Marca Maxmeio

Notícias

[nggallery id=987]

A cidade do Natal ganhou na tarde desta quinta-feira (11) o nono Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado no bairro de Lagoa Azul, zona Norte, no conjunto Gramoré. A inauguração contou com a prefeita do Natal, Micarla de Sousa, que destacou a importância deste centro para o atendimento social da população.
“A comunidade de Lagoa Azul agora terá todo um atendimento especial nas suas questões sociais de forma integral, pois além dos serviços que já são prestados pelo CRAS, também funcionará a primeira Casa da Família, oferecendo cursos de qualificação, profissional, serviços do Telecentro com acesso gratuito à internet e cursos de informática, auxílio enxoval a mães gestantes, entre outros benefícios sociais”, disse a prefeita Micarla de Sousa.
Administrado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), os CRAS funcionam como uma porta de entrada para encaminhamento de um atendimento mais especializado para quem esteja em situação de vulnerabilidade social como em casos de violência doméstica, tanto física como sexual, em conseqüência das drogas, para o cadastro único do Bolsa Família.
“Após a avaliação dos nossos profissionais, as pessoas atendidas são encaminhadas para outras instituições, dependendo do caso, da rede de apoio, como a Delegacia da Mulher, unidades de saúde, Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (Semul), Conselhos Tutelares, entre outros”, informou a coordenadora do CRAS Lagoa Azul, Maria Eunice Pinheiro Damasceno.
O titular da Semtas, Alcedo Borges, informou que estes centros são estrategicamente instalados em áreas consideradas de vulnerabilidade social e descobertas da oferta do Serviço de Proteção e Atendimento à Família (PAIF), de acordo com o que estipula o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS). “Este novo centro foi escolhido por ser considerado o segundo da cidade com o maior número de famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade.
A diretora do Departamento de Proteção Social Básica (DPSB) da Semtas, setor responsável pelos CRAS, Solange da Costa Guimarães Pereira, informou que ainda neste primeiro semestre de 2012, serão inauguradas outras duas unidades na Vila de Ponta Negra e em Mãe Luiza.
Equipe
Segundo a coordenadora geral dos CRAS, Viviane Leonidio, os centros funcionam com uma equipe de profissionais formada por dois assistentes sociais, um psicólogo, um profissional que compõe o Sistema Unificado de Assistência Social (USAS) e quatro técnicos de nível médio. Cada um dos nove CRAS da cidade, beneficiam cerca de cinco mil famílias nas suas áreas de abrangência, com mais de 40 mil famílias atendidas.

Por Rosinaldo Vieira
Secretaria de Comunicação

Deixe um comentário

Btn Posts Anteriores