Marca Maxmeio

Notícias

Foto: SO-FN-EG-Ernandizo
SO-FN-EG ERNANDIZO (2)
O Navio Oceanográfico “Antares”da Marinha do Brasil está atracado no porto de Natal e será aberto à visitação pública nos dias 23 e 24 agosto, nos horários entre 14h e 17h. A entrada é gratuita.
O “Antares” está participando da Comissão PIRATA BR-XV (Previsão e Pesquisa no Atlântico Tropical por meio de Rede de Boias Meteo-oceanográficas – Prediction and Research mooring Array in the Tropical Atlantic Ocean), que tem o propósito de manter a operacionalidade de 8 das 15 boias através do recolhimento, manutenção e lançamento das mesmas, que constituem a contribuição brasileira ao Projeto por intermédio da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), além da coleta de dados oceanográficos e meteorológicos na região compreendida entre Vitória (ES) e o paralelo de 15ºN e entre os meridianos de 030ºW e 038ºW.
Este ano a Comissão iniciou-se no dia 10 de julho com data prevista para término dia 4 de setembro quando o Navio retornará ao seu porto sede, na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro.
Durante toda a Comissão, o Navio contará com a participação de pesquisadores de algumas instituições de ensino e pesquisa, tais como: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA-SP), Universidade Federal do Ceará (UFCE), dentre outras.
A missão do NOc “Antares” é “efetuar levantamentos Hidroceanográficos, a fim de contribuir para o apoio à Aplicação do Poder Naval e à Segurança da Navegação na área marítima de interesse para o Brasil e, ainda, contribuir para a execução de Projetos Nacionais de pesquisas em Águas Jurisdicionais Brasileiras e dos resultantes de compromissos internacionais”.

CARACTERÍSTICAS DO NAVIO

        INFORMAÇÕES GERAIS:
Comprimento: 55 m
Boca: 10,45 m
Calado: 4,5 m
Deslocamento: 1248 ton (plena carga)
Velocidade máxima: 10,0 nós
Acomodações para Pesquisadores – 8 vagas
Comandante: Capitão-de-Fragata Marcus VINICIUS Almeida Silveira
Tripulação: 73 pessoas (13 Oficiais, 5 pesquisadores  e  55 Praças)

PIRATA – projeto que reúne contribuições de instituições científicas do Brasil (MB, INPE, USP, UFPE, FUNCEME, INMET), França (IRD, CNRS, IFREMER) e Estados Unidos da América (NOAA), cujo propósito é estudar as interações entre o oceano e a atmosfera que sejam relevantes para o entendimento da variação do clima, na região do Atlântico Tropical e continentes adjacentes. Esses estudos têm por instrumento uma rede de boias fixas do tipo ATLAS, que coletam e disseminam dados meteorológicos e oceanográficos por satélite. Também conta com observações coletadas a bordo no Navio durante as Comissões anuais.

Devido às características e limitações do local (banheiros e bebedouros) e peculiaridades do Navio (como existência de escadas para acesso aos compartimentos), recomendamos que sejam evitadas, na visitação, crianças abaixo de 5 anos e pessoas com dificuldades de locomoção.

Deixe um comentário