Marca Maxmeio

Notícias

2 de novembro às 13:37

Minha Cidade, minha origem

Minhacasasb

Casa onde nasci em 1960, num sitio a 1 km da cidade


Igreja de São Sebastião onde fui batizado e o por-do-sol na viagem de volta.

Nasci em 13 de abril de 1960, 8 dias antes da inauguração de Brasília, na cidade de São Bento do Trairi, RN, e no final do ano de 1967, meu pai então agricultor resolve se mudar para Natal em busca de melhores dias.No ano de 2002 depois de aposentado meu pai resolveu voltar para sua terra São Bento juntamente com minha mãe e uma Irma. Até essa época só tinha voltado uma vez a minha terra natal.Nos últimos anos essa ida a São Bento tem sido com certa freqüência. No último sábado voltei mais uma vez, desta acompanhado do meu filho mais Thiago e meu neto João Henrique.
Ai alguns registros da viagem.

A historia de São Bento do Trairi distante 126 km de Natal e com uma população estimada pelo IBGE para este ano de 2008 de 3.820 habitantes.

Na fazenda São Bento, por estar localizada às margens do riacho São Bento, um dos afluentes do rio Trairi, pertencente a José Paulino de Oliveira Garrote, teve início no ano de 1907 uma povoação.
Em 1911, Dona Francisca Paulino de Oliveira, esposa de José Paulino, mandou erguer uma capela em homenagem a São Sebastião, por uma graça alcançada e o santo tornou-se o padroeiro da localidade. Quando José Paulino faleceu, em 1913, a região liderada, inicialmente, por sua fazenda, já tinha se tornado o próspero povoado de São Bento.
O crescimento de São Bento foi motivado, principalmente, pelo plantio de algodão e de cereais, fazendo com que o povoado, da região do Trairi, em 1914, fosse citado como forte economicamente.
Em novembro de 1953, o povoado foi elevado à condição de vila com o nome de São Bento do Trairi. No dia 31 de dezembro de 1958, através da Lei no 2.334, São Bento do Trairi desmembrou-se de Santa Cruz, conquistou sua emancipação política e tornou-se município do Rio Grande do Norte.

Deixe um comentário

9 comentários em “Minha Cidade, minha origem

  1. camille correia disse:

    Shooow! Expressou muita emocao em poucas palavras num vocabulario simples e tao NOSSO !

  2. BARBOSA/PEBINHA disse:

    Parabens cara, é bom vez por outrar lembrar do nosso passado.

  3. João Vianey disse:

    Olá meu amigo Canindé!
    Me identifiquei com a sua história.
    Também nascí no pé de uma serra – a serra do Teixeira, na Paraíba; mais precisamente no município de Desterro – a casa, coincidentemente ficava há 1 km da cidade.
    É extremamente gratificante esse retorno às origens.
    Um abraço fraterno!

  4. JOTA MEDSEIROS disse:

    Olá meu conterranio parabens pelo o bog,eu também sou de são bento mas moro aqui em Natal onde sou diretor de uma rádio comunitária,mas também não escondo munhas horigens,apesa de muitas coisa teren acontecido amo aquela terra.

  5. Juvanilson disse:

    É muito bom ver histórias como essas, chego me emociono em saber que você nasceu na casa em que eu nasci também e continuo morando hoje.

    Parabéns pelo um ótimo blog!
    Abraços.

  6. André Augusto disse:

    Felicidade e orgulho imenso em saber que uma pessoa exalta tão bem suas origens, digo isso porque há 24 anos nasci moro nessa cidade…Parabéns! Já arranjou um freqüentador aciduo do seu blog!

  7. gessica disse:

    minha origem

  8. Narielly disse:

    Adorei essa materia, é muito bom a gente não esquecer nossa origem,
    sou de Santa Cruz,
    adorei seu blog, um abraço!

  9. Ney Douglas disse:

    Muito bonito seu texto! fiquei emocionado, pois tambem sou de origem humilde, mais uma vez parabéns caninde!!!

Btn Posts Anteriores