Notícias
Maracatu Rural em Nazaré da Mata (PE): uma resistência que atravessa gerações

Em Nazaré da Mata, no interior de Pernambuco, fomos em busca de um carnaval encantado. E encontramos.




























Por Paulo Atzingen, com fotos de Canindé Soares, de Recife*
Nem só de trios elétricos, camarotes privados e blocos de rua vive o Carnaval Pernambucano. Junto a tudo isso, encontramos a fonte do Maracatu Rural, que nos remete a uma alegria original, quase primitiva, perdida entre as matas e os canaviais de Pernambuco.
Chegamos a Nazaré da Mata, a 68 quilômetros de Recife, e fomos recebidos por uma onda multicolorida de personagens encantados que representam o Maracatu na sua versão rural. Eles seguiam em seus grupos até a praça principal da cidade, onde ocorria a grande concentração. Mas o deleite não era apenas visual. O som envolvente de vários instrumentos musicais — zabumba, tambores, gonguê — acompanhava os grupos, criando uma atmosfera única.
Ao lado de meu amigo e fotógrafo Canindé Soares, seguíamos a correnteza de personagens do Maracatu de Nazaré da Mata: vaqueiros usando roupas de veludo e chapéus com fitas coloridas, representando a vida rural, destaque para o caboclo de lança, escondido atrás de uma grande massa de fitas e cores, sempre em movimento.
A tarde fomos para Olinda conhecer um pouco do frevo da cidade e a Casa de Seu Antônio onde consta fotos na galeria acima.
Leia mais no Diário do Turismo:
Maracatu Rural em Nazaré da Mata: resistência cultural

-
3 de setembro às 19:33
Evento para público 50+ acontece até esta quinta-feira (04), em Natal
-
2 de setembro às 15:29
União Pet Brasil, faz lançamento da campanha “Castração é a Solução” no Conjunto Neópolis
-
1 de setembro às 08:44
Adrenalina e velocidade marcaram a Grande Final da Copa RN de Indoor em Parnamirim
-
1 de setembro às 07:49
Corrida Beat.co Run – Natal, RN
-
30 de agosto às 10:23
União Pet Brasil realiza IV Encontro Estadual de Protetores de Animais no RN