Marca Maxmeio

Notícias

Circuito dos Festivais Gastronômicos e Culturais do RN abre com festival em Monte das Gameleiras, na Serra da Borborema, de 6 a 8 de julho
Pelo menos 12 nomes entre os mais talentosos chefs locais vão tomar um ‘chá de sumiço’ de Natal no próximo fim de semana. O motivo é o II Festival Gastronômico e Cultural de Monte das Gameleiras, realizado entre os dias 6 e 8 de julho, no município localizado no lado potiguar da serra da Borborema.
Convidados para ministrar oficinas na Tenda Gastronômica do festival, os chefs Nívia Pedroza (Cook &Luxo), Francisco Gasteasoro (La Brasserie de La Mer), Domingos Costa (Villas da Serra/Portofino), Sanylle Faraj (Guinza), Thiago Gomes (chef do Camarões), François Schimitt (chef consultor do Camarões), Witame Jr (Piazza dei Fiori), Gabriel Camilo e Cacau Wanderley (Universidade Potiguar) e Fernando Gomes (chef confeiteiro da Eloi Chaves), além do sommelier Rodrigo Lima (Gran Cru) e da nutricionista Andrezza vão se dividir em várias oficinas entre sexta-feira e sábado, todas abertas ao público e gratuitas.
O Festival de sensações e sabores vai se completar com a participação dos restaurantes convidados da região e de Natal, que ficarão devidamente instalados em torno da grande tenda. A pousada Pedra Grande vai estrear no festival levando seu restaurante para a praça. Também estarão o Curva do Vento, a Galinha da Totóia, Dona Adalva do Paçoca de Pilão, Pizzaria Calígula, casa de pastéis Minha Massa, tenda de doces típicos e cachaçaria Ombak.
A parte musical se divide em dois ambientes. Próximo aos restaurantes se concentram os shows acústicos. Na sexta estarão lá o grupo Bom Malandro (samba), banda Im Not Cat Now (brega) e o cantor Rodolfo Amaral. No sábado, a partir das 20h, tem apresentação Orquestra Sanfônica de Mossoró, grupo de pé de serra Forró na Manha e banda Perfume de Gardênia.
Na rua paralela será montado o palco maior, para shows de bandas mais agitadas. Na sexta-feira se apresentam o cantor Pedro Lucas, em seguida Forró Arretado. No sábado tem a banda Grafith, Banda Jogo de Cintura e Hélio dos Teclados. E no domingo, Forró Peso Pesado e Forró Pegado.
Gameleiras fica a 125 km da capital Natal, numa altitude de 576 metros e temperaturas amenas. A cidade tem 2,3 mil habitantes. Apesar de pequena, possui muitos atrativos naturais, além de construções como a igreja matriz de São Sebastião, a via sacra, mirante, hotéis arrojados como Pousada da Pedra e, na vizinha São Bento, a pousada Villas da Serra pertencente à Associação Roteiros de Charme.
Para garantir a estada de quem pretende passar o final de semana na serra, mas já não encontrou hospedagem nos hotéis, a Prefeitura de Monte das Gameleiras disponibiliza um cadastro de casas para alugar.
O contato para informações é 84-3694-0017. As casas são grandes, arejadas e bem cuidadas, podendo receber famílias e grupos mais numerosos. “Se no ano passado a festa já superou nossas expectativas, este ano resolvemos ampliá-la para acomodar melhor as pessoas e os visitantes”,  disse a prefeita Edinha Pinheiro.
Também haverá apresentações de artistas circenses, entre eles Mané Beradeiro (personagem do poeta Francisco Martins, um contador de causos, poeta e apresentador), o artista circense João Perna-de-pau e oficina de teatro dirigida para adolescentes, para até 25 pessoas com 06 horas/aula, ministrada pela atriz e bailarina Giovanna Araújo.
O Festival de Monte das Gameleiras é uma realização da Lógica Eventos Culturais, com patrocínio da prefeitura de Monte das Gameleiras. A coordenação geral é do  empresário Walde Faraj, Caros Lira Jr e a chef Sanylle Faraj, como coordenadora gastronômica.
CONFIRA AS OFICINAS – Sexta e sábado, a partir das 18h
Andrezza (nutricionista local): Oficina de boas práticas na cozinha
Sanylle Faraj (chef Guinza e coordenadora): Oficina para as merendeiras, com foco no reaproveitamento de ingredientes e  sustentabilidade com sabor
Witame Jr.(Piazza dei Fiori) : Oficina de culinária Italiana de baixo custo
Cacau Wanderley(coordenadora UnP): Oficina de pães artesanais
Gabriel Camilo (professor UnP): Oficina interativa com a população
Rodrigo Lima (Sommelier Gran Cru) : Palestra de enogastronomia
Thiago Gomes-(chef do Camarões) : Oficina de gastronomia contemporânea. “Risoto de filé de Sol”
Domingos Costa: Oficina a La minuta! Desenvolvimento de pratos elaborados
Francisco Gasteasoro (La Brasserie de La Mer): Oficina criativa: “Batata Rosti com tilápia”
Nívea Pedroza (Cook&Luxo) Cozinha de arte “Prato Surpresa”
François Schimtt  (Chef Consultor do Camarões): Oficina interativa criativa com foco na sustentabilidade
Fernando Gomes (chef confeiteiro da  Eloy chaves): Oficina infantil com esculturas de chocolate
Atrações musicais no palco
Sexta-feira, dia 6
Pedro Lucas
Forró Arretado
Sábado, 7
Grafith
Banda Jogo de Cintura
Hélio dos Teclados
Domingo, 8
Forró Peso Pesado
Forró Pegado
Atrações do coreto
 06/07 – Sexta
Grupo Bom Malandro (samba)
Im Not Cat Now (brega)
Rodolfo Amaral
07/07 – Sábado
Orquestra Sanfônica de Mossoró
Forró na Manha
Perfume de Gardênia
Serviço
II Festival de Monte das Gameleiras-RN. Tel da Prefeitura de Monte das Gameleiras (84) 3694-0006. Para cadastro de casas para alugar: 84-3694-0017. Direção geral Walde Faraj: 9982-0044.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Btn Posts Anteriores