Marca Maxmeio

Notícias

Iniciativa vai ampliar a presença feminina na operação da distribuidora – que já conta com 22 mulheres atuando como eletricistas de rede em todo estado

A Neoenergia Cosern abre nesta quarta-feira (18) as inscrições para seleção de uma nova turma da Escola de Eletricistas – desta vez com todas as 25 vagas destinada exclusivamente para mulheres. As inscrições serão feitas no site do SENAI-RN (www.rn.senai.br), instituição responsável pela formação, e encerram na segunda-feira (23). 

O objetivo é ampliar a presença feminina na operação e incentivar a igualdade de gênero dentro da empresa, que já conta com 22 mulheres atuando como eletricistas de rede em todo estado”, ressalta Márcio Caires Vasconcelos, Diretor Presidente da Neoenergia Cosern.

As aulas estão previstas para começar no dia 1 de agosto, no período noturno, durante seis meses (carga horária de 480 horas). No segundo semestre, está prevista a abertura de uma turma mista em Mossoró e, para essa nova turma, serão garantidas pelo menos 35% de vagas para mulheres.

Capacitação profissional é gratuita

O curso de Eletricista de Rede de Distribuição oferece capacitação profissional gratuita contribuindo com a qualificação e o ingresso no mercado de trabalho. Podem participar candidatas acima de 18 anos, ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias B, C ou D.

Os cursos têm ênfase em redes de distribuição de energia elétrica. As aulas são divididas em duas etapas, começando pela parte teórica, em formato remoto. As aulas práticas são presenciais, em campos de postes, seguindo os protocolos de saúde e segurança.

A Escola de Eletricistas oferece oportunidade para mulheres e homens que buscam formação profissional e desejam atuar no setor elétrico, um mercado que possui uma alta demanda de mão de obra qualificada. Temos o compromisso de incentivar a participação feminina na sociedade e dentro da nossa companhia”, afirma a superintendente de Desenvolvimento Organizacional e Cultura da Neoenergia, Régia Barbosa.

A Neoenergia pretende ampliar a presença de mulheres em postos de liderança e em atividades ligadas à operação até 2030. Recentemente, a companhia assinou a declaração de apoio aos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, na sigla em inglês), iniciativa promovida pela ONU Mulheres e pelo Pacto Global.

A Escola de Eletricistas visa qualificar novos profissionais para atuar em redes de distribuição de energia elétrica e é realizada nas cinco distribuidoras – Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP e MS) e Neoenergia Brasília (DF).

Após a conclusão do curso, os alunos estão aptos a trabalhar como eletricistas no mercado de trabalho ou serem contratados para vagas na Neoenergia. Dos mais de 4,4 mil eletricistas formados pela Escola, cerca de 3,3 mil já foram contratados para atuarem no grupo Neoenergia.

Inscrições (exclusivamente para mulheres):

De 18 a 23 de maio, pelo site www.rn.senai.br.

Pioneirismo da Neoenergia

A Neoenergia foi pioneira no setor elétrico ao abrir turmas da Escola de Eletricistas exclusivas para mulheres, iniciadas na Neoenergia Coelba (BA) e na Neoenergia Pernambuco (PE) em 2019. A iniciativa é reconhecida como exemplo global de um dos Princípios de Empoderamento das Mulheres pelo WeEmpower, programa da ONU Mulheres junto à Organização Internacional do Trabalho (OIT) e à União Europeia para estimular boas práticas das empresas.

Atualmente, 15 turmas, com 374 alunos e alunas, estão em andamento, com aulas iniciadas em 2022. Novas vagas serão abertas ao longo do ano e anunciadas no site da Neoenergia, www.neoenergia.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Btn Posts Anteriores