Marca Maxmeio

Notícias

12 de dezembro às 08:24

Noiva da lua e dos moradores de rua

Dois registros fotográficos marcaram o domingo, um feito pela manhã e outro no início da noite e que postei em tempo real, via celular na seção “Plantão” deste blog.
No início da manhã pessoas que ocupavam o canteiro da Avenida Prudente de Morais em frente ao Hiper Bompreço se comportavam de forma nada convencional, como estivessem na privacidade de uma moradia, alheios aos transeuntes e trânsito do local. Enquanto um casal namorava em cenas obscenas, outros dormiam, inclusive um deles, numa rede improvisada com uma faixa de propaganda e outros se divertiam subindo e se pendurando nas árvores. É uma cena que está cada vez mais comum. São cenas que acontecem nas grandes cidades e que tempos atrás não acontecia na nossa, demostrando o quanto tem crescido e toma os rumos e as consequência de seu crescimento. São cenas tristes e que começamos a ver como uma coisa normal. É como se os seres humanos que não tiveram oportunidades, fossem bichos e que tivesse que viver daquela forma. Pera aí… “como bicho?” Muitos de nos jamais iríamos aceitar que nossos bichinhos vivessem perto daquela situação. Mas o que fazer? Eu ou você podemos mudar aquela realidade? Talvez, é difícil, mas cobrando do poder público e votando certo, existirá  esperança. E a cobrança não seria para criar abrigos para essa pessoas, talvez isso, mas também muito mais. Investimentos na educação, escolas de capacitação além de geração de emprego e renda. Talvez muitos desses que estão nas ruas tenham direito e recebam algumas dessas bolsas do governo, eles ou seus parentes mais próximos. E o que mudou em suas vidas? Nada contra as bolsas, mas só isso não basta.
Ao contrário dessa primeira cena que apesar de inusitada não chama mais atenção, o segundo registro feito no início da noite, é mágico, atraente, belo e chama muito mais que atenção e dispensa comentários. A lua cheia em nossa cidade, que mesmo sendo do sol, reverencia a lua, que talvez o nosso folclorista maior, Luiz da Câmara Cascudo, com certeza também a chamaria a Noiva da Lua.

Deixe um comentário

13 comentários em “Noiva da lua e dos moradores de rua

  1. Prezado Canindé,

    A primeira foto é o retrato da nossa sociedade atual. Salve-se quem ouder!!

    A segunda foto, sem comentário, simplesmente maravilhosa que só poderia ser captada por você que é um Mestre da Fotografia.

    Parabéns!!!!

  2. Luciana disse:

    Passo ali pela Prudente de Morais todos os dias, vejo sempre a cena… já vi esta rede improvisada. Estas pessoas usam drogas tranquilamente, pra quem quiser ver, nem se importam com o movimento intenso de veículos na região. É triste. Eles passam um tempo sumidos e depois retornam. Fora a sujeira que eles deixam.

  3. Oi Acácia, primeiro obrigado pelas palavras.
    Quanto a sua câmera, parece que ela tem modo de exposição manual e o zoom não é o suficiente para fazer a aproximação igual essa foto que fiz… mas da para fazer aproximado e o ideal é que a foto seja feito num tripe.

  4. Acácia disse:

    Sou eu de novo. Tenho uma câmera Fujifilm Finepix Z800 EXR e gostaria de saber se ela pode realizar uma foto pelo menos 50 % como a sua. Confesso que ainda não sei mexer em todos os recursos que ela possui,mas se vc puder me dar alguma dica agradeço.

  5. Acácia disse:

    Parabéns pelo dois registros. O olhar jornalístico e poético mostram a versatilidade de seu talento. Um grande orgulho ter um profssional do seu gabarito registrando os acontecimentos que permeiam a cidade. E só uma informação para a anônima que escreveu: Londres não é PAIS É CAPITAL!

  6. Rita de Cassia Tavares disse:

    Penso que a sua observaçao seja muito importante e que mereçe a nossa atençao, eu vi e encontrei muitas dessas pessoas que por motivos diferentes terminaram assim mais tenho certeza que com a ajuda apropriada esses Seres Humanos podem ter uma vida digna.

  7. Isso é uma foto extremamente fácil de fazer… basta ter uma câmera profissional ou semi-profissional e uma teleobjetiva de no mínimo 300 milímetros e um tripé. Se quiserem marcar comigo na próxima lua dou todas as dicas… obrigado Antonimar.

  8. antonimar lopes disse:

    Incrivel como as pessoas em vez de elogiar querem derrubar, se fosse um fotografo de fora era linda e perfeita, agora daqui é montagem, vamos valorizar o que é nosso, se não continuaremos pequenos. Olha que não conheço pessoalmente Canindé, mas Parabens.

  9. Caríssima Mariana,

    Sou profissional ha mais de 30 anos e jamais iria estragar minha credibilidade que construi com muitos esforços ao logo de todos esses anos para usar tal artíficio. Qualquer fotógrafo com conhecimento razoável sabe a técnica para gerar esse efeito. Isso se chama achatamento de pespectiva quando se usa uma teleobjetiva.

  10. Anonima disse:

    Gente, pelo amooooooor de Deus… ISSO É MONTAGEM!!!!!!!!! Pode ter certeza! Nem em Londres cujo é o único país do mundo onde a lua cheia fica maior na terra, não fica desse tamanho todo. Até pelo paint eu faço uma montagem muchuruca dessas! Se toquem… isso é montagem, podem tirar o cavalinho da chuva!

  11. RENATA MOREIRA disse:

    Esta primeira foto, se esperasse um pouco mais, daria pra vermos até o nascimento de mais um morador de rua kkk. Muito linda esta lua, traz uma inspiração com algo mais. rsssss

  12. Gustavo Araújo Mota disse:

    Belíssimas fotos e comentários muito bacanas! Espero que possamos dar um jeito na qualidade de Vida do povo que pudermos ajudar.

    Espero que ao invés de “sumirem com esta pessoas” para a situação ser mascarada, que estas pessoas possam ser melhor conscientizadas através da educação e da consequente evolução que as mesmas terão, com conhecimento de mundo.