Notícias
Natal recebe o mais novo Navio-Patrulha da Marinha do Brasil
[nggallery id=1662]
[nggallery id=1663]
Agradecimento:
Aproveito para agradecer a Tenente Cibele, ao Comandante Cleber e toda equipe da Assessoria de Comunicação Social da Marinha pela confiança e respeito que sempre tiveram com meu trabalho e pelo convite para participar desse momento histórico e importante da Marinha do Brasil. Fiquei muito honrado e feliz pela oportunidade de poder registrar esse momento que com certeza ficará marcado com um dos mais importantes da minha convivência com a fotografia. Quero agradecer também em nome do Vice-Almirante Marcos Nunes de Miranda, comandante do 3º Distrito Naval e do Capitão-de-Corveta Robledo, comandante do Navio-Patrulha Oceânico “Araguari” a todos oficiais e praças pela excelente receptividade durante a estada de quase 24 horas a bordo do navio.
Canindé Soares
Repórter-fotográfico
O Comando do 3º Distrito (Com3ºDN) recebeu, na manhã desta sexta-feira (25), o Navio-Patrulha Oceânico “Araguari” (P122), o mais novo Navio da Marinha do Brasil, marcando um importante incremento para a segurança e a proteção das riquezas das águas da região. Este navio tem o diferencial de ter maior capacidade de permanência no mar, chegando a 35 dias sem necessitar regressar para reabastecer, além de possuir disponibilidade para receber um helicóptero no seu convôo.
Na chegada a Natal, o Comandante do 3º Distrito Naval, Vice-Almirante Marcos Nunes de Miranda, estava a bordo do “Araguari”, juntamente com autoridades como o Presidente da SOAMAR-Natal, Carlos Castim; o Brigadeiro-do-Ar Paulo Borba; o Secretário Estadual de Esportes, Joacy Bastos; o Presidente da CODERN, Pedro Terceiro, entre outros. O Comandante do 3º Distrito Naval deu as boas-vindas a toda a tripulação e demonstrou a grande satisfação em receber o Navio.
O Navio-Patrulha Oceânico “Araguari” desatracou do Porto de Recife às 14h, do dia 24 de outubro. Durante a pernada até Natal, foram realizados exercícios operativos, como lançamento e pouso de aeronave e tiro noturno, além das atividades marinheiras de rotina.
Com o objetivo de recepcioná-lo em sua primeira atracação na Base Naval de Natal, foi realizada uma Parada Naval pelo litoral de Natal, com a participação dos Navios-Patrulha “Macau”, “Graúna” e “Guaíba”. Quem estava na praia da “Redinha” e do “Forte”, por volta das 10h, pode acompanhar de perto.
Durante o percurso, após passar da ponte Newton Navarro, o “Araguari” “saudou a terra” executando uma salva de 21 tiros de canhão e chegou ao cais da Base Naval de Natal, onde permanece atracado, ao som da canção “Cisne Branco”, tocado pela banda do Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal.
O NPaOc “Araguari” foi transferido para o Setor Operativo no dia 9 de outubro, no Rio de Janeiro, passando a ficar subordinado ao Com3ºDN e, mais especificamente, ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste (ComGptPatNavNE). O Navio desatracará do Porto de Recife no dia 24 de outubro e realizará diversos exercícios operativos antes de chegar em Natal.
Construído no estaleiro de Scotstoun da BAE Systems e finalizado em Portsmouth, no Reino Unido, o NPaOc “Araguari” é o terceiro navio da classe “Amazonas” incorporado à Marinha do Brasil. Os outros navios da mesma classe, o “Amazonas” e o “Apa” já estão em operação no Brasil.
A principal característica desses meios é a flexibilidade, possibilitando seu emprego em diversas tarefas, tais como: operações de patrulha naval, assistência humanitária, busca e salvamento, fiscalização, repressão a atividades ilícitas e prevenção contra a poluição hídrica.
Principais características:
• Comprimento Total: 90,5 metros
• Comprimento entre Perpendiculares: 83 metros
• Boca Máxima: 13,5 metros
• Calado: 4,5 metros
• Deslocamento Carregado: 2.170 toneladas
• Velocidade Máxima com 2 MCP: 25 nós
• Raio de Ação a 12 Nós: 5.500 milhas náuticas
• Autonomia: 35 dias
• Capacidade de Tropa Embarcada: 51 militares
• Capacidade de Transporte de Carga: 06 Conteineres de 15 toneladas
• Armamento: 01 canhão de 30mm e 02 metralhadoras de 25mm
• Sistema de Propulsão: 2 Motores MAN 16V28/33D 7.350 HP
• Geração de Energia: 3 Geradores CATERPILLAR de 550 kW
• 1 Gerador CATERPILLAR de 200kW
• Tripulação: 11 Oficiais, 21 SO/SG e 48 CB/MN
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do 3º Distrito Naval
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
5 comentários em “Natal recebe o mais novo Navio-Patrulha da Marinha do Brasil”
-
10 de novembro às 09:26
Panorama da 3ª geração da Fotografia da Bahia chega na cidade de Natal
belissimo navio parabens marinha de natal RN
Nós da Marinha é que devemos agradecer por esse belíssimo trabalho fotográfico. Valeu garoto.
Mais um excelente registro fotográfico, realizado por Canindé Soares.
Parabéns!
Mais um excelente registro fotográfico, realizado por Canindé Soares.
Parabéns!
VEJA COMO FOI A SUA PRESENÇA A BORDO EM:
https://www.facebook.com/cobana.ares?ref=tn_tnmn