Notícias
Prefeitura de Natal inaugura novo espaço do Centro Municipal de Trabalho e Emprego na Ribeira









A Prefeitura de Natal inaugurou na tarde desta segunda-feira (15) o Centro Municipal de Trabalho e Emprego (CMTE). Agora na Ribeira, em frente à agência do Banco do Brasil, o novo prédio oferece mais conforto, acessibilidade e serviços, além de integrar o plano da Prefeitura de revitalizar o bairro. O atendimento funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Durante a solenidade de descerramento da placa, o prefeito de Natal, Paulinho Freire, enalteceu o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Trabalho e Assistência Social no incentivo à empregabilidade e a inauguração de mais um equipamento municipal no bairro.
“É notável o trabalho da Semtas em qualificar pessoas em situação de vulnerabilidade social e capacitá-las para competir no mercado de trabalho. O CMTE vai colaborar com essa tarefa, e dar mais vida à Ribeira. Há mais de 30 anos ouço falar em revitalização e nada se faz. Nós já trouxemos ao bairro a sede da Vice-Prefeitura, da Secretaria de Turismo, o Banco de Alimentos, o hospital veterinário e ainda vem muito mais por aí”, adiantou o prefeito.
A titular da Semtas, Nina Souza, ressaltou a bandeira levantada pela secretaria na emancipação profissional pela capacitação. “Essa emancipação começa no trabalho de segurança alimentar e na capacidade dos pais de prover seus filhos. Hoje estamos no berço de Natal, na Ribeira, também com o propósito de fortalecer a qualificação profissional. Semana passada assinamos convênio com o Senac para capacitar quatro mil pessoas e já iniciamos tratativas com agências financeiras para subsidiar linhas de crédito, para que essas pessoas saiam qualificadas e com recursos para encaminhar seus projetos”, destacou a secretária.
O CMTE é referência na inserção do trabalhador ou estudante no mercado de trabalho e na qualificação profissional. Serão ofertados mais de 100 cursos de capacitação, atendimentos do Sine Natal, habilitação de seguro-desemprego, cadastramento de vagas, captação de vagas de emprego, oficinas de comportamento para o mercado de trabalho e de educação financeira, orientação profissional e outros serviços.
Os cursos serão oferecidos em convênio com o Senac, amparados nos eixos administrativo, gestão, segurança alimentar e beleza. Serão cursos de cabeleireiro, manicure, estética facial, recepcionista, vigia, porteiro, merendeira, entre outros, além de capacitações na área tecnológica, com cursos de informática e de inteligência artificial, ministrados no novo laboratório construído no prédio.
“No CMTE desenvolvemos a política do trabalho, dentro do programa mais amplo da assistência social. E damos atendimento desde a procura pelo seguro-desemprego. A partir dessa demanda a pessoa se cadastra no Sine Natal, onde é criado o perfil profissional e encaminhado para vagas compatíveis, além de oferecermos as capacitações”, explicou a coordenadora do CMTE e diretora do Departamento de Desenvolvimento e Qualificação Profissional, Klélia Alencar.
Klélia frisou que a mudança de endereço do CMTE do Alecrim para a Ribeira irá facilitar o acesso dos serviços à população e reduzir custos ao cofre municipal: “Migramos para um prédio mais funcional, com espaço otimizado, mais acessível, mais próximo à população e com mais cursos na grade, além de reduzir o valor pago do aluguel. A assistência social é a única pasta que não recebe recursos federais e é bancada unicamente pelo município. Então é uma forma de otimizarmos recursos e melhorarmos os serviços”, concluiu.
Além dos cursos oferecidos na sede do CMTE, a equipe do Centro também promove capacitações junto à comunidade quando há demanda da sociedade civil, a exemplo de igrejas, associações, fundações e conselhos comunitários. Dentro da estrutura do Centro, há auditório com capacidade para até 80 pessoas, quatro salas de aula, laboratório de informática e a estrutura de atendimento do Sine Natal.

-
16 de setembro às 09:39
Prefeitura de Natal inaugura novo espaço do Centro Municipal de Trabalho e Emprego na Ribeira
-
15 de setembro às 09:45
Mega Help 2025 reúne jovens no Palácio dos Esportes em Natal
-
14 de setembro às 00:33
Ôxe Triatlo 2025 Natal aconteceu neste sábado com grande número de atletas
-
11 de setembro às 17:11
Prêmio Sebrae de Jornalismo reconhece reportagens sobre empreendedorismo no RN