Marca Maxmeio

Notícias

Rio Potengi, Natal

Enquanto o turismo religioso cresce e movimenta as Cidades, a Pedra do Rosário de Natal continua no abandono.

 

Natal será palco da  2ª edição do Fórum Nacional de Turismo Religioso, numa oganização da  PRODEVTUR- Produtora e Promotora de Eventos e Turismo Religioso, a ser realizada nos dias 18 e 19 de agosto, no auditório do Sebrae.Segundo o idealizador e promotor do evento, Manoel Sidnésio, o Fórum  será importante para Natal, pois abordará temáticas que visam sensibilizar o público presente para a importância econômica do Turismo Religioso para o Brasil. Será explanado estudos de casos exitosos em localidades brasileiras que souberam se apropriar de aspectos religiosos regionais de maneira que os transformaram em produtos turísticos. E o RN, já tem exemplos do Turismo religioso, como o município de Santa Cruz e Mossoró, entre outras cidades, enfatizou.O  objetivo do evento é fortalecer e pontuar o Turismo Religioso, a exemplo de outras regiões, como uma forte fonte de desenvolvimento econômico e cultural da cidade do Natal e do Estado do Rio Grande do Norte.Entre os palestrantes convidados nacionais, está o presidente da ABAV-PR, Pedro Kempe, o jornalista de Turismo religioso de São Paulo, Amadeu Castanho , o secretário de Turismo de Nova Trento (SC), Eluisio Voltolini, o presidente da Associação de Guias do Circuito Turístico religioso de Aparecida (SP) e também coordenador da Romaria dos Profissionais de Turismo, João Gilberto Oliveira.O público estimado para esse evento é de aproximadamente 170 participantes, entre estes, profissionais da área, Padres, professores, técnicos de guias de turismo e estudantes.No próximo ano , já está confirmado a realização da  Expotour Católica, de 07 a 09 de abril de 2017 no Centro de Convenções de Natal.

 

SOBRE O TURISMO RELIGIOSO

Recentemente o Globo Online publicou uma matéria com o título “A fé que move as cidades”, informando sobre o avanço de cidades no Brasil, onde o PIB cresceu entre 2000 a 2013 influenciado principalmente pelo turismo religioso, impactando diretamente no crescimento econômico do país, como pode se verificar no seguinte trecho:

“A fé que move curiosos e peregrinos move também muitos municípios e sustenta famílias inteiras. Em cidades como Aparecida, em São Paulo, símbolo maior desse tipo de turismo no país, o Ministério do Turismo estima que os dez milhões de visitantes deixam, a cada ida à cidade, cerca de R$ 1.200, o equivalente a R$ 12 bilhões por ano. Não à toa, a economia dessas cidades se expandiu, nos últimos anos, a níveis muito superiores ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Entre 2000 e 2013 (último dado disponível) o PIB de Juazeiro do Norte, no Ceará, por exemplo, avançou 579,5% (a preços correntes). Nesse mesmo período, a economia brasileira cresceu 329%. Mesmo assim, a falta de um programa estruturado para aproveitar o alto fluxo de pessoas ainda impede que muitas dessas cidades, de fato, se desenvolvam economicamente”.

Segundo Manoel Sidnésio, coordenador geral do evento e do GR-Grupo de Turismo Religioso do RN, pode -se dizer  que o Turismo Religioso além de estar em plena expansão, dentro de poucos anos tomará uma proporção igual ao Turismo de Lazer no país. Porém, o Brasil ainda tem muito a aprender sobre esse segmento. ” Jamais podemos esquecer que o Turismo Religioso tem como seu ponto central a evangelização. A igreja em unidade com a OMT (Organização Mundial do Turismo), elaborou uma carta referente ao dia mundial do Turismo partindo do mesmo objetivo: Um bilhão de turistas, um bilhão de oportunidades”, disse ele

 

Segue programação do 2º Fórum Nacional de Turismo Religioso


PROGRAMAÇÃO

18.08 – Quinta-feira: 

08:00: Credenciamento

09:00: Abertura

09:30:  1° Palestra

            Tema: Benefícios do Turismo Religioso para os Municípios

             Palestrante: Amadeu Castanho/SP

Jornalista na área de Turismo religioso e responsável pela revista eletrônica Viagem de Fé

10:30: Intervalo

10:45:  2° Palestra

Tema: A Educação Profissional para o Desenvolvimento do Turismo

Palestrante: Estácio Alexandre de Alencar Guimarães /RN

Assessor da Diretoria Regional do SENAC/RN

 

11:45 – Intervalo para almoço

 

14:30:  3° Palestra

          Tema: Turismo Religioso no Brasil e Agentes de Turismo

          Palestrante: Pedro Kempe/PR

Presidente da ABAV/PR

 

15:30: Intervalo

15:45:  4° Palestra

Tema:  Espaço para o SEBRAE/RN)

Palestrante: Yvis Guerra

 

16:45:  Encerramento das atividades do dia

 

19.08 – Sexta-feira: 

08:30:  5° Palestra

            Tema: Turismo Religioso Histórico Cultural

             Palestrante: Prof. Eduardo Taborda de Jesus/RS

Mestre em Turismo

09:30: Intervalo

 

09:45: Mesa redonda: 

Tema:  GT do Turismo Religioso

Moderadora: Manoel Sidnésio Gomes de Moura /RN

 

Debatedores:

  • Jornalista Amadeu Castanho/SP
  • EluisioVoltolini –  Secretário de Turismo de Nova Trento/SC
  • João Gilberto - Presidente da AGCTUR em Aparecida/SP e

coordenador da Romaria dos profissionais de Turismo.

 

11:05: Debates

11:30: Encerramento e entrega de certificados

 


Cristina Lira
Jornalista

 

Deixe um comentário