Marca Maxmeio

Notícias

15 de setembro às 23:04

Leonardo Boff fará palestra em Natal

Leonardo Boff abre palestras do 2º dia do CBCENF

São mais de mil profissionais inscritos na conferência do Téologo. Organização preparou até telão para transmitir a palestra em uma área externa para quem não conseguiu se inscrever.

Os dilemas sofridos pelos profissionais da saúde dizem respeito a todo cidadão, que uma hora ou outra recorre a esse serviço essencial. Por isso, reconhecer as dificuldades e trabalhar para enfrentá-las é um dos objetivos do Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF). Na 13ª edição, que ocorre desde esta quarta (15), no Centro de Convenções, em Natal, o tema principal é “Dilemas éticos e legais da Enfermagem”.

Nesta quinta (16), os assuntos trabalhados serão os aspectos críticos, greves, interdições éticas, duras escalas de plantões, começando pela conferência “A ética e o Cuidado”, pelo renomado teólogo Leonardo Boff, a partir das 9h, no Auditório Lavoisier Maia. Mesmo horário em que, na Sala Cotovelo, acontece a abertura de um evento paralelo ao CBCENF, o 7º Congresso Nacional de Residência em Enfermagem (Conarenf).

Em sua palestra, o professor falará sobre conceituações em relação à ética e o cuidar. “O cuidar, no ser humano, deve ser despertado, pois é intrínseco a todos nós. Nossas mães nos cuidaram quando nascemos e a ética é a aplicação deste cuidar”, declarou Boff, em uma entrevista concedida à reportagem do CBCENF. Para ele, independente dos recursos que a tecnologia nos ofereça no cuidado com a saúde, nada vai substituir um abraço, um afeto, uma palavra ou atitude de carinho, no momento em que o ser humano está fragilizado por alguma doença. “É aqui que entra o trabalho deste profissional, pois ele exerce uma missão, mais do que uma profissão”.

“Sabemos que os conceitos teóricos serão melhor absorvidos se aplicados na prática. Por isso, trouxemos esses eixos para o 13º CBCENF”, ressalta o presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Carlos Neri da Silva. Além de Boff, outros palestrantes também trabalharão o tema, como é o caso de Telma Ramalho Mendes, que falará sobre interdição ética em mesa-redonda que acontece na parte das 14h, quando Pedro de Jesus Silva abordará greve e Joaby Gomes Ferreira falará sobre aspectos legais.

E o que dizer do sofrimento moral da enfermagem? Esse é o debate que será encabeçado por Valéria Lerch Lunardi, a partir das 10h30. Mesma hora em que a ex-presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), Professora Francisca Valda da Silva, aborda “Autonomia e Cidadania de Profissionais de Enfermagem na saúde: cenários e desafios”.  A Palestra precede uma roda de conversa igualmente preocupada com o exercício dos enfermeiros: “Mercado de Plnatões – situação, risco para profissionais e usuários e regulação profissional, que terá a presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte (Coren/RN), Alzirene Nunes de Carvalho como coordenadora.

PARALELO

No 7º CONARENF, na Sala Cotovelo, destaques para a conferência de abertura “Pensando a ação moral do enfermeiro no contexto do sistema de saúde: da formação à prática profissional”, por Patrícia Unger Raphael Bataglia, por volta das 10h30, e a mesa redonda “O Impacto da Residência em Enfermagem na Formação Profissional: Avaliação dos Egressos”, a partir das 14h.

Deixe um comentário

Btn Posts Anteriores