Marca Maxmeio

Notícias

PROGRAMAÇÃO DO SÃO JOÃO DE NATAL,  TEVE INÍCIO NESTA QUARTA DIA 22.  

Depois de dois anos sem a fogueira queimar, o São João tem seus festejos confirmados. Em Natal a programação patrocinada pela Prefeitura e Funcarte, acontece de 22 a 26 de Junho reunindo uma série de shows, festival gastronômico, festival de marchinhas e festival de quadrilhas sempre às 18h.

O Festival Faz Mais Elino, que abriu a programação reuniu em sua edição de 2022, shows, premiações e a  4ª edição do Concurso de Marchinhas Juninas, um combo junino em um Arraiá que homenageou o potiguar Elino Julião.

Abertura da programação teve como protagonistas 17 compositores e 12 intérpretes potiguares que representaram as finalistas do Concurso de Marchinha Juninas Faz Mais Elino.

O Festival Faz Mais Elino reuniu participações musicais e shows de Leão Neto, Léo Forró NaManha, Ivando Monte, Rodolfo Amaral e Padre Caio Sanfoneiro.

Além do Concurso de Marchinhas e do Festival, a programação envolveu a entrega da 2ª Edição do Prêmio Elino Julião para nomes da cultura junina e de valorização do Forró tradicional.

O projeto surgiu como um estímulo à essa cultura junina genuinamente brasileira. O Concurso reforça e resgata a antiga tradição das marchinhas juninas, dando oportunidade aos diversos compositores que mostram a cada edição, talento e criatividade.

O Concurso de Marchinhas Faz Mais Elino foi criado em 2018 e homenageia o compositor, intérprete e forrozeiro potiguar Elino Julião, que em 13 de novembro deste 2022 completaria 86 anos. O Concurso, busca contribuir com as tradições do forró, destacando com as marchinhas juninas os compositores, intérpretes e instrumentistas potiguares, promovendo um saudável e importante concurso entre os talentos da nossa música. Após encerramento das inscrições foram selecionadas as 12 (doze) marchinhas que serão apresentadas ao público, na noite de quarta-feira com uma banda de 10 integrantes dirigida pelo músico Raphael Almeida.

A criação do Concurso de Marchinhas Juninas foi um sucesso em 2018, além da participação direta em um simbólico movimento de resgate cultural das marchinhas juninas no Estado, o projeto recebeu nas suas 4ª edições significativas inscrições de marchinhas vindas de vários bairros da cidade, grande Natal e municípios vizinhos.

Com a continuidade do Concurso em 2022 buscamos contribuir para a participação dos compositores e do público de todas as idades em uma brincadeira saudável no São João de Natal, com conteúdo e qualidade artística. Com isso, esperamos que haja renovação e valorização deste gênero, além da ampliação de repertório. Com o “Faz Mais Elino” queremos oferecer reconhecimento e valorização aos compositores, incentivos que podem contribuir para o desenvolvimento artístico, econômico e cultural dos participantes.

O São João é uma grande festa brasileira e que gera importantes resultados para a economia, o segmento parado desde 2020 sofreu as graves consequências da pandemia. O projeto que conseguiu ser  realizado de forma virtual ano passado chega em 2022 com grandes expectativas.

Com produção de Marcelo Veni, através da MV Projetos Criativos, desde a primeira edição os resultados mostraram que esse reconhecimento às manifestações juninas através do concurso e premiações agregadas, merece ser prestigiada com um projeto que as valorize, incentive e projete seus compositores, instrumentistas e intérpretes. 

                                                                                                                                      As marchinhas classificadas pela curadoria, coordenada pelo músico Mirabô Dantas, concorreram a 3,5 mil em premiações, aos troféus “Faz Mais Elino” e serão apresentadas ao lado da Banda das Marchinhas Juninas.

FINALISTAS DA 4ª EDIÇÃO DO CONCURSO DE MARCHINHAS JUNINAS

Título / Autor (es) Intérpretes
Beija-flor de Mandacaru          (DU7 / Chico Sete / Rauzito) DU7
Festa de São João (Francisco Lemos / Cláudio Saraiva) Cláudio Saraiva
Festa Todo Dia                           (Ney César Freitas) Ney & Chimene
Junto Com Você                          (Yrahn Barreto) Yrahn Barreto
Preces de Esperança                 (Luiz Antônio/ Jubileu Filho) Jubileu Filho
Sanfoninha Choradeira (Alexandre Moreira) Alexandre Moreira
São João do Centro Histórico de Natal                                                  (Jamilly Mendonça)           Jamilly Mendonça
São João do Meu Nordeste (Selminha Ferrari) Selminha Ferrari
São João Voltou                     (Beto Cunha) Beto Cunha
Sobe Balão                        (Selminha Ferrari / Henrique Compositor)                      Elton Lins
Sou Quadrilheiro  (Fernanda Azevedo e Jaciel Duarte)              Fernanda Azevedo
Viva o Nosso São João          (Gilson Sanfoneiro) Gilson Sanfoneiro                  

2º PRÊMIO ELINO JULIÃO

Contemplados de 2022

VERA DO PAJUÇARA
PERSONALIDADE DA CULTURA JUNINA

TANDA MACÊDO – RODA DE FORRÓ POTIGUAR
PROJETO DE VALORIZAÇÃO AO FORRÓ

LEONARDO PINHEIRO – FORRÓ NAMANHA
TRAJETÓRIA MUSICAL

Resultado do Concurso de Marchinhas Juninas – Faz Mais Elino 2022.

SANFONINHA CHORADEIRA
( Alexandre Moreira)
Marchinha do Ano – 1º Lugar

SÃO JOÃO VOLTOU
(Beto Cunha)
2º Lugar

SÃO JOÃO DO CENTRO HISTÓRICO DE NATAL
(Jamilly Mendonça)
3º Lugar

INTÉRPRETE DESTAQUE DA EDIÇÃO 2022
Beto Cunha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Btn Posts Anteriores