Notícias
Neoenergia Cosern inaugura Subestação Elétrica Lagoa Nova do Seridó
Central reforça fornecimento de energia para 36 mil consumidores nas cidades de Lagoa Nova, Cerro Corá, Bodo e zonas rurais de Currais Novos e Tenente Laurentino Cruz
Com investimento de R$ 18,3 milhões conforme publicado em balanço, a Neoenergia Cosern inaugurou nesta terça-feira (30), a Subestação Elétrica Lagoa Nova do Seridó – a primeira da distribuidora na Serra de Santana e a 78ª no Rio Grande do Norte. Em operação, a nova central de distribuição reforça o fornecimento de energia para 36 mil consumidores nas cidades de Lagoa Nova, Cerro Corá, Bodó e nas zonas rurais de Currais Novos e Tenente Laurentino Cruz.
“Estamos muito felizes em inaugurar esta Subestação construída com a mais alta tecnologia de automação que reforça o fornecimento de energia nessa região tão especial que é a Serra de Santana, o chamado “coração” do Rio Grande do Norte”. Aproximadamente 100 colaboradores trabalharam na construção dessa Subestação que fornece energia elétrica de qualidade que impulsionará o desenvolvimento social e econômico da Serra de Santana”, destaca Fabiana Lopes, diretora-presidente da Neoenergia Cosern.
A Serra de Santana é uma das regiões que mais cresce com o turismo rural, de aventura e com festivais de inverno. Trata-se de uma chapada com elevações que chegam a 750 metros de altitude e clima médio em torno dos 20°C à noite. A economia da região gira em torno da agricultura, criação de gado e produção de energia eólica. Recentemente, os municípios de Lagoa Nova e Cerro Corá foram declarados integrantes do Geoparque Seridó, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
“Ao longo de 2022, ampliamos nossos investimentos no Rio Grande do Norte com o objetivo de aprimorar nossa prestação de serviço. Procuramos estar cada vez mais próximos da população, dos empresários e das indústrias instaladas em todas as regiões sempre com foco na qualidade e segurança. A população de Lagoa Nova e da Serra de Santana como um todo ganha um reforço de alto nível para o fornecimento de energia na região”, frisa Fabiana Lopes.
A Subestação Lagoa Nova do Seridó representa mais uma alternativa de suprimento à rede da Neoenergia Cosern, permitindo maior flexibilidade operacional.
Informações técnicas
A Subestação Lagoa Nova do Seridó é atendida por uma linha de distribuição em Alta Tensão (69 kV) com 7,26 quilômetros de extensão, capacidade instalada de 10/12,5 MVA e comporta até cinco alimentadores em Média Tensão (13,8 kV).
“Os investimentos da Neoenergia Cosern em obras estruturantes de Alta Tensão reforçam o compromisso da distribuidora em tornar o sistema elétrico potiguar ainda mais robusto. Essa obra é de relevante importância pois garante maior confiabilidade e qualidade do fornecimento de energia”, afirma Anapaula Nobre Ferreira, superintendente de Expansão da Alta Tensão da Neoenergia.
Todas as 78 subestações da Neoenergia Cosern espalhadas pelo Rio Grande do Norte são dotadas de equipamentos de alta tecnologia de automação que possibilitam a operação e o monitoramento online e a distância da qualidade e da continuidade do fornecimento de energia elétrica. Tudo é controlado pelo Centro de Operações Integradas (COI) no Edifício Sede, em Natal, que faz a gestão das Subestações e da Rede de Distribuição em todo o território potiguar.
Além dessas Subestações “fixas”, a Neoenergia Cosern conta com quatro Subestações Móveis posicionadas em regiões estratégicas do estado para realizar manutenções preventivas, obras de reforço e atendimentos emergenciais nas demais Subestações.
ASSESSORIA DE IMPRENSA DA NEOENERGIA COSERN
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
1 comentários em “Neoenergia Cosern inaugura Subestação Elétrica Lagoa Nova do Seridó”
-
22 de janeiro às 09:43
Cantor, compositor e apresentador Fernando Luiz, celebra 73 anos com evento intimista
-
13 de janeiro às 20:53
Cavalgada de São Bento do Trairí: Tradição e festa movimentam o município
-
9 de janeiro às 18:50
Governo do RN investe R$ 10 milhões na Operação Verão 2025
Mestre Canindé, parabéns por mais essa indelével cobertura fotográfica. A Serra de San’Ana – Lagoa Nova, em especial, ganha um importante equipamento de infraestrutura que em muito contribuirá com a segurança energética, novos investimentos e progresso para toda a região.