Marca Maxmeio

Notícias

24 de março às 00:08

Obras de UPA em andamento

[nggallery id=963]

Obras da UPA da Cidade da Esperança estão em ritmo acelerado

Retomadas no início da semana, as obras da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da Cidade da Esperança ganharam novo ritmo. Com o intuito de fiscalizar o andamento dos serviços, a prefeita Micarla de Sousa visitou na manhã desta sexta-feira (23), o canteiro de obras. Impressionada com a grandiosidade do complexo hospitalar, a chefe do executivo municipal garantiu que as instalações físicas da Unidade serão concluídas em 45 dias. Após isso, a UPA receberá os equipamentos para o seu pleno funcionamento. A previsão de atendimento a pacientes é de 60 dias.

“A UPA da Cidade da Esperança é mais um investimento da nossa gestão na saúde da população natalense. No primeiro ano de gestão, em 2009, investimos 15% do orçamento na saúde. No ano passado, avançamos para 23%”, informou a gestora. Conforme Micarla de Sousa, Natal está bem avaliada no Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (IDSUS), que aponta a cidade em terceiro lugar no Nordeste, com o índice de 5,90, praticamente empatado com capitais como Recife (5,91) e São Luís (5,94) e à frente de Salvador, Fortaleza, João Pessoa, Aracaju, Teresina e Maceió e, em 11º no Brasil, à frente do Rio de Janeiro e Brasília.

A prefeita repetiu que a gestão equilibra-se em três pilares fundamentais: funcionalismo, educação e saúde. Com relação à saúde, deu mais uma boa notícia. Afora as UPAs do Pajuçara (zona Norte) e da Cidade da Esperança (zona Oeste), a Prefeitura iniciará a construção de mais duas Unidades na capital, no segundo semestre, numa parceria com o Governo do Estado. Uma será erguida no bairro Planalto (zona Oeste) e a outra no bairro de Nossa Senhora da Apresentação (zona Norte). Esta última, de acordo com a construtora, ficará pronta em junho deste ano. “O nosso trabalho pauta-se na busca de melhorias na saúde pública da cidade, beneficiando a população mais necessitada que paga impostos”, ressaltou Micarla de Sousa.

De porte III, a UPA da Cidade da Esperança será a segunda e a maior em Natal, com a dimensão de 3.255m². Com a proposta de modernizar e melhorar a qualidade do atendimento de saúde, a Unidade contará com seis médicos de plantão 24h e terá capacidade para atender 700 pessoas por dia em situações de baixa e média complexidade.

O prédio contará com estrutura para cinco consultórios médicos entre pediatria e clínica médica; laboratório para a realização de exames; salas de raios-x; sala de sutura; sala de medicação; sala de nebulização; consultório de odontologia e 16 leitos de observação.

Para a secretária de Saúde, Maria do Perpétuo Socorro Nogueira, a importância da UPA da Cidade da Esperança é imensa, não só para a zona Oeste, mas para as zonas Leste e Sul, pois terá capacidade de atender as demandas dessas regiões e, por conseguinte, um número maior de pessoas, diminuindo o encaminhamento dos pacientes para o Hospital Walfredo Gurgel e o Hospital dos Pescadores, por exemplo. Outro ponto positivo da Unidade é a localização, uma vez que se encontra próxima à rodoviária da capital. A proximidade com as vias de acesso ao estádio Arena das Dunas também coloca a UPA da Cidade da Esperança na rota da Copa do Mundo FIFA 2014.

Além da UPA da Cidade da Esperança, a população da zona Oeste conta, ainda, com duas maternidades (Quintas e Felipe Camarão) e a Policlínica Cidade da Esperança. Quanto à policlínica, a secretária disse que a mesma passará por reforma para receber um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). “Com mais esse equipamento (UPA), a população da zona Oeste será uma das mais beneficiadas da cidade na área de saúde”, afirmou Perpétuo Nogueira.

 

Secretaria Municipal de Comunicação

 

Deixe um comentário

1 comentário em “Obras de UPA em andamento

  1. Olá, meu querido amigo, mande-me seus dois e-mails, tá bom?

    como faço para impedir que entrem propagandas na lateral esquerda do meu blog? Que coisa chata!!!

    Jamais autorizei.

    84-8821 5195

    SAIBA MAIS O QUE JÁ SABE: O SEU BLOG É ÉTICO E BACANA DEMAIS!

    LÚCIA HELENA

Btn Posts Anteriores