Notícias
Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens leva tradição e irreverência às ruas de Ponta Negra













As fotos feitas durante o carnaval em alta resolução você pode encontrar com reconhecimento facial na nossa conta na BANLEK
https://banlek.com/canindesoares
O tradicional bloco Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens tomou conta das ruas de Ponta Negra na tarde deste sábado (14), reafirmando sua força como uma das manifestações mais autênticas do Carnaval de Natal. Em seu 21º ano, o bloco reuniu foliões de todas as idades em um desfile marcado por cultura popular, inclusão e muita animação.
A concentração começou às 16h, no Largo Cláudio Porpino (Praça dos Gringos), com o carnaval infantil Poetinhas. A programação teve início com a apresentação de Diogo das Virgens, participação do Folia de Rua, grupos de brincantes, pernaltas, Boi de Reis, além das figuras tradicionais do Mateus, Caterina, Birico, Jaraguá e 13 burrinhas dançantes, encantando crianças e adultos.
Às 17h30, os tradicionais bonecos gigantes entraram em cena ao som do Frevo do Xico, que comandou o hino do bloco ao lado de Diogo. Às 18h, o cortejo seguiu pela Avenida Praia de Ponta Negra, puxado por banda de frevo, até o Praia Shopping, arrastando uma multidão fantasiada e embalada pelo ritmo contagiante do Carnaval.
Criado em 2005 como uma brincadeira entre amigos inspirada na cultura popular, o bloco conquistou o coração dos natalenses com sua irreverência e simbologia. Cada personagem carrega um significado: o Careca representa o Morro do Careca e simboliza a maturidade masculina; o Poeta remete à boemia e à vida cultural da Vila de Ponta Negra; o Lobisomem resgata a lenda de que crianças não deveriam subir o Morro à noite; e a Bruxa representa a beleza, o encanto e o poder feminino.
“É um trabalho histórico, importante, um resgate cultural de um folclore, que começou em 2005 e agora vamos fazer a maioridade”, destacou Hugo Manso, um dos diretores do bloco.
Para Teresa Freire, também diretora, a essência do Poetas está na diversidade e na inclusão: “O bloco tem uma história de muitas tradições, trazendo a diversidade, a inclusão de todos que gostam de brincar com muita folia, com animação, com os confetes, com as crianças, com o Boi de Reis, com os brincantes”.
Gratuito e aberto ao público, o desfile também ofereceu camisetas temáticas em várias cores para os foliões que quiseram vestir oficialmente a identidade do bloco. Mais do que um evento carnavalesco, o Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens reafirma seu papel como patrimônio cultural afetivo de Ponta Negra e da cidade do Natal.
Com informações de saibamais.jor.br
-
14 de fevereiro às 22:42
Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens leva tradição e irreverência às ruas de Ponta Negra
-
13 de fevereiro às 10:30
Mais de 10 mil pessoas comparecem à abertura oficial do Carnaval de Natal
-
12 de fevereiro às 14:51
Operação Carnaval terá 8 mil agentes de segurança e campanha em defesa das mulheres no RN
-
11 de fevereiro às 21:26
Corrida marca celebração dos 40 anos de Márcia Rufino em um dia de superação, emoção e propósito
-
11 de fevereiro às 12:31
Imperatriz Alecrinense leva samba, emoção e cultura às ruas de Mãe Luiza em ensaio vibrante



