Marca Maxmeio

Notícias

_MG_8772

[nggallery id=2115]

 

 

Rosinaldo Vieira

 

O carnaval de Macau 2015 proporcionará ao folião que venha para esta festa carnavalesca, considerada a maior do RN, uma estrutura de segurança que unirá tecnologia com aporte de policiais nas ruas.

 

Na terra do sal, distante 176 quilômetros da capital Natal, a estrutura de segurança para os cinco dias de reinado de momo, conta pela primeira vez deste ano, com uma Plataforma de Observação Elevada da Polícia Militar (POE), equipamento que é ligado a Secretaria de Segurança para Grandes Eventos (Sesge).

 

Segundo o major Edmilson Fontes, Gerente Operacional do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) do RN, que está comandando a estrutura tecnológica ao lado do palco instalado no Largo Cultural Mestre Avelino, a POE é um legado da Copa do Mundo de Futebol realizada no ano passado em Natal e que foi doado para o setor da segurança pública potiguar e orçado em R$ 2 milhões.

 

“Trouxemos a POE para Macau por ser o carnaval mais popular do Rio Grande do Norte e por isso requer mais aporte de segurança”, disse o major Fontes. O Gerente Operacional do Ciosp disse ainda que a estrutura deslocada para Macau, que permanecerá até a próxima terça-feira (17.2), é formada por duas carretas móveis, sendo uma delas funcionando como centro de comando e controle móvel, como se fosse um mini Ciosp, onde estão os monitores de visualização do que é captado pelas câmeras.

 

Cada uma das carretas móveis tem torres que alcançam até 15 metros de altura e que juntas têm 24 câmeras instaladas e que alcançam um raio de visualização no entorno do Largo Cultural Mestre Avelino de até três quilômetros de distância. “Temos um contingente de 10 policiais militares atuando com o POE aqui em Macau e que usam 30 rádios que já usam tecnologia de transmissão digital”, disse o major Fontes.

 

Para o assessor municipal de Segurança Pública, José André da Silva, a estrutura que se está montada em Macau para o carnaval deste ano, trará bem mais segurança para os foliões. “Não medimos esforços para fazer desta a festa da paz e da tranquilidade, pois estamos unindo a Polícia Miliar, a Polícia Civil e a Guarda Municipal para proteger a população local e os visitantes”, disse André da Silva.

 

Polícia Militar

O comandante da Primeira Companhia Independente de Macau, major Carlos Alberto Gomes de Oliveira, informou que para o carnaval de Macau conta com um contingente deslocado de 400 policiais, que cobrirão todos os setores que terão eventos.

 

“Estes policiais fazem parte de várias equipes da PM, como o Comando do Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), que atuará junto ao trânsito, a Companhia Independente de Polícia Ambiental (Cipam), que agirá nos casos de poluição ambiental, além de equipes do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam)”, informou o Major Gomes de Oliveira, que também está dando suporte na área do Hospital Antônio Ferraz, na praia de Camapum, na Secretaria Municipal de Tributação, no mercado público municipal.

 

Guarda Municipal

O comandante da Guarda Municipal de Macau, Francisco Edson da Rocha Guimarães, informou que conta com um contingente de 56 homens que atuarão nos cindo dias de festa. ‘Estamos fazendo um trabalho em parceria com a Polícia Militar, como, por exemplo, na entrada da cidade, onde estamos abordando carros e motos, na tentativa de evitar que entrem armas brancas e de fogo na cidade e para detectá-las nos utilizamos de detectores de metais”, disse o comandante Guimarães.

 

Para o vice-prefeito de Macau e secretário de Gestão e Serviços, Einstein Siqueira Barbosa, este carnaval tem uma estrutura de segurança compatível com sua grande dimensão. “Este ano investimos forte no setor da segurança para o carnaval, destacando a vinda das duas carretas de observação através do POE e a presença dos PM´s, que atuarão em parceria com nossa Guarda Municipal.”, disse o vice-prefeito Einstein Siqueira.

Deixe um comentário

Btn Posts Anteriores