Marca Maxmeio

Notícias

1Pratos_9910

[nggallery id=2089]

 

Por Janaina Amaral

A procuradora estadual, Leila da Cunha Lima reuniu seus amigos mais uma vez na sua casa de veraneio, em Maracajaú, para realizar o VII Festival Gastronômico. A premiação desta edição foi uma moldura com fotos clicadas por Leila. O encontro é uma brincadeira, onde os participantes procuram mostrar o que sabem fazer quando o assunto é gastronomia. Cada participante capricha e faz bonito. O vencedor geral desta edição eleito pelo júri foi o Procurador Estadual, João Carlos que concorreu na categoria sobremesa, e pelo júri popular a vencedora foi a jornalista, Janaína Amaral que participou na categoria entrada.

O time de juradas contou com a participação de cinco mulheres, além de Leila, as Procuradoras Estaduais Magna Letícia e Juliana Guerra, a Procuradora da Fazenda Elke Cunha e a chef do Dois Bistrô, Ana Roberta. Já o júri popular é formado por todos os acompanhantes.

Na categoria entrada concorreram a professora, Luciana Turini, com o prato Dolce Polvo – berinjelas, purê de batata doce e refogado de polvo. O prato obteve o terceiro lugar na categoria entrada.

A jornalista, Janaína Amaral fez o coco na quenga e homenageou Luís da Câmara Cascudo e sua filha Anna Maria. “Todos os grandes chefs buscam atualmente regionalizar seus pratos, então lembrei de Cascudo que nos ensinou que em tupi-guarani, a palavra potiguar equivale a comedor de camarão. Entre o mar, também encontra o coco que enriquece o paladar do nordestino e resolvi fazer o coco na quenga. Os camarões foram marinados no espumante, temperados com gengibre, pimenta moída na hora. Leva também lâminas de amêndoas, raspas de coco e salsão”, descreve. O prato ficou em segundo lugar na categoria entrada e em primeiro no júri popular.

O primeiro lugar na categoria entrada ficou com o empresário, Militão Chaves. Ele uma ginga, típico nordestino e impressionou todos os presentes. A ginga foi banhada na redução de caju em uma jacuzi de tapioca e prima-dona, com espuma de limão siciliano.

Na categoria prato principal, a publicitária Claudine Góis, levou o primeiro lugar em sua categoria e conquistou o 3o lugar geral. Claudine preparou codornas na redução de laranja, acompanhada de risoto de gorgonzola e maçã verde.

A funcionária pública, Janaína Targino, obteve o segundo lugar na categoria prato principal, ela também fez bonito. “Fiz um robalo flambado na cachaça, com purê defumado de banana da terra, acompanhada de farofa de amêndoas panko, uma espécie de farinha de pão que pode ser encontrada na Kouzina, a farofa também leva raspas de limão siciliano.

O chef do Fio de Azeite, Mirko Vale escolheu um prato light e denominou seu prato de Lagosta Chic. A lagosta foi grelhada na manteiga de tomilho fresco, arroz vermelho integral e cenoura, servido na abobrinha guarnecida com involtini de peito de peru com gorgonzola e damasco.

O Procurador Geral do RN, João Carlos concorreu na categoria sobremesa e obteve o primeiro lugar geral, com um trio clássico de chiffon, um bolo ultra leve e macio de origem americana e muito comum no Japão, Pavlova uma sobremesa em forma de bolo e a base de merengue cujo nome é uma homenagem à bailarina russa Anna Pavlova; e um creme brulée.

Em segundo lugar na categoria sobremesa ficou a gastróloga e proprietária do Gula sem culpa, Karina Cunha, ela denominou seu prato de Pequeno Príncipe. Karina fez uma sobremesa típica francesa savarin, um espécie de mini pudim, que Karina adaptou o prato e fez a massa de pão com macaxeira, manteiga de garrafa, calda de especiarias, run e fava tonka, com cobertura de chantilly e redução de cranberry.

Jordana Ásfora, advogada, ficou em terceiro lugar na categoria sobremesa, o prato dela foi Viva o Verão, um chessecake artesanal de massa leve. “Coloco metade da manteiga necessária para massa ficar fininha. Também não uso creme de leite. Ele foi coberto com goiabada derretida e o mais importante… foi feito com muito amor”, conta.

Confira colocação:

Categoria entrada:

1o lugar: Militão Chaves

2o lugar: Janaína Amaral

3o Lugar: Luciana Turini

Categoria Prato Principal

1o Lugar: Claudine Góis

2o lugar: Janaína Targino

3o Lugar: Mirko Vale

Categoria Sobremesa

1o Lugar: João Carlos

2o Lugar: Karina Cunha

3o Lugar: Jordana Àsfora

Vencedor Geral eleito pelo júri – João Carlos

Vencedora eleita pelo júri popular – Janaína Amaral 

Deixe um comentário