Notícias
Suplentes do concurso da PM são nomeados
A 11 dias de deixar o governo, Iberê cumpre promessa e nomeia suplentes do concurso da PM
Valeu a pena a luta inglória travada pelos suplentes do último concurso da Polícia Militar, para serem nomeados, de acordo com a promessa do governador Iberê Ferreira.
O último protesto da categoria foi na manhã desta segunda-feira, quando um grupo montou acampamento em frente ao prédio da Governadoria, no Centro Administrativo.
Eis a publicação do Diário Oficial do Estado desta terça-feira:
LEI COMPLEMENTAR Nº 449, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2010
Aumenta o efetivo da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte (PMRN) e dá outras providências.
O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE: FAÇO SABER que o Poder Legislativo decreta e eu sanciono a seguinte Lei Complementar:
Art. 1º Ficam instituídos, acrescendo-se ao efetivo da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte (PMRN), os cargos públicos de provimento efetivo do Quadro de Praças Policiais Militares Combatentes (QPPMC), constantes da Tabela I do Anexo Único desta Lei Complementar.
Parágrafo único. O soldo dos cargos públicos a que se refere o caput deste artigo está definido na Tabela dos Vencimentos e do Escalonamento Vertical do Soldo dos Militares Estaduais, constante dos Anexos da Lei Complementar nº 416, de 10 de março de 2010.
Art. 2º Os cargos públicos instituídos por esta Lei Complementar serão providos com observância da disponibilidade financeira e orçamentária do Estado.
Art. 3º As despesas decorrentes da implementação desta Lei Complementar serão custeadas com recursos consignados à PMRN na Lei Orçamentária Anual (LOA).
Art. 4º Esta Lei Complementar entra em vigor na data de sua publicação.
Palácio de Despachos de Lagoa Nova, em Natal, 20 de dezembro de 2010, 189º da Independência e 122º da República.
IBERÊ PAIVA FERREIRA DE SOUZA
Paulo César Medeiros de Oliveira Júnior
Cristóvam Praxedes
Na tarde desta quarta-feira, 21 os suplente se dirigirão ao Quartel do Comando Geral do Polícia Militar a fim de serem recebidos do Comante da instituição, Coronel Araujo.
Talento solidário
Neste sábado, 25 de dezembro, dia da Natal, às 11:30 o programa Talento Potiguar estréia na SIM TV, canal 17. No programa de estréia serão mostradas as imagens da ação denominada Talento Solidário, que proporcionou hoje uma manhã diferente para uma família carente da comunidade de Santa Cecília. Seis irmãos – cinco dos quais nunca tinham ido a um Shopping – foram conhecer o Midway, onde receberam presentes das mãos do Papai Noel, fizeram fotos e tomaram sorvetes. O Talento Solidário é um trabalho idealizado por Fernando Luiz, que, além do Show das Comunidades, realizado em bairros carentes de Natal, faz distribuição de cestas básicas com famílias das comunidades onde o show se realiza. São contempladas cinco famílias em cada bairro e em 2010, além da doação das cestas a 20 famílias, foi realizada a entrega de presentes e a manhã de lazer no Midway. A idéia é que em 2011, 40 famílias sejam contempladas com as cestas básicas e pelo menos 08 famílias tenham um Natal especial.
Toda cobertura do deste evento pode ser vista no programa Talento Potiguar, sábado, às 11:30 da manhã, na SIM TV Canal 17 (sinal aberto) e 21 (sinal fechado).
O projeto Talento Potiguar/Show das Comunidades está concorrendo ao Prêmio Anu, da CUFA – Central Única das Favelas – concorrendo com projetos de todo o Brasil, que levem cultura e arte a bolsões de pobreza. Acesse www.premioanu.com.br e vote no projeto Talento Potiguar/Show das Comunidades. Desta forma você estará contribuindo para o fortalecimento da nossa arte e da nossa cultura.
Book fotográfico
Natal da Casa do Bem
Um passeio pela história de Natal
Imagens feitas durante o percurso
Um pouco de aula de história e exercício físico fizeram parte da 4ª Caminhada Histórica de Natal, realizada ontem, às 15h. Homens, mulheres, crianças e idosos, reuniram-se na Praça André de Albuquerque, na Cidade Alta, e andaram pelo corredor histórico do Centro até a Ribeira para visitar cerca de 25 pontos turísticos. Os participantes chegavam ao local e recebiam camisa junto com encarte de informações históricas dos monumentos, além do itinerário da caminhada. As atividades começaram com um alongamento.
A expectativa era de que cerca de duas mil pessoas participassem do evento. De acordo com o presidente da Viva (empresa que organiza a caminhada), Jarbas Filho, a intenção do evento era resgatar a cultura histórica da cidade e fazer o natalense e o turista perceberem que Natal não é só praias e dunas. “Nós temos monumentos que demonstram a história da cultura da cidade”, disse.
O casal de turistas uruguaios Antonio e Blanca Lopes, 79 anos, prestigiaram a caminhada e falaram da razão que os levaram até lá. Eles estão pela segunda vez em Natal e resolveram participar para conhecer melhor a cidade onde a filha reside. “Viemos para ter uma ideia de onde estamos”, declarou ele. A ideia de participar da caminhada foi do neto, que sugeriu e eles aceitaram o programa.
A caminhada faz parte do calendário de Natal e tem o incentivo da Lei Câmara Cascudo. O público pode ver e ouvir informações sobre pontos históricos como Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, Instituto Histórico e Geográfico, Memorial Câmara Cascudo, Praça Padre João Maria, Museu Café Filho, Palácio Potengi, Praça Sete de Setembro, palácio Felipe Camarão, Rua Chile e outros. O encerramento da caminhada aconteceu na Rua Chile, Ribeira, e contou com a apresentação da Orquestra Infantil de Guamaré e da Orquestra Sanfônica de Mossoró.
Christafari na Praça Mirassol
A banda gospel Christafari foi a grande atração deste sábado, na programação do Jesus in concert 2010
Troca de tiros e morte de policial e um bandido
Troca de tiros provoca a morte de um policial e um bandido
Tragédia aconteceu na Avenida Salgado Filho, próximo ao shopping MidwayMall.
Por Gerlane Lima e Thyago Macêdo / Nominuto.com
Policial militar morre durante uma abordagem a um ônibus em que houve troca de tiros com o bandido. O bandido estava com atitude suspeita dentro de um ônibus, na Avenida Salgado Filho, próximo ao shopping Midaw Mall, o que fez com que dois policiais abordassem o ônibus.
O PM rendeu o bandido e ao descer do ônibus, o bandido entrou em luta corporal com o policial, conseguiu retirar a arma do PM e atirou contra o policial. Soldado M. Costa do Primeiro Batalhão da Polícia Militar, não resistiu e morreu.
O bandido atingiu ainda o Sargento Emanuel também do Primeiro Batalhão, que foi levado para o Pronto Socorro Clóvis Sarinho. Durante a troca de tiros o bandido também morreu.
I Circuito Cultural Baixo de Natal
Com o objetivo de criar alternativas para ecoar a produção cultural natalense, artistas, produtores e jornalistas organizaram nestes últimos dias o I Circuito Cultural Baixo de Natal. O evento de caráter multicultural veio com a pretenção de reunir mostras de fotografia, shows e exibições de vídeo em toda a cidade. Neste sábado o evento culminou com uma grande encenação com a dramaturgia escrita por Patrício Junior, percorrendo as principais ruas do Centro da Cidade com apresentações em vários trechos.
Confraternização da Aphoto
Confraternização da Aphoto – Associação Potiguar de Fotografia
A tradicional confraternização dos associados da Aphto, familiares, amigos e convidados, aconteceu neste sábado, 18, no Iate Clube do Natal. Na ocasião tambem aconteceu a posse da nova diretoria da Associação.
Seturn doa 100 cadeiras de rodas
[nggallery id=411]
Diretoria do Seturn doa 100 cadeiras de rodas
O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal, Seturn, realizou na amanhã deste sábado (18) o Natal Solidário com a distribuição de 100 cadeiras de rodas. O setor de RH do Seturn selecionou 100 cartas com histórias de portadores de necessidades especiais que precisavam de uma cadeira de rodas para melhorar a qualidade de vida. O evento aconteceu, às 10h, no terminal de ônibus do Soledade II. Os bailarinos Marcone Araújo e Rozeane Oliveira (Gira Dança) fizeram um trecho do espetáculo “Pequenas Lembranças” para os presentes.
Moradora do bairro do Alecrim, Maria Alves Bento, 81 anos, há muitos anos por dificuldade de locomoção, não saia de casa com freqüencia. “Sou devota da paróquia de São Sebastião e há muitos anos recebia comunhão em minha casa. Agora poderei ir à missa com minha nova cadeira de rodas. Também não conseguia abrir a porta de uma geladeira e agora com a cadeira de rodas vou poder circular na minha residência”, disse, agradecida, Maria Alves Bento na manhã deste sábado no terminal do Soledade II.
Participaram da solenidade a direção do Seturn, representantes da Câmara Municipal do Natal, Prefeitura do Natal e houve a benção proferida pelo capelão do Exército, José Gilberto dos Santos. Durante a solenidade o presidente do Seturn, Agnelo Cândido, anunciou a ampliação do projeto Natal Solidário Seturn para 2011 de 100 para 1.000 cadeiras. “O Seturn está fazendo a sua parte ao adquirir mais de 200 ônibus com elevadores, agora atendemos ao cliente mais carente e que tinha dificuldade de se locomover de suas casas para os ônibus. Essas pessoas passam agora a ter um novo convívio social e podem retomar suas atividades normais do dia-a-dia”, disse Agnelo Cândido que ainda pleiteou aos gestores públicos atenção especial ao quesito acessibilidade em nossa cidade.
As cartas pleiteando uma cadeira de rodas foram entregues em um dos 10 postos de venda do NatalCard. Para concorrer, bastava enviar uma cartinha dizendo por que seu parente, amigo ou vizinho merecia ser beneficiado com uma cadeira de rodas. As cartas foram avaliadas pela equipe do departamento de Assistência Social do Seturn que na manhã deste sábado (18) promover a entrega das cadeiras de rodas.





























































































