Notícias
Meia entrada, para jornalistas
Dia do Jornalista (07/04)
Gustavo Fernandes apresenta Projeto de Lei que institui meia entrada, para jornalistas, em eventos culturais e esportivos
Benefício contemplará somente profissionais diplomados e sindicalizados do Rio Grande do Norte
O deputado estadual Gustavo Fernandes (PMDB) apresentou, nesta terça-feira (05), na Assembleia Legislativa do RN, um Projeto de Lei que institui a meia entrada para jornalistas em todos os locais públicos de cultura, casa de diversões, espetáculos, praças esportivas e similares do Rio Grande do Norte. Caso aprovado, o benefício contemplará somente profissionais diplomados e associados ao Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Norte (Sindjorn).
O PL tem o propósito de proporcionar aos jornalistas potiguares um benefício legítimo e amplamente praticado, em diversos países, voltado para a prática profissional e à função social do jornalista. A iniciativa busca facilitar o acesso desses profissionais aos bens culturais e esportivos realizados no Estado – condição importante para o desempenho da profissão.
“Outras categorias em diversos estados do Brasil já possuem este direito. Entendo que proporcioná-lo aos jornalistas do RN permite a ampliação do repertório cultural de quem trabalha diretamente com informação e tem um papel de formador de opinião.O jornalista precisa estar atualizado para melhor informar”, analisa Gustavo Fernandes.
A iniciativa foi recebida positivamente pelo Sindjorn. “Foi um grande presente neste Dia do Jornalista. Já comuniquei à Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), que também elogiou a iniciativa do deputado Gustavo Fernandes. Trata-se de um fato pioneiro no RN e que precisamos levar para todo o Brasil. Os jornalistas precisam de uma boa bagagem cultural para trabalharem e terão, a partir disso, mais estímulo para se sindicalizarem”, observa Nelly Carlos, presidente do Sindjorn.
Para efeito desta Lei, é considerado “jornalista” o profissional que tenha concluído a graduação em Comunicação Social – Jornalismo (bacharelado), em universidade reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), e que seja associado do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Norte (Sindjorn).
Assessoria de Comunicação – Dep. Gustavo Fernandes
Taciana Chiquetti – F: 9411-6372
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
3 comentários em “Meia entrada, para jornalistas”

-
7 de maio às 12:46
Tango e homenagens às mães no Domingo com Arte de de Nova Acrópole
-
7 de maio às 11:21
Primeira Corrida do Hambúrguer do Nordeste ocorre em Natal
-
6 de maio às 17:54
Duplicação da BR-304 começa em setembro, garante ministro dos Transportes
Triste ver os jornalistas ( que já ganham mal), ainda terem estes tipos de “projeto de lei” cogitados em seu favor. Já não basta serem lisos e ganhar pouco, agora querem compensar assim?
Porque este mesmo parlamentar não se mobiliza para um piso salarial mais digno?
Faz muito mais sentido.
DEP. meia entrada para os deficiente em todos os locais públicos de cultura, casa de diversões, espetáculos, praças esportivas e similares do Rio Grande do Norte.
Ridículo esse projeto de lei. Esse tipo de regalia a determinadas profissões somado ao fato de ser mais fácil conseguir uma carteira de estudante do que passar no jardim de infância só faz com que os preços normais dos eventos culturais sejam absurdamente caros. Vinte Reais uma entrada de cinema, 50 conto para qualquer show mais ou menos. Quando o show é de atração nacional, aí é no mínimo 90 reais. É exploração, mas o pensamento dos organizadores desses eventos é lógico: se todo mundo vai pagar meia entrada, então eu dobro o preço. Nunca entendi esse negócio de meia entrada em eventos culturais. Qual a lógica? Claro que quando estudante eu adorava e defendia, mas hoje eu vejo que o benefício de alguns ocasiona o prejuízo do restante da sociedade.