processo de formação.

 

SERVIÇO | SELEÇÃO DE ATORES PARA ‘LAMATOWN’

Período de inscrição: 15 de agosto a 15 de setembro

Resultado final: até 28 de setembro

Todas as informações sobre a convocação para a seleção estão disponíveis no site da Casa da Ribeira (www.casadaribeira.com.br). Dúvidas podem ser esclarecidas pelo email produção@casadaribeira.com.br ou pelo telefone (84) 8734 6660 (Mariana Hardi).

Contato para entrevistas: (84) 8823 6083 (Henrique Fontes)

Deixe um comentário