Notícias
Na noite desta quinta-feira, 21 de novembro, na sede do Sindjorn, Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RN, foi realizado uma plenária Nacional, que aconteceu simultaneamente em todos os Estados.
A plenária teve como objetivo se manifestar contra a MP 905 do Bolsonaro, que caça o registro profissional de pelo menos treze profissões, entre elas a de jornalista.
Hospital da PM passa a fazer parte da rede SUS, ampliando seus serviços
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde Pública, assinou, na tarde desta quarta-feira (29), um Termo de Cooperação com a Polícia Militar que insere o Hospital Central da Polícia Militar Coronel Pedro Germano na rede do Sistema Única de Saúde do Rio Grande do Norte e estabelece parceria para o funcionamento pleno da unidade. A mudança era um compromisso do Governo do RN. Com a parceria, serão ampliados os serviços de assistência médica oferecidos a toda população potiguar. Participaram do ato de assinatura do termo, o governador em exercício, Antenor Roberto, o secretário de saúde estadual, Cipriano Maia, o comandante Geral da PM, Alarico Azevedo Júnior, e o diretor de saúde da PM, coronel Roberto Duarte Galvão.
“É com muita alegria que estamos incorporando o Hospital da Polícia Militar ao Sistema Único de Saúde do estado. É um momento de celebrar o SUS e a melhoria do atendimento não só para a Polícia Militar, mas para toda a população”, disse Antenor.
De acordo com Cipriano Maia, a proposta é que com a incorporação da unidade fortaleça a atenção assistencial de média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar no Rio Grande do Norte. “Ampliaremos a oferta em áreas de atenção cirúrgica nas quais hoje temos dificuldades de atendimento, melhorando a resposta da nossa rede hospitalar e aumentando a integração do serviço com linhas de cuidado como a ortopédica e a vascular, por exemplo”.
O Termo de Cooperação contemplou recursos financeiros no montante de R$ 7,8 milhões anual, de acordo com a Portaria nº 2.182 do Ministério da Saúde, e prevê a prestação de serviços de saúde ambulatorial e hospitalar, como assistência médica especializada, internação em leitos de enfermaria clínica e cirúrgica, UTI adulta e neonatal.
“Essa cooperação vai favorecer bastante o atendimento à população, já que o Hospital da Polícia é uma unidade de ponta, mas que precisa de materiais e recursos humanos, o que vai ser melhorado com essa cooperação. Oferecemos, com isso, uma melhor assistência aos policiais militares e a todos os norte-riograndenses”, ressaltou o comandante Geral da PM, Alarico Azevedo.
Para o diretor de saúde da unidade, coronel Roberto Duarte Galvão, “esse é um momento extremamente importante, que vai entrar para a história da assistência à saúde da Polícia Militar do RN, uma vez que firmamos o termo de cooperação com a Sesap, um pleito antigo e muito desejado”.
O hospital possui uma estrutura de 130 leitos, dos quais 20 são de UTI, sete salas cirúrgicas e um parque de diagnóstico com aparelho de endoscopia, densitometria óssea, ultrassonografia e raio-x.
Árvore de Natal inaugurada nesta quarta-feira dando início oficial do Natal em Natal 2019
Principal monumento natalino do estado, a Árvore de Natal de Mirassol foi inaugurada nesta quarta-feira (20). O acendimento deu início oficial do Natal em Natal 2019.
“Natal de Som &Luz” é o tema da decoração deste ano. A Árvore de Mirassol, um dos principais destaques do Natal em Natal, ficou diferente de todas as edições. A estrutura deste ano é composta por dois cones, um interno e outro externo, com um movimento luminoso giratório, nas cores dourado e prata. A árvore também ganhou acompanhamento de músicas natalinas, sincronizadas com os movimentos luminosos, algo inédito na cidade. Em sua base, a árvore tem um conjunto de partituras e notas musicais que darão a sensação de estarem flutuando.
A Árvore de Mirassol mantém ainda o padrão dos anos anteriores, sendo a maior estrutura natalina construída no país com esse objetivo. São 110 metros de altura e mais de 400 mil micro-lâmpadas de LED.
No período do Natal em Natal, a Praça de Mirassol se transforma em um grande complexo cultural. Junto com a Árvore, a Prefeitura oferece diversas atrações artísticas e musicais gratuitas, além de feirinha gastronômica e de artesanato. No local, os visitantes também podem aproveitar um túnel luminoso e a Casinha do Papai Noel.
Totalmente reconstruída pela Prefeitura, a Casinha do Papai Noel foi construída em madeira com ambiente interno temático decorado com lareira, árvore de Natal, poltrona, trenzinho e iluminação natalina. Durante o Natal em Natal, a Casinha contará com a presença do Papai Noel às sextas-feiras, sábados e domingos, sempre das 18h às 21h.
Espaço cultural da JFRN recebe a mostra coletiva “Entre traços, cores e nomes do RN”
Com parte do seu rico acervo, assinado por consagrados e novos talentos das artes plásticas potiguares, o jornalista Alexandre Gurgel, amante das artes e colecionadore marchand, aporta no Espaço Cultural da Justiça Federal do RN com um precioso elenco de nomes reconhecidos das nossas artes plásticas, como: Assis Marinho; outros renomados, como: Francisco Eduardo e Tiago Vicente; e novos talentos, como: Alexandre Ribeiro, Adriano Santori, Isaías Medeiros e Aristides Medeiros.
.
As obras expostas – quadros em várias técnicas e esculturas em fios de alumínio – passeiam por várias temáticas, entre as quais: a religiosidade, raízes potiguares, natureza, paisagens e personalidades das artes mundiais, com destaque para Frida Kahlo e Dom Quixote.
.
“Entre traços, cores e nomes do RN” é a primeira mostra coletiva a ocupar este nobre espaço destinado ao talento regional. Aberta à visitação pública, a mostra ficará exposta no Espaço Cultural da Justiça Federal do RN, de 18 a 29 de novembro, segunda a sexta-feira, 09h às 17h.
.
Os interessados em adquirir obras desta exposição, poderão entrar em contato, via WhatsApp, diretamente com o Alexandre Gurgel, mencionando o título da obra, indicado por etiquetas logo abaixo de cada quadro expositor, através do (84) 98840.2767.
Árvore de Mirassol será acesa nesta quarta-feira, 20 de novembro
Principal monumento natalino do estado, a Árvore de Natal de Mirassol será acesa nesta quarta-feira (20), pelo Prefeito Álvaro Dias. O acendimento acontece às 19h, marcando o início oficial do Natal em Natal 2019.
“Natal de Som &Luz” será o tema da decoração deste ano. A Árvore de Mirassol, um dos principais destaques do Natal em Natal, será diferente de todas as edições. A estrutura deste ano será composta por dois cones, um interno e outro externo, que farão um movimento luminoso giratório, nas cores dourado e prata. A árvore também ganhará o acompanhamento de músicas natalinas, sincronizadas com os movimentos luminosos, algo inédito na cidade. Em sua base, a árvore terá um conjunto de partituras e notas musicais que darão a sensação de estarem flutuando.
A Árvore de Mirassol mantém ainda o padrão dos anos anteriores, sendo a maior estrutura natalina construída no país com esse objetivo. São 110 metros de altura e mais de 400 mil micro-lâmpadas de LED.
“A árvore é um dos principais símbolos de Natal e seu acendimento representa o início das comemorações do aniversário da cidade. O Prefeito Álvaro Dias aposta no resgate das tradicionais natalinas e a Semsur fez um belo trabalho para que isso acontecesse. Estamos todos ansiosos e felizes por mostrar a beleza do Natal em Natal a toda a sociedade”, afirmou o titular da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Irapoã Nóbrega.
No período do Natal em Natal, a Praça de Mirassol se transforma em um grande complexo cultural. Junto com a Árvore, a Prefeitura oferece diversas atrações artísticas e musicais gratuitas, além de ferinha gastronômica e de artesanato. No local, os visitantes também podem aproveitar um túnel luminoso e a Casinha do Papai Noel.
Totalmente reconstruída pela Prefeitura, a Casinha do Papai Noel foi construída em madeira e terá ambiente interno temático decorado com lareira, árvore de Natal, poltrona, trenzinho e iluminação natalina. Durante o Natal em Natal, a Casinha contará com a presença do Papai Noel às sextas-feiras, sábados e domingos, sempre das 18h às 21h.
Exposição em comemoração ao 45 anos de carreira de Vatenor continua até a próxima sexta
Um dos artistas potiguares mais originais e festejados está completando 45 anos de estrada. E para comemoração a esta data, a Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Cultura (Secult/Funcarte) está com a exposição “Vatenor, 45 anos de Arte” e que segue até a próxima sexta-feira, 22 de novembro, na Galeria Newton Navarro, na sede da Funcarte, com entrada franca.
Vatenor de Oliveira nasceu em Natal, em 1953. Trocou a carreira de fuzileiro naval pelos pincéis e foi para o Rio de Janeiro, na década de 1970, participando de exposições coletivas e salões. Ao longo de uma carreira brilhante, Vatenor realizou 32 exposições individuais, no Brasil e no exterior, ganhando elogios da crítica e o reconhecimento do público.
Ícone da Arte Naif no Rio Grande do Norte, Vatenor morou durante quase duas décadas no Rio de Janeiro e dois anos em Nova York onde participou de exposições coletivas e individuais, convivendo com grandes artistas como o escultor americano Mel Eduard, a poeta Jane Cortez, o pintor brasileiro Ricardo Oliveira e um dos pioneiros da contra-cultura americana, Allen Gisberg.
Em 1988, em Paris, participou de exposição na Galeria Debret, sendo hóspede do casal Sebastião e Leila Salgado. De volta a Natal após mais de três décadas de sucesso no Brasil e exterior, Vatenor assumiu o Núcleo de Artes Plásticas e o Departamento de Atividades Culturais da Capitania das Artes por 9 anos, dirigiu a Pinacoteca do Estado e o Departamento de Patrimônio Cultural da Funcarte, além da Fortaleza dos Reis Magos.
Encãotro e 1ª Cão Silvestre acontecem neste domingo na Arena das Dunas
O Encãotro, tradicional evento do universo pet, terá mais uma edição neste domingo (24), dentro da programação do Domingo na Arena, na Arena das Dunas. O evento contará com programação gratuita com atividades recreativas, sorteios de brindes, feirinha pet, vacinação antirrábica com o Centro de Zoonoses e ação de adoção com a ASPARN. Além do Encãotro, haverá também a 1ª edição da Cão Silvestre – primeira corrida pet realizada no estado – com percursos de 1km para a caminhada e 2 km para a corrida.
A Cão Silvestre já está com as inscrições encerradas, mas as atividades do Encãotro são gratuitas e abertas a toda a família, tendo como objetivo a integração da sociedade potiguar com o movimento Petfriendly, estimulando o relacionamento entre o público pet e os seus parceiros.
SERVIÇO
Encãotro e 1ª Cão Silvestre
Dia 24 de novembro, domingo, a partir das 15h.
Arena das Dunas
Programação:
15h – Abertura dos portões para o Encãotro e início da identificação dos participantes da Cão Silvestre
16h30 – Largada da categoria Caminhada 1 km, na rua projetada na lateral da Arena das Dunas.
17h – Largada da categoria Corrida 2 km, na rua projetada na lateral da Arena das Dunas.
Primeiro lote de ingressos começa a ser distribuído nesta terça, 19
A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte – OSRN volta ao Teatro Riachuelo dia 26 de novembro, às 20h, com o projeto Movimento Sinfônico – Terças Clássicas. Regido pelo maestro e diretor artístico, Linus Lerner, o concerto deste mês traz o solista Hartmut Rohde (viola), da Alemanha.
Premiado pela OPUS KLASSIK PRIZE, em outubro de 2018, o violista é membro fundador dos Mozart Piano Quartets, um dos principais conjuntos de câmara de piano do mundo. Rohde se apresenta regularmente como músico de câmara em países como Austrália, EUA, Canadá, Israel, Suíça e alguns países da América do Sul.
Com trajetória musical admirável ao redor do mundo e detentor de uma marcante linguagem instrumental, o alemão Hartmut Rohde encanta o público com os tons da viola (instrumento da família do naipe de cordas, intermediário entre o violino e o violoncelo). Suas interpretações têm sempre uma representação emocional e eletrizante da partitura.
Com todo esse talento, para o dia 26, o programa, preparado pelo maestro Linus, conta com obras clássicas marcantes. Para a abertura, a execução da peça La Belle Hélène do compositor alemão naturalizado francês, Jacques Offenbach. É uma obra cômica que tem como base a história da Guerra de Troia. Em seguida, Concerto para Viola e Orquestra, de Bela Bartók, um dos compositores que mais contribuiu para o desenvolvimento do estilo húngaro ao longo do século XX. O Concerto de Bartók, que demanda alto grau de técnica, será apresentado pelo solista da noite, o violista Hartmut Rohde. E, para encerrar, a Sinfonia nº 5, do compositor e pianista russo, Dmitry Shostakovich, até hoje, essa Sinfonia é um dos seus trabalhos mais populares.
A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte é patrimônio cultural do RN e tem Governo do Estado do Rio Grande do Norte como seu principal mantenedor. A temporada 2019 tem Patrocínio via incentivo fiscal da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern)/Instituto Neoenergia, por meio da Lei Câmara Cascudo do Governo do Estado do RN, da Unimed Natal, Hospital do Coração e Prefeitura do Natal, por meio da Lei Djalma Maranhão. O projeto Movimento Sinfônico é uma realização da OSRN / Fundação José Augusto e MAPA Realizações Culturais e conta ainda com o apoio do Teatro Riachuelo Natal, Opus Promoções, Wish Natal Exclusive Resort, Galeria Fernando Chiriboga, Lado A Design, G7 Comunicação e dos Restaurantes: Camarões Potiguar, La Cachette e Poti Restaurante.
Retirada de Ingressos
O 1º lote possui 500 ingressos os quais serão distribuídos gratuitamente mediante preenchimento da inscrição do voucher pelo site da OSRN (www.osrn.com.br), aberto nesta terça-feira (19), das 9h às 23h59m do dia 20 de novembro, ou até esgotar o lote. Cada voucher dá direito a um par de ingressos. Para quem adquirir, a troca pelo ingresso oficial será feita na Galeria Fernando Chiriboga (Shopping Midway Mall – Piso L3), nos dias 24 de novembro, das 15h às 21h e no dia 25 de novembro, das 10h às 22h.
Os ingressos que não forem retirados neste período, mesmo tendo sido cadastrados no site, serão entregues para ONG’s e instituições de ensino. As informações sobre a reserva prévia e distribuição são de inteira responsabilidade da produção do espetáculo, isentando o Teatro Riachuelo e a plataforma Sympla de qualquer responsabilidade sobre elas e sobre a manutenção desse cronograma.
O 2º lote contará com mais 300 ingressos e será distribuído no dia 26 de novembro, a partir das 10h, também na galeria Fernando Chiriboga. Os clientes interessados deverão apresentar seu CPF, juntamente com documento de identidade com foto e terão direito a retirar, no máximo, dois ingressos.
Curso de ozonioterapia oferece atendimento social em Natal
A técnica ainda é pouco difundida no Brasil e está chegando agora a Natal. E tem despertado a admiração de todos pela eficácia no tratamento de um grande número de problemas de saúde. A ozonioterapia nada mais é que a aplicação do ozônio no corpo do paciente, obtendo resultados impressionantes. Este gás instável feito a partir do oxigênio é tido como um excelente antiinflamatório, agindo também contra infecções, oxigena tecidos, combate a oxidação, melhora o rendimento de atletas, entre outros utilidades. O ozônio pode ser injetado diretamente no local da lesão, misturado à água para banhos locais e de corpo inteiro e várias outras possibilidades.
32 municípios ficam sem delegados neste final de semana
Neste final de semana, 38 municípios da região Oeste potiguar estão funcionando com apenas 1 delegado de polícia para atender todas as ocorrências criminais. Além disso, as prisões em flagrantes de 32 outros municípios, incluindo os situados nas regiões de Santa Cruz, João Câmara e Grande Natal, serão encaminhadas aos plantões zona Norte e zona Sul da capital, pela ausência de delegados voluntários no interior do estado.
Nessa quinta-feira (14) os delegados de polícia decidiram manter a mobilização que iniciaram esta semana, de não trabalhar fora do horário convencional de trabalho, em protesto pela demora do governo em analisar pleitos emergenciais da categoria.
Atualmente, em razão do déficit de efetivo, os delegados além de cumprirem o expediente de segunda a sexta-feira nas delegacias, voluntariam-se a trabalhar nos finais de semana e feriados, mediante o pagamento de diárias operacionais. Porém, eles decidiram a partir de agora por rejeitar tais diárias.
Os delegados e delegadas que compõem a Divisão de Combate ao Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP) também decidiram por unanimidade, que não irão mais fazer os trabalhos de locais de homicídios fora de sua carga horária.
Segue a lista de municípios que estão sem delegados neste final de semana
PAU DOS FERROS
ÁGUA NOVA
FRANCISCO DANTAS
RAFAEL FERNANDES
RIACHO DE SANTANA
SÃO FRANCISCO DO OESTE
PORTALEGRE
DOUTOR SEVERIANO
ENCANTO
VENHA VER
CORONEL JOÃO PESSOA
RIACHO DA CRUZ
TABULEIRO GRANDE
VIÇOSA
CARAUBAS
CAMPO GRANDE
TRIUNFO POTIGUAR
PARAÚ
MARCELINO VIEIRA
ALMINO AFONSO
UMARIZAL
LUCRÉCIA
RAFAEL GODEIRO
FRUTUOSO GOMES
OLHA D’ÁGUA DOS BORGES
MESSIAS TARGINO
JANDUIS
ALEXANDRIA
ANTONIO MARTINS
MARTINS
SERRINHA DOS PINTOS
JOÃO DIAS
PILÕES
TENENTE ANANIAS
LUIS GOMES
JOSÉ DA PENHA
MAJOR SALES
PARANÁ
SANTA CRUZ
CAMPO REDONDO
CORONEL EZEQUIEL
JAPÍ
LAJES PINTADA
SÃO BENTO DO TRAIRÍ
JAÇANÃ
BOA SAÚDE
SERRA CAIADA
SENADOR ELOI DE SOUZA
SÍTIO NOVO
TAIPU
BENTO FERNANDES
JANDAÍRA
PARAZINHO
JARDIM DE ANGICOS
TOUROS
SÃO MIGUEL DO GOSTOSO
RIO DO FOGO
SÃO BENTO DO NORTE
CAIÇARA DO NORTE
PEDRA GRANDE
JOAO CAMARA
IELMO MARINHO
CEARA MIRIM
PUREZA
EXTREMOZ
MAXARANGUAPE
POÇO BRANCO
PARNAMIRIM
SÃO JOSE MIPIBU
MACAIBA
JACSON DAMASCENO
Assessoria de Imprensa


















