Marca Maxmeio

Notícias

IMG_4421

IMG_4818

[nggallery id=1662]

[nggallery id=1663]

 

Agradecimento:

Aproveito para agradecer a Tenente Cibele, ao Comandante Cleber e toda equipe da Assessoria de Comunicação Social da Marinha pela confiança e respeito que sempre tiveram com meu trabalho e pelo convite para participar desse momento histórico e importante da Marinha do Brasil. Fiquei muito honrado e feliz pela oportunidade de poder registrar esse momento que com certeza ficará marcado com um dos mais importantes da minha convivência com a fotografia. Quero agradecer também em nome do Vice-Almirante Marcos Nunes de Miranda, comandante do 3º Distrito Naval e do Capitão-de-Corveta Robledo, comandante do Navio-Patrulha Oceânico “Araguari” a todos oficiais e praças pela excelente receptividade durante a estada de quase 24 horas a bordo do navio.

Canindé Soares
Repórter-fotográfico

 

O Comando do 3º Distrito (Com3ºDN) recebeu, na manhã desta sexta-feira (25), o Navio-Patrulha Oceânico “Araguari” (P122), o mais novo Navio da Marinha do Brasil, marcando um importante incremento para a segurança e a proteção das riquezas das águas da região. Este navio tem o diferencial de ter maior capacidade de permanência no mar, chegando a 35 dias sem necessitar regressar para reabastecer, além de possuir disponibilidade para receber um helicóptero no seu convôo.
Na chegada a Natal, o Comandante do 3º Distrito Naval, Vice-Almirante Marcos Nunes de Miranda, estava a bordo do “Araguari”, juntamente com autoridades como o Presidente da SOAMAR-Natal, Carlos Castim; o Brigadeiro-do-Ar Paulo Borba; o Secretário Estadual de Esportes, Joacy Bastos; o Presidente da CODERN, Pedro Terceiro, entre outros. O Comandante do 3º Distrito Naval deu as boas-vindas a toda a tripulação e demonstrou a grande satisfação em receber o Navio.
O Navio-Patrulha Oceânico “Araguari” desatracou do Porto de Recife às 14h, do dia 24 de outubro. Durante a pernada até Natal, foram realizados exercícios operativos, como lançamento e pouso de aeronave e tiro noturno, além das atividades marinheiras de rotina.
Com o objetivo de recepcioná-lo em sua primeira atracação na Base Naval de Natal, foi realizada uma Parada Naval pelo litoral de Natal, com a participação dos Navios-Patrulha “Macau”, “Graúna” e “Guaíba”. Quem estava na praia da “Redinha” e do “Forte”, por volta das 10h, pode acompanhar de perto.
Durante o percurso, após passar da ponte Newton Navarro, o “Araguari” “saudou a terra” executando uma salva de 21 tiros de canhão e chegou ao cais da Base Naval de Natal, onde permanece atracado, ao som da canção “Cisne Branco”, tocado pela banda do Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal.
O NPaOc “Araguari” foi transferido para o Setor Operativo no dia 9 de outubro, no Rio de Janeiro, passando a ficar subordinado ao Com3ºDN e, mais especificamente, ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste (ComGptPatNavNE). O Navio desatracará do Porto de Recife no dia 24 de outubro e realizará diversos exercícios operativos antes de chegar em Natal.
Construído no estaleiro de Scotstoun da BAE Systems e finalizado em Portsmouth, no Reino Unido, o NPaOc “Araguari” é o terceiro navio da classe “Amazonas” incorporado à Marinha do Brasil. Os outros navios da mesma classe, o “Amazonas” e o “Apa” já estão em operação no Brasil.
A principal característica desses meios é a flexibilidade, possibilitando seu emprego em diversas tarefas, tais como: operações de patrulha naval, assistência humanitária, busca e salvamento, fiscalização, repressão a atividades ilícitas e prevenção contra a poluição hídrica.

Principais características:
• Comprimento Total: 90,5 metros
• Comprimento entre Perpendiculares: 83 metros
• Boca Máxima: 13,5 metros
• Calado: 4,5 metros
• Deslocamento Carregado: 2.170 toneladas
• Velocidade Máxima com 2 MCP: 25 nós
• Raio de Ação a 12 Nós: 5.500 milhas náuticas
• Autonomia: 35 dias
• Capacidade de Tropa Embarcada: 51 militares
• Capacidade de Transporte de Carga: 06 Conteineres de 15 toneladas
• Armamento: 01 canhão de 30mm e 02 metralhadoras de 25mm
• Sistema de Propulsão: 2 Motores MAN 16V28/33D 7.350 HP
• Geração de Energia: 3 Geradores CATERPILLAR de 550 kW
• 1 Gerador CATERPILLAR de 200kW
• Tripulação: 11 Oficiais, 21 SO/SG e 48 CB/MN

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do 3º Distrito Naval

 

Deixe um comentário

5 comentários em “Natal recebe o mais novo Navio-Patrulha da Marinha do Brasil

  1. railson de oliveira e silva disse:

    belissimo navio parabens marinha de natal RN

  2. VANDERLEY disse:

    Nós da Marinha é que devemos agradecer por esse belíssimo trabalho fotográfico. Valeu garoto.

  3. mauricio dias de medeiros disse:

    Mais um excelente registro fotográfico, realizado por Canindé Soares.
    Parabéns!

  4. Mais um excelente registro fotográfico, realizado por Canindé Soares.
    Parabéns!