Marca Maxmeio

Notícias

15 de dezembro às 09:01

Projeto Arte na Escola

A profª Lindalva Ferreira (foto) que coordena o trabalho juntamente com a profª Carmem Rocha, com o estudante Kennedy Kaufummam.

O projeto Mais Educação

Projeto Arte na Escola inicia em mais uma edição no João Tibúrcio

Vandalismo é coisa do passado na Escola Estadual João Tibúrcio, localizada no bairro do Alecrim, em Natal. A arte embeleza seus muros com as imagens do gato maracajá, da arara azul e da tartaruga marinha. Estes foram alguns dos animais em extinção pintados pelos alunos do ensino médio e fundamental no muro da escola. A iniciativa é integrante do projeto “Revele seu Talento Pintando Nossa Escola”, patrocinado pelo oitavo ano consecutivo pelo Grupo Vila.

Em novembro de 2005 foi dado início ao projeto que teve como tema a ser executado pelos alunos “Animais em extinção”. O objetivo da iniciativa é estimular a arte entre os alunos, desenvolver capacidades e habilidades, através da pintura artística, de maneira que propiciem aprimoramento da sua arte, sua criatividade e capacidade, abolindo de vez a prática da pichação.

“Com esse projeto estamos valorizando mais nossa escola e estimulando a arte. Nossa escola está pronta para receber os alunos em 2006. A participação do Grupo Vila é muito importante para nós”, disse a diretora Socorro Macedo.

Cada aluno criou o cenário para sua pintura. E sob a orientação do coordenador artístico, o artista plástico César Rhasec, os nove melhores trabalhos foram pintados no muro do colégio. “Eu nunca tinha pintado em muro, só desenhos em casa. Fiquei feliz em participar”, disse Luan Marcelo Torquato, 13 anos, aluno da 5a série que desenhou a arara azul. Para a aluna Clarisse de Souza Cordeiro, 13 anos, o projeto foi muito importante pois ela aprendeu algumas técnicas de pintura. “Achei muito legal o projeto. Agora aprendi mais sobre desenho e pintura”, disse a garota que pintou o gato maracajá, que no passado foi caçado para a peleteria e atualmente, a destruição do habitat é uma das principais ameaças à sua sobrevivência.

Temas como “As belezas do fundo do mar”, “Brasil 500 anos”, “Pontos Turísticos”, “Natal 400 anos” e “Água” já foram trabalhados em anos anteriores. Além do exercício de arte, os temas passam a ser discutidos em sala de aula.

O Grupo Vila, que possui um centro funerário na mesma rua da escola, incentiva o projeto desde o início, com a doação de todo o material para a execução dos trabalhos. O diretor do grupo, Eduardo Vila, foi aluno da escola e desde menino sonhou em ajudar o lugar onde estudou.

Além de estimular o aprendizado dos alunos, o projeto contribui para embelezar o muro da escola que anteriormente era alvo de pichações. Hoje, a escola é tida como a mais limpa e cuidada do bairro. “Além de valorizar a criatividade dos alunos temos a oportunidade de despertar habilidades para pintura”, explica o coordenador artístico, Rhasec. Ele lembra que o incentivo a pintura a um grupo de alunos talentosos, mas desconhecidos, é um papel importante para a educação.

O início do trabalho é feito em sala de aula, através de vídeos e desenho de livre escolha, com a participação de todos os alunos. Os professores atuam como incentivadores. Na segunda etapa, o desenho é feito em cartolina. Para ter mais subsídios o aluno é orientado a fazer pesquisa sobre o tema. Depois há uma seleção dos melhores trabalhos que são executados nas telas e murais da escola.

Deixe um comentário

Btn Posts Anteriores