Marca Maxmeio

Notícias

[nggallery id=1028]

 


O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT), recebeu na noite desta quinta-feira (10), no plenário Érico Hackradt, o título de cidadão natalense e a comenda dos 400 anos da CMN. A propositura foi dos vereadores Fernando Lucena (PT) e Assis Oliveira (PR). Marco Aurélio Spall Maia é natural da cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul, e atualmente é presidente da Câmara dos Deputados, em Brasília.

 

Marco Maia iniciou sua carreira política há 15 anos no movimento sindical, quando se elegeu dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas. Em 2001, assumiu a Secretaria de Administração e Recursos Humanos do Governo do RS; e, em 2003, presidiu a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. (Trensurb). Elegeu-se pela primeira vez como deputado federal em 2005 e está no exercício do seu terceiro mandato parlamentar.

 

Em um breve discurso, o presidente da casa, vereador Edivan Martins (PV), falou sobre a história de Marco Maia e seu Estado. “Marco Maia dedicou sua vida a luta sindical. É ousado como os tropeiros; tem visão politica como os intendentes; é agregador como os pescadores nas margens do Rio dos Sinos”, discursou em verso Edivan Martins.

 

O presidente da casa lembrou também da luta da Câmara Municipal de Natal pela propriedade do Palácio Frei Miguelinho e pelo sinal aberto da TV Câmara e entregou a Comenda Comemorativa dos 400 Anos. “Esta é uma casa, que apesar dos seus 400 anos, nunca teve uma casa. Nascemos sob o teto de estrelas que clareavam as muralhas do forte. (…) Como presidente deste Poder Legislativo peço ainda a vossa excelência o apoio e empenho para que a nossa TV Câmara integre, este ano, a rede legislativa de TV Digital”, destacou Edivan Martins.

 

Os vereadores Fernando Lucena e Assis Oliveira entregaram conjuntamente o título de cidadão natalense.  “O deputado Marco Mais tem uma atuação democrática e republicana na Câmara Federal. É um exemplo de vida pública iniciada no movimento sindical”, discursou Fernando Lucena.

 

O também propositor da homenagem vereador Assis Oliveira destacou a importância do deputado Marco Maia na decisão da Justiça Eleitoral sobre a vacância e as suplências dos cargos parlamentares eletivos. “A medida que pessoas assumem cargos de direção e usam a lei sobre todas as dúvidas o país cresce. Fazer a coisa certa na hora certa com segurança é uma característica  do deputado Marco Maia”

 

O presidente da Câmara dos Deputados, deputado Marco Maia, agradeceu a homenagem e enfatizou a importância das casas legislativas para o exercício da democracia no país. “A gente olhava com muita desconfiança para a classe política. Mas há um valor fundamental na sociedade que é direito do cidadão de poder participar ativamente da vida política do nosso país. Quem sustenta o processo democrático são as casas legislativas que são os fiadores deste sistema. Nosso papel é garantir que essas instituições continuem funcionando plenamente. O Brasil é hoje um país democrático por ter um sistema legislativo forte que consegue realizar mudanças na vida das pessoas”, disse.

 

E complementou: “Eu me sinto extremamente orgulhoso de receber esse título pelo papel que representa esta Câmara para o fortalecimento do nosso país. O titulo que vocês me concedem significa que visão e as decisões que nós tomamos lá na Câmara dialogam com o Brasil, com o Rio Grande do Norte e com Natal”, finalizou Marco Maia.

 

A solenidade de entrega do título foi prestigiada pela governadora do Estado, Rosalba Ciarlini (DEM); pela prefeita de Natal Micarla de Sousa (PV); pelo senador Paulo Davim (PV); pelos deputados federais Henrique Eduardo Alves (PMDB), Fátima Bezerra (PT), Paulo Wagner (PV), Rogério Marinho (PSDB) e João Maia (PR); pelo presidente da Assembleia Legislativa deputado Ricardo Motta (PMN); e pelo  deputado estadual Fernando Mineiro (PT).

 

Os vereadores Ney Lopes Jr (DEM), Júlio Protásio (PSB), Júlia Arruda (PSB), Raniere Barbosa (PRB), Bispo Francisco de Assis (PSB), Dickson Nasser (PSB), Aquino Neto (PV)e Chagas Catarino

 

Ainda participaram da solenidade o presidente da FECOMERCIO Marcelo Queiroz, o diretor do SEBRAE João Hélio Cavalcanti, e o Comandante do 3º Distrito Naval Vice-Almirante José Pierontoni.

 


Assessoria de Comunicação da
Câmara Municipal do Natal – ASSECAM

Deixe um comentário

1 comentário em “Marco Maia recebe título de cidadão natalense

  1. LEO disse:

    Só uma dúvida: O que o nobre cidadão fez por Natal?

Btn Posts Anteriores