Marca Maxmeio

Notícias

[nggallery id=1433]

Mulheres são homenageadas pela prefeitura com medalha Nísia Floresta

Dentro das comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, o prefeito de Natal, Carlos Eduardo participou nesta sexta-feira  (08),  da solenidade de entrega da Medalha de Honra ao Mérito “Nísia Floresta”, homenagem feita pelo executivo municipal a mulheres que prestaram grandes serviços as causas feministas.

Foram agraciadas: Odaíza Pontes Galvão (Mestra do grupo Boi de Reis – Felipe Camarão), Ana Claudia Mendes (Conselheira CMDM e Coletivo Leila Diniz), Márcia Maia (Deputada Estadual), Lucineide de Mendonça Freire (Presidente do Conselho da Mulher), Sonia Isidoro Palmeira (representante da comunidade de Nova Natal) e Justina Iva (Secretária Municipal de Educação de Natal). O evento aconteceu no Salão de Festa do Solar Bela Vista.

O grupo de teatro “Absolutas” – formado por policiais militares femininas – abriu a solenidade com uma encenação, mostrando a força da mulher. Logo após a cantora potiguar Fátima Aguiar interpretou o hino nacional brasileiro acompanhada da violinista Isabela Morais. A apresentação da dupla emocionou o público presente.

Em seu discurso, o prefeito destacou a importância das mulheres em sua administração, lembrando a companheira de governo e vice-prefeita, Wilma de Faria, e das várias secretárias que ocupam pastas importantes da gestão atual como a de Planejamento (Virgínia Ferreira), Educação (Justina Iva), Mobilidade Urbana (Elequicina Santos), Trabalho e Assistência Social (Ilzamar Pereira), NatalPrev (Maria Helena Pinheiro), Ouvidoria (Ana Maria Xavier de Oliveira) e Tributação (Aíla Cortez). Para Carlos Eduardo, essa grande representação feminina no seu governo mostra a sensibilidade da gestão em relação às mulheres.

Carlos Eduardo lembrou a importância de Nísia Floresta – escritora e poeta potiguar que dá nome a homenagem – resgatando os feitos dessa mulher que tinha pensamentos e comportamentos bem a frente do seu tempo e acabou conquistando uma grande projeção internacional. O chefe do executivo municipal parabenizou as homenageadas e conclamou as mulheres a continuarem na luta pela igualdade dos direitos, contra a exploração sexual e violência domestica, colocando a Prefeitura do Natal a disposição das demandas da classe: “Muito já foi conquistado, mas é preciso avançar ainda mais na igualdade para as mulheres”, disse.

A deputada estadual Márcia Maia, uma das agraciadas com a medalha, prestou uma homenagem às mulheres em nome de sua mãe, a vice-prefeita Wilma de Faria. A parlamentar elogiou as primeiras ações da atual administração municipal que possibilitaram o resgate da dignidade das mulheres. Márcia revelou que as Casas Abrigos – programa municipal que acolhe mulheres que sofrem com a violência doméstica – estavam completamente abandonadas, mas a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social agiu rápido e melhorou a estrutura dos locais, comprando alimentação e reforçando o atendimento.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Lucineide Mendonça Freire, fez um histórico das ações e conquistas do CMDM e garantiu que o trabalho e o esforço vão continuar. “Na sociedade atual a mulher assumiu um papel de destaque, mas ainda existe muito preconceito e desigualdade e o conselho tem como obrigação cobrar e buscar políticas públicas que ajudem a quebrar essas resistências”. Segundo Lucineide, as mulheres tem como característica a luta pela coletividade e vão usar esse poder para obter mais conquistas.

Deixe um comentário

Btn Posts Anteriores